quarta-feira, junho 29, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL

Restos a encrencar
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 29/06/11

A lista dos congressistas mais atingidos pelo sepultamento dos "restos a pagar" de 2009, que Dilma Rousseff ameaça oficializar amanhã, traz figurões da base como os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Magno Malta (PR-ES), todos com emendas acima de R$ 4 milhões na tesoura.
A temperatura subiu ontem no Congresso e pode alcançar grau ainda mais elevado, dado o que se vê no extremo oposto da lista: entre os menos afetados pelo cancelamento de emendas específicas -aquelas que não se juntam às de outros colegas- está a ex-senadora e hoje ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) -justamente a portadora da fatídica notícia.

Argumento 

De Dilma, justificando em almoço com senadores a intenção de encerrar a novela dos "restos a pagar": "É uma questão de credibilidade das nossas ações. Se eu disse que não vou prorrogar [o decreto], como agora vou prorrogar?".

No banquinho 

Do líder do PMDB, Henrique Alves (RN), ao ouvir de Ideli que o Executivo não pagará os "restos": "Antes que a bancada se rebele, me rebelo eu. É um desrespeito à Câmara".

Segura aí 
Correligionário de Orlando Silva (Esporte), Inácio Arruda (PC do B-CE) relatará, no Senado, a medida que cria o Regime Diferenciado de Contratações.

Quem te viu 

Bastou Ideli pedir a deputados petistas "cautela" na votação da emenda 29, fixadora de percentuais mínimos de gastos com saúde, para que alguns deles lembrassem de como a então senadora participou, em 2008, da aprovação do texto por unanimidade.

Sucesso... 
Após dizer a Aloizio Mercadante (PT-SP) que "ninguém deve ser condenado na base de notícia de jornal, mas vossa excelência tentou a cassação de companheiros seus baseado em notícia de jornal", Francisco Dornelles (PP-RJ) foi cumprimentado por colegas dos mais diferentes partidos.

...de público 

Com o depoimento de Mercadante sobre os aloprados ainda em curso, Pedro Taques (PDT-MT) e Álvaro Dias (PSDB-PR) foram os primeiros a se levantar para alisar Dornelles. "Foi brilhante", disse Vanessa Grazziotin (PC do B-AM). Luiz Henrique (PMDB-SC) entregou bilhete ao colega.

Investimento 1 

As diferentes forças políticas que se uniram no apoio à indicação de Luiz Fux para o STF já viram realizadas duas das três expectativas que nutriam em relação ao ministro -a saber, seus votos contrários à aplicação da "ficha limpa" nas eleições de 2010 e à extradição de Cesare Battisti.

Investimento 2 

A terceira expectativa é a de que, quando a hora chegar, Fux seja voto favorável à absolvição dos mensaleiros.

Avó antenada
Durante voo Brasília-Rio, anteontem, Dilma surpreendeu os presentes com detalhados conhecimentos sobre o desenho musical "A Galinha Pintadinha", hit infantil.

Diário Oficial 
Cobrança de João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST, via Twitter: "Dilma, estamos em junho e os diretores do Incra não foram nomeados. Ou seja, a reforma agrária está parada. Poderia informar o que se passa?".

Visitas à Folha
Demóstenes Torres, senador pelo DEM de Goiás, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

Silvio Torres (PSDB), secretário paulista da Habitação, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Valéria Scheide e Marcos Michelini, assessores de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio
"Se eu estiver numa campanha e alguém me oferecer um dossiê contra o adversário, é claro que vou querer ver. E vale ressaltar: desse jogo bruto, o PSDB é especialista."
DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO (PMDB-PR), dando uma força para Aloizio Mercadante, questionado ontem sobre a ressurreição do caso dos aloprados.

contraponto

Só pensam naquilo

Com o plenário lotado, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado transpirava expectativa antes da audiência em que Aloizio Mercadante forneceria explicações sobre o redivivo escândalo dos aloprados.
Ao receber a palavra para sua exposição inicial, o ministro fez piada com o fato de a sessão ter sido convocada originalmente para tratar do efeito das inovações tecnológicas na economia:
-Eu quero registrar que fico muito feliz ao ver todo esse interesse pela ciência e tecnologia!

Nenhum comentário: