segunda-feira, junho 20, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL

Gregos e troianos
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 20/06/11

Ao declarar que a decisão do Supremo Tribunal Federal de não extraditar Cesare Battisti foi "mal compreendida" pela opinião pública, Carlos Ayres Britto conseguiu produzir desconforto nas duas alas em que a Corte se dividiu no julgamento de 8 de junho.
Entre os seis ministros cujo voto resultou na libertação do ex-terrorista italiano, há quem considere que Britto, diante das reações negativas, "traiu" a maioria que ajudou a formar. Na minoria (foram três votos favoráveis à extradição), a queixa é que o ministro teria subestimado as implicações da decisão e agora tenta "reescrever" seu voto para evitar desgaste.

Em dupla 
Deputados e senadores governistas notaram: quando o assunto é distribuição de cargos, as reuniões no Planalto têm a presença não apenas de Ideli Salvatti (Relações Institucionais), mas também de Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Intensivão 
Gleisi, que no Senado já vinha se dedicando a entender melhor o novo Código Florestal, mergulhou de vez no assunto ao assumir a Casa Civil, por meio de leituras e conversas com gente do ramo.

Prontuário 1
Além de ter votado contra o Planalto no código, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), que Dilma Rousseff desistiu na última hora de indicar para a liderança do governo no Congresso, relatou, na Câmara, a Lei de Acesso à Informação.

Prontuário 2 

Foi Ribeiro quem alterou o texto original do governo de modo a eliminar a possibilidade de sigilo eterno de documentos oficiais. Antes favorável à medida, a presidente agora se declara contrária.

Festival vermelho 

O MST prepara sua primeira grande manifestação no governo Dilma. No final de agosto, montará um mega-acampamento em Brasília. O objetivo é receber cerca de 5.000 sem-terra na capital ao longo de uma semana.

Não... 
Antes mesmo de Lula pregar, em encontro partidário anteontem, a união da fraturada bancada do PT na Câmara, deputados de diferentes facções já se preocupavam com os efeitos da crise interna sobre o relacionamento com o Planalto.

...na frente 

Reunidos na semana passada em jantar na casa de André Vargas (PR), cerca de 40 deputados petistas, quase todos pertencentes à corrente majoritária, concluíram que o litígio tem servido para que outras vozes do partido "façam a cabeça" de Dilma Rousseff e ganhem espaço no governo em prejuízo da bancada.

...das crianças 

Ninguém acredita propriamente em pacificação, mas foi decretada no evento uma ordem geral para mergulhar e evitar lavagem pública de roupa suja -em "on" e, se possível, também em "off".

Sinuca 1 

Desde sempre inclinado a apoiar a reeleição de Luciano Ducci (PSB) em Curitiba, em detrimento das pretensões de seu correligionário Gustavo Fruet, o governador Beto Richa avalia no momento as possíveis consequências de sua opção.

Sinuca 2 
Há sinais de que Fruet não ficará isolado se abandonar o PSDB e disputar a prefeitura por outra sigla. Até no PT existe quem defenda apoiar o ex-deputado na capital paranaense.

Pai e filho 
Depois de flertarem com a ideia de engrossar as fileiras do PSD de Gilberto Kassab no Paraná, os deputados Reinhold Stephanes, federal, e Reinhold Stephanes Júnior, estadual, resolveram ficar no PMDB.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Lula é aquele que "não sabia" do mensalão. Agora, falou como o chefe que foi e ainda é".
DO TUCANO EDUARDO GRAEFF, secretário-geral da Presidência no governo FHC, sobre o fato de o petista haver declarado que o escândalo de 2005 teria passado sem maiores consequências se o partido estivesse unido.

contraponto

Longa vida

Na reunião do Conselho de Ética que decidiu pela cassação de Jaqueline Roriz (PMN-DF), Vladimir Costa (PMDB-PA), da tropa de choque da deputada, atacou:
-Vou mandar erguer uma estátua lá no meu Estado em sua homenagem, Chico Alencar. Você é o arauto da moralidade pública- ironizou, numa referência ao fato de a representação ali analisada ser do PSOL.
-Estátua só deve ser erigida depois da morte. Espero que o colega não deseje rapidez na minha!
-Longe de mim sequer pensar nisso, nobre líder!

Nenhum comentário: