sábado, junho 18, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Na real
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 18/06/11

Ainda que o Conselho Público Olímpico, para o qual Henrique Meirelles foi nomeado ontem, esteja hierarquicamente acima da direção da Autoridade Pública Olímpica, posto até dias atrás destinado ao ex-presidente do BC, nos bastidores do governo se ouve que só haveria uma chance de ele conservar o poder e a margem de manobra que lhe foram originalmente oferecidos: acumulando os dois cargos. E isso não deve acontecer. O nome mais cotado para assumir o comando executivo da APO é o de Márcio Fortes, ex-ministro das Cidades ligado ao PP. O presidente da sigla, Francisco Dornelles, já foi avisado da escolha.

Em resumo 
Meirelles tentou de todas as formas obter o status de ministério para a APO. Dilma não topou, e então chegou-se a um arranjo de acomodação. O ex-presidente do BC é um dos que perderam com a saída de Antonio Palocci, desde sempre a principal ponte entre o agora conselheiro e Dilma.

A contragosto 
Um grupo de cerca de 30 deputados do PMDB, sobretudo estreantes na Câmara, se uniu à oposição no discurso contra o segredo em orçamentos para obras da Copa e da Olimpíada. Eles vão engrossar a pressão para que o Senado altere este dispositivo.

Help 
A pedido do presidente do STF, Cezar Peluzo, Michel Temer conversou com Dilma sobre o aumento dos servidores do Judiciário.

No escuro 
Já sobre o destino do peemedebista Meirelles o vice nada sabia. Temer, que passou a manhã com Dilma em Ribeirão Preto, foi surpreendido pela nomeação no "Diário Oficial".

Relações 
Depois dos reveses que o PMDB reclamou ter sofrido na semana, ontem o partido foi contemplado com dois cargos na Conab: o ex-deputado Marcelo Melo, ligado a Iris Rezende (GO), ganhou uma diretoria do órgão. Também foi nomeado Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Gestação Gleisi 
Hoffmann (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento) se reuniram ontem com Jorge Gerdau para preparar o primeiro encontro da Câmara de Políticas de Gestão, logo depois do feriado.

Cadê? 
Incomodadas com o atraso no repasse da fatia do imposto sindical a que têm direito, as principais centrais de trabalhadores irão à Justiça contra a Caixa Econômica Federal. Querem receber juros de R$ 5 milhões ao mês, já que, dizem, há R$ 1 bilhão retido pelo banco desde 31 de março.

Avisado 
A intenção foi informada ontem ao presidente da CEF, Jorge Hereda.

Chamada Apesar da ausência da CUT, seis deputados do PT, entre eles Ricardo Berzoini e Vicentinho, participaram ontem do almoço oferecido pelas centrais à bancada paulista. Discutiu-se a pauta sindical do Congresso, puxada pela jornada de 40 horas semanais.

Lá e cá 
Na semana em que a OIT aprovou a igualdade de direitos entre trabalhadores domésticos e demais categorias, o deputado Vieira da Cunha (PDT-RS) deu parecer favorável na CCJ da Câmara a uma emenda à Constituição nessa linha.

Em outra 
Indicado como testemunha de defesa de Dr. Hélio na Câmara de Campinas, o ministro Carlos Lupi (Trabalho), presidente licenciado do PDT, elogia a conduta pública do prefeito, atolado em encrencas, mas diz: "Nem sei direito do que ele está sendo acusado".

Em terapia 
Assim é em Brasília, assim é em São Paulo. Sidney Beraldo (Casa Civil) promoveu na quarta um jantar de mais de quatro horas para ouvir as reclamações da bancada de deputados estaduais do PSDB. Há muita insatisfação com a demora na liberação de verbas.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

"As empreiteiras passarão a agregar mais uma despesa ao participarem de licitações: a da compra do 'orçamento oculto'."
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre a iniciativa do governo de manter em sigilo as previsões de custo das obras da Copa e da Olimpíada.

contraponto

Esquenta-esfria

Na quarta passada, Anthony Garotinho (PR-RJ) foi abordado por um colega no plenário da Câmara:
-Você, hein! Está colocando fogo em tudo aqui agora!
O ex-governador rebateu:
-Nada disso! O senhor sabe muito bem que eu sou bombeiro!
Em tempo: há quem tenha visto estímulo de Garotinho ao levante da categoria no Rio.

Nenhum comentário: