sexta-feira, junho 10, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Esperar e rezar
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 10/06/11

Embora estupefatos com o silêncio mantido até ontem por Dilma Rousseff no processo de escolha do novo articulador político do governo, os caciques do PMDB optaram pela cautela. Quem conversou com Renan Calheiros sobre a possibilidade de a substituta de Luiz Sérgio ser Ideli Salvatti ouviu do senador apenas um "tudo bem". Os peemedebistas têm um favorito -o petista Cândido Vaccarezza-, mas, cientes da imprevisibilidade que ronda o Planalto e da guerra interna no PT, preferem a moita.
Dilma e Michel Temer devem conversar hoje. Não se sabe se para ela consultar o PMDB ou, mais uma vez, apenas para informar sua decisão ao partido.

Pois é 
Se não morrem de amores por Ideli, os senadores do PMDB estão algo impedidos de dizê-lo: na Casa, a petista atuou na linha de frente da defesa não apenas de Renan, no escândalo que acabou lhe custando a presidência, quanto de José Sarney e de seus atos secretos.

Rumo à África 

De um deputado aliado, sobre a perspectiva de Ideli assumir a Secretaria de Relações Institucionais: "O Congresso ainda não mudou para o alto-mar, de modo a exigir que a presidente nomeie alguém da Pesca para nos orientar".

Segue o jogo Um dos desenhos levados ontem ao Planalto pela turma que defende Vaccarezza no ministério incluía Luiz Sérgio na liderança do governo no Congresso e Mendes Ribeiro (PMDB-RS) na liderança do governo na Câmara.

#prontofalei 

Em mais um capítulo da guerra no PT, André Vargas (PR) postou no Twitter notícia de que Paulo Teixeira (SP) "condena articulação paralela de petistas". E comentou: "Faça o que falo, não o que faço".

Prudente 

Também cotado para a articulação política do governo, Pepe Vargas (RS) diz não ter sido nem sequer sondado. "Quem joga um nome agora é porque quer queimá-lo", afirma.

Não diga!

Integrantes da Executiva do PT manifestaram surpresa com o artigo em que o secretário-geral da sigla, Elói Pietá, diz que o PT não defendeu a permanência de Palocci por ter se espantado com a transformação do "político de vida simples" no "empresário muito bem sucedido". Diz um petista: "O Pietá nunca havia dado um pio sobre isso no partido".

Escala 
Depois de visitar Dilma em Brasília, o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, terá encontro com Lula hoje em São Paulo.

Melhor presente 
O convite para o jantar comemorativo dos 80 anos de FHC, hoje na Sala São Paulo, sugere a quem quiser presentear o tucano fazer uma doação à Comunidade Solidária, ONG nascida de trabalho realizado por Ruth Cardoso quando primeira-dama.

Check-in 
Auxiliares dizem que o presidente do Supremo, Cezar Peluso, tem intenção de aprovar norma contra a emissão de passaportes diplomáticos a integrantes do Conselho Nacional de Justiça e familiares. Oito integrantes do CNJ obtiveram os documentos.

Prancheta 
O Ministério da Saúde empenha nos próximos dias as primeiras verbas de 2011 para a compra de Unidades Básicas de Saúde. DEM e PSDB, da oposição, saíram na frente. Eles foram os primeiros a se cadastrar para receber a verba.

Visita à Folha 
Rui Falcão, presidente nacional do PT, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Francisco Campos, chefe de gabinete do deputado na Assembleia Legislativa de SP.
com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio
"Além de querer o Palocci fora do governo, coisa que diz com 48 horas de atraso, ele está querendo o Palocci fora do PT também?"
DO SENADOR WALTER PINHEIRO (PT-BA), sobre artigo no qual o secretário-geral, Elói Pietá, alega que a "magnitude" dos resultados empresariais e "o alto padrão de vida" do ex-ministro da Casa Civil destoam do figurino do partido.

contraponto

Caso encerrado

Reunidos no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência, horas depois de anunciada a escolha de Gleisi Hoffmann para a Casa Civil, peemedebistas discutiam os problemas da articulação política do governo quando alguém jogou na roda a pergunta:
-E se por acaso a Dilma oferecer ao PMDB a Secretaria de Relações Institucionais?
José Sarney foi rápido no gatilho:
-Este assunto nós não precisamos nem debater, porque o cargo não nos será oferecido.

Nenhum comentário: