segunda-feira, junho 06, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Efeito Palocci
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/06/11

No PT, a expectativa geral é a de que Dilma Rousseff dê um desfecho ainda no início da semana para a novela Antonio Palocci, que já se arrasta há mais de 20 dias. A razão, agora, é a mais pragmática possível: chegou ao comando do partido a informação de que pesquisas internas do governo já mostram corrosão da popularidade da presidente na esteira do episódio envolvendo o titular da Casa Civil.
Os petistas temem que, diante das explicações evasivas do ministro, o noticiário se realimente de revelações a conta-gotas sobre bens e clientes de Palocci, o que poderia minar ainda mais a avaliação de Dilma.

Aos leões 
Às pessoas com quem falou sobre o caso Palocci Lula externou um temor: sem a blindagem do cargo, o ministro ficaria vulnerável à aprovação de uma CPI no Senado, que, a seu ver, seria usada pela oposição para vasculhar contas da campanha de Dilma.

10 - 7 = 4 
No PT, a preocupação é que, diante de um faturamento anual de sua consultoria que o próprio Palocci estimou em cerca de 30% de R$ 20 milhões nos anos anteriores a 2010, o ministro seja instado a dizer o que fez com o montante que não usou para comprar imóveis.

Esfinge 1 
No início da crise, o Planalto tinha certeza que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, cuja recondução cabe a Dilma, daria um rápido salvo-conduto a Palocci. Mas sua forma silenciosa de trabalho minou essa confiança.

Esfinge 2 
Até sexta, o procurador-geral se dedicou exclusivamente ao caso Palocci. Nesta semana, sua agenda está cheia de outros compromissos, incluindo uma viagem ao Paraguai a partir da quinta-feira.

O clone 
O PT está apavorado com a possibilidade de a correligionária Miriam Belchior, hoje no Planejamento, assumir a Casa Civil na eventual saída de Palocci. "Uma Dilma, tudo bem. Duas, ninguém merece", desabafa um expoente do partido.

Contágio 
O clima de disputa na bancada do PT na Câmara, que tantos problemas já causou o governo, chegou ao Senado. Nas últimas semanas, os senadores petistas não pararam de se alfinetar nos bastidores.

Concílio
Momentos antes do lançamento do Brasil sem Miséria, na quinta, José Sarney (PMDB-AP), Marco Maia (PT-RS) e Michel Temer (PMDB-SP) se debruçaram sobre um problema que cada vez mais começa a preocupar o Planalto: a mudança no rito das medidas provisórias.

Deixa comigo 
Na antessala de Dilma, Maia avisou aos colegas que o relatório de Aécio Neves (PSDB-MG), do jeito que está, será derrubado pela Câmara sem que o Planalto precise fazer qualquer pressão, já que tira prerrogativas da Casa.

Como fica? 

Sarney ponderou que algo precisa ser feito para mudar a tramitação das MPs. Maia sugeriu que o Senado ganhe a garantia de 15 dias para analisar as medidas, independente do tempo que a Câmara usar.

Todo seu 
A AGU (Advocacia Geral da União) avalia que, caso o STF decida soltar Cesare Battisti, a solução sobre o que fazer com o italiano será da competência do ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), a quem cabe arbitrar sobre estrangeiros em situação irregular no país.

Limbo 
No governo ninguém sabe dizer, por exemplo, se o tempo que Battisti ficou preso no Brasil conta caso o terrorista decida requerer um visto permanente.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio
"Depois de chamar médicos de vagabundos, Cabral chama os bombeiros de vândalos. Às mães da Rocinha propôs aborto para não gestarem traficantes. Himmler perde."
DO EX-PREFEITO DO RIO CÉSAR MAIA (DEM) sobre a ordem do governador Sérgio Cabral de prender bombeiros em greve após invasão de quartel

contraponto

La garantía soy yo

Para marcar o ingresso de Gabriel Chalita no partido, os peemedebistas providenciaram uma enorme "ficha de filiação" para o ato de sábado, parecida com os cheques gigantes usados em eventos publicitários.
Chalita assinou a ficha-cheque sob chuva de aplausos e, quando alguém ameaçou levá-la embora, o vice-presidente Michel Temer também pediu para assinar.
Na plateia, alguém comentou, numa menção ao palácio sede da Vice-Presidência da República:
-Agora o cheque tem fundos. Cai direto no Jaburu!

Nenhum comentário: