sexta-feira, junho 03, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


A era da incerteza
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 03/05/11

Entre petistas e principalmente aliados, dissemina-se a impressão de que a eventual saída de Antonio Palocci não será suficiente para pacificar a situação no Congresso, onde o governo, a despeito de sua folgada maioria teórica, segue tomando sustos.
Embora reconheçam que a situação do ministro da Casa Civil é crítica, deputados e senadores alegam que só haverá luz no fim do túnel se for abandonada a política de autossuficiência e confronto -da qual, lembram, Palocci era apenas o executor, obedecendo às ordens da presidente. "A crise é de gênero. O nome da crise não é Palocci", diz um expoente do PMDB.

Wally 
Senadores estranharam a ausência do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), durante a confusa sessão que terminou somente na madrugada de ontem e na qual a oposição conseguiu derrubar a votação de duas MPs. Segundo relatos, ele estava no gabinete assistindo à classificação do Santos para a final da Libertadores.

Para avaliar 
Das três MPs, só uma foi aprovada -a de interesse do principal ministro indicado pelo PMDB do Senado, Edison Lobão (Minas e Energia). Entre vários outros itens, a medida renova por mais 25 anos encargo da conta de luz.

Vírus do silêncio
Em audiência pública na Câmara, Chico Alencar (PSOL-RJ) se desculpou por sua rouquidão: "Peguei a gripe Palocci, aquela que tira a voz".

Conveniências 

Ontem, a Executiva do PT deixou para discutir o caso Palocci na iminência do encerramento da reunião. E se valeu da escanteada ala mais à esquerda do partido para sepultar a divulgação de uma nota pró-ministro. Integrantes desse grupo, como Renato Simões, pediram a saída de Palocci.

Gesto 

Criticada pela classe política, Dilma fez questão, ontem, de citar nominalmente grande parte dos presentes ao lançamento do Brasil Sem Miséria.

Reservado 

No jantar de anteontem no Alvorada, Dilma e Ellen Gracie, que em breve pedirá aposentadoria do STF, travaram bate-papo a sós por um bom tempo.

Pasta rosa 1 
Em depoimento que integra a investigação do escândalo de corrupção em Campinas, Marcelo Wegner Teixeira, segurança de um dos acusados de participação no esquema, diz que nas eleições de 2008 foram distribuídos dossiês a adversários do prefeito Dr. Hélio (PDT). Os papéis, com relatos da situação agora revelada, teriam sido enviados a Carlos Sampaio (PSDB) e Jonas Donizette (PSB).

Pasta rosa 2 
Os dois negam ter recebido a encomenda. "Nunca vi isso. E, se tivesse tomado conhecimento, teria encaminhado imediatamente ao Ministério Público", diz Sampaio.

Subterrâneos 
Em um dos diálogos flagrados nas escutas telefônicas, o coordenador de Comunicação da prefeitura, Francisco de Lagos, diz para a primeira-dama, Rosely Nassim -acusada de ser a coordenadora do esquema-, que recebeu a notícia dos bastidores da polícia de que havia "alguma coisa escondida no poço" da chácara dela.

Calculadora 
O governo paulista sustenta que a repactuação das taxas de retorno das concessionárias de rodovias não resultará, necessariamente, em redução nos preços dos pedágios. Apesar das dificuldades operacionais detectadas para a implantação da medida, a cobrança por km rodado é uma alternativa em estudo para as estradas sob concessão.

com LETÍCIA SANDER e RANIER BRAGON

tiroteio

"Dilma bem que poderia escalar o Palocci como consultor do programa Brasil sem Miséria. Seria certeza de sucesso."
DO PRESIDENTE DO PSDB, SÉRGIO GUERRA, comentando o lançamento das iniciativas do governo para combater a pobreza extrema em meio à crise provocada pela revelação do rápido enriquecimento do ministro da Casa Civil.

contraponto

Garfo e faca
Em almoço anteontem com Dilma Rousseff, os caciques do PMDB evitaram falar de cargos e de verbas federais, dois assuntos relacionados à imagem fisiológica da qual o partido procura se dissociar.
Na fila do bufê, o senador Renan Calheiros reparou na frugalidade do prato de José Sarney:
-O senhor veio até aqui para comer só isso?
Sarney pensou um pouco, e Renan emendou, rindo:
-Se eu fosse o senhor, colocava mais. Ninguém vai acreditar que o senhor saiu daqui com tão pouco...

Nenhum comentário: