quarta-feira, junho 08, 2011

MÔNICA BERGAMO - SALÁRIO ESPREMIDO


SALÁRIO ESPREMIDO
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 08/06/11

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar amanhã ação de servidores de SP que pedem indenização alegando que o governo não repôs o poder aquisitivo de seus salários anualmente, como prevê a Constituição. Uma eventual vitória pode abrir caminho para que funcionários de outras unidades da Federação façam pleito idêntico ao dos paulistas.

NÃO É COMIGO

O Estado afirma que, para o reajuste anual de acordo com a inflação, seria necessária uma lei específica. O STF julgará se, ao não aprovar tal lei, o Estado incorreu em "fato omisso e ilícito". O relator é o ministro Marco Aurélio Mello, que em outros processos já disse que os governos não podem "tripudiar" sobre os servidores, achatando seus salários.

ASAS

O mexicano Ricardo Salinas, dono da rede de eletrodomésticos Elektra e do Banco Azteca, enviou ao Brasil seu melhor avião para buscar o ex-presidente Lula para uma palestra que fez nas Bahamas aos executivos do grupo, na semana passada: um Gulfstream G-IV, prefixo XA-RBS, iniciais de Ricardo Benjamín Salinas. O jato é considerado um dos mais potentes e luxuosos do mundo.

ASAS 2

Grupos que já chamaram Lula para palestras, por sinal, ficaram impressionados com o nível de detalhes e cláusulas incluídas nos contratos. O ex-presidente não costuma fazer exigências de hotel ou alimentação. Mas desce a minúcias em relação ao pagamento e, quando feito por estrangeiros, à forma de transferência do dinheiro para o Brasil.

CRISE

José Sarney teve uma crise de coluna anteontem que o deixou de cama. Ele está em tratamento com o acupunturista chinês Gu Hanghu, o mesmo de Lula.

EM CAMPO
A eleição é só em 2012 -mas o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) já tem assessoria para a sua campanha à Prefeitura de São Paulo. Ele contratou a Insight para cuidar de sua imagem.

13ª E SUBINDO
A russa Valentina Zeliaeva, 13ª no ranking das modelos que mais faturam no mundo, virá encher ainda mais o bolso na São Paulo Fashion Week.

Representada pela agência Elite, ela negocia para fazer cinco desfiles, incluindo moda praia.

FORRÓ DO RICCELLI

Gilberto Gil cantará um forró escrito por Carlos Alberto Riccelli em "Onde Está a Felicidade", filme dirigido por Riccelli e escrito por Bruna Lombardi, que também o protagoniza.

PRÊMIO DO JOÃO

O compositor Maurício Dias, que idealizou a festa de 80 anos de João Gilberto amanhã e na sexta em Juazeiro (BA), quer criar um Prêmio Internacional João Gilberto de Música. Vai pedir ao Ministério da Cultura aprovação de R$ 1,5 milhão para captar patrocínios por meio da Lei Rouanet. Ele diz que o compositor gostou da ideia.

FAMÍLIA MOSTRA TUDO
A estreia do filme "Família Vende Tudo" levou à Cinemateca Brasileira anteontem o músico Arrigo Barnabé e os atores Vera Holtz e Marisol Ribeiro. O filme, de Alain Fresnot, conta a história de uma família que tenta enriquecer incentivando a filha a dar o "golpe da barriga" em um cantor de música brega, vivido na tela por Caco Ciocler.

ARTE É OURO
A exposição "7 Quedas", primeira individual do artista plástico Vanderlei Lopes, abriu no fim de semana na galeria Marilia Razuk. João Romantini foi ver as obras, feitas de bronze e ouro, entre outros materiais.

CURTO-CIRCUITO


Jack Vartanian criou um colar de safiras para o leilão em prol da Liga Solidária, que acontecerá hoje, na casa de Daniele Brandão.

O Aberto de Golfe Feminino Kia Motors Embrase acontece hoje e amanhã no Terras de São José Golf Club.

O grupo Piap apresenta hoje no Sesc Pompeia o espetáculo "Erudito para Todos". às 21h. Livre.

A Embaixada Britânica no Brasil publicou no Facebook carta dos alunos do professor Paulo de Tarso, da escola Natália Vinhaes (BA), em que parabenizam Kate e William pelo casamento.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: