terça-feira, junho 21, 2011

MÔNICA BERGAMO - MERCADO NEGRO


MERCADO NEGRO
MÔNICA BERGAMO
O GLOBO - 21/06/11

O modelo masculino que mais fez desfiles nesta temporada foi Ronaldo Martins.

"Espero ter trabalhado para sete marcas por meu perfil, e não pela cor." A cota de 10% de modelos negros por desfile, recomendada pela SPFW, não mudou o mercado no dia a dia. "Ele continua sendo maciçamente branco", diz Drica Lopez, presidente do Sindicato dos Modelos e Manequins do Estado de São Paulo. Por outro lado, a cota serviu para a inserção de empresas menores no evento. "Só modelos afro da minha agência entraram nesta edição da SPFW", diz Elian Gallardo, que trabalha com 40 manequins, todos homens.

FREYRE NO ENVELOPE

A Fundação Gilberto Freyre planeja lançar uma série de livros com as cartas trocadas pelo sociólogo, autor de "Casa Grande & Senzala", com seus pais, com a mulher, Maria Magdalena Guedes Pereira, e com intelectuais como Manuel Bandeira, José Lins do Rêgo e Rodrigo de Mello Franco. Os dois primeiros volumes, da correspondência familiar, já estão em produção. Os outros empacaram nas negociações com herdeiros de alguns dos amigos de Freyre.

CASA GRANDE

"Alguns não estão muito à vontade [com a publicação], outros não chegaram a um acordo financeiro", diz Jamille Menezes, gerente da fundação. A correspondência com os pais vai de 1918, quando Freyre foi para os EUA, a 1943. As cartas a Magdalena revelam os pedidos de namoro e de casamento. Com Mello Franco, Freyre discutiu a criação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

É JUSTO

Lideranças do DEM voltaram a trabalhar num velho projeto: transformar o publicitário e apresentador Roberto Justus em candidato a prefeito de São Paulo.

E já tentam agendar até encontros para convencê-lo.

AO DEUS DARÁ

O diretório municipal do PSDB aposta nas prévias para definir seu candidato a prefeito de São Paulo como uma forma de evitar que o partido espere até a última hora o ex-governador José Serra decidir se entra ou não na disputa. O deputado Ricardo Tripoli e os secretários Bruno Covas, José Aníbal e Andrea Matarazzo já manifestaram desejo de disputar as prévias.

EM BUSCA DO OURO

Autor de "Transformando Suor em Ouro", que já vendeu 340 mil exemplares, o técnico Bernardinho, da seleção masculina de vôlei, prepara novo livro "sobre liderança e motivação" para 2012, ano de Olimpíada.

ESBOÇOS CÂNDIDOS

O MAM (Museu de Arte Moderna) abre em julho "No Ateliê de Portinari (1920-1945)", que trará esboços que originaram grandes obras do artista, como o desenho preparatório para o quadro "Mestiço". O museu recebeu empréstimos de obras -o técnico Emerson Leão é um dos colaboradores- e R$ 600 mil da Sabesp.

AVIS RARA
Um maçarico, ave do hemisfério Norte, foi avistado no Parque Ecológico do Tietê. É a primeira vez que o pássaro aparece em SP, diz o ornitólogo Guto Carvalho.

TODOS DE ROSA

Jô Soares fará com Aracy Balabanian e Nathalia Timberg homenagem a Noel Rosa no palco do Prêmio da Música Brasileira, no dia 6.

FIM DE MARATONA
O ex-jogador Raí, a cantora Céu e a modelo Barbara Beluco circularam pelos corredores da Bienal no último dia da SPFW. Do lado externo do prédio, onde desfilou para a grife Ellus, a modelo Aline Weber posou para a coluna.

JOVEM BATUTA

A Orquestra Simon Bolívar, da Venezuela, se apresentou na Sala São Paulo durante o fim de semana. A atriz Irene Ravache e a jornalista Mônica Waldvogel foram assistir à sessão, regida pelo jovem maestro Gustavo Dudamel.

CURTO-CIRCUITO

A escritora Noemi Jaffe participa do projeto 34 Leituras Íntimas, hoje, às 21h, na Casa de Francisca.

A agência Mundo Pride Viagens faz festa de inauguração na Galeria Romero Britto hoje, para convidados.

O jornalista Antonio Matiello lançou o blog Crônicas do Vinho, com dicas, serviços e opiniões sobre o tema.

A Diageo lança hoje o rum Zacapa com jantar feito por Helena Rizzo. Na Casa Panamericana, às 20h. Luly e Fabio Vidigal fazem jantar em sua casa, para levantar fundos em prol da Tucca. Hoje, às 21h.

Luiz Fux e Sidnei Epelman participam de noite filantrópica na próxima segunda na Sinagoga Beit Chabad Morumbi.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: