quarta-feira, junho 15, 2011

MÔNICA BERGAMO - LINHA FINA


LINHA FINA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/06/11



Mais uma pedra no caminho do Itaquerão, o estádio do Corinthians: o Ministério Público Federal enviará à Transpetro, subsidiária da Petrobras, recomendação para que não inicie a remoção dos dutos no terreno onde será construída a arena. O MPF considera ilícito que a empresa assuma os custos da transposição. E diz que, sem contrato que deixe claro que o Corinthians pagará pela obra, estará sujeita a futuros embates jurídicos acerca da responsabilidade pela sua execução.

POR FAVOR
O procurador José Sérgio de Oliveira, que assina a recomendação, diz que, se a Transpetro assumir os custos da remoção, estará configurado dano ao patrimônio e favorecimento ilícito a empreendimento privado, com recursos públicos. Em comunicação com o MPF, a empresa disse que a obra, de R$ 30 milhões, será bancada pelos empreendedores do projeto.

SILÊNCIO

Até ontem, Lula não tinha enviado mensagem nem telefonado a Fernando Henrique Cardoso para cumprimentá-lo por seus 80 anos. De acordo com um interlocutor direto do ex-presidente, "o Lula respeita muito o FHC, mas tem mágoas por causa dos ataques feitos a ele em diversas ocasiões".

ESTRANHO AMOR
O ex-presidente, em suas palestras, diz o interlocutor, até reconhece a continuidade da política econômica. Mas não a ponto de rasgar elogios a FHC, como fez Dilma ao defini-lo em carta como "acadêmico inovador", "político habilidoso", "ministro-arquiteto" de plano econômico, jovem idealista e grande democrata.

DO JOGO

Já na opinião de tucano próximo de FHC, "nem ele nem Lula" assinariam carta com tantos elogios a um adversário, mesmo concordando com eles. "Os dois são estrategistas. Sabem que texto como este vira peça de campanha na primeira eleição."

A CIDADE VESTIDA
A São Paulo Fashion Week começou anteontem no prédio da Bienal, em SP. As atrizes Giovanna Antonelli, Mel Lisboa e Fiorella Mattheis foram ver os desfiles do primeiro dia do evento, que segue até domingo. O primeiro show, da grife Animale, foi aberto pela modelo Raquel Zimmermann, considerada a 14ª manequim mais famosa da história pelo site Models.com.

DOSSIÊ ABERTO

O empresário Houssein Jarouche e o promoter Fabio Queiroz inauguraram a festa Dossiê 73, na boate The Society, no fim de semana. A stylist Vanessa Monteiro foi à balada, em que tocou o DJ Bibi.

PASSOU EM BRANCO
Duas marcas ignoraram a cota de 10% de modelos negros em seus desfiles, no primeiro dia de SP Fashion Week. A grife Tufi Duek usou 26 modelos, sendo duas delas negras. Na passarela do estilista Samuel Cirnansck, havia 26 manequins. Todas brancas. A SPFW diz que a cota é apenas uma sugestão.

TOQUE DE MODA

O Instituto Se Toque, presidido por Monica Serra, tentará que os convidados da Colcci coloquem as mãos sobre o peito durante o desfile da marca. A ONG atua na conscientização sobre o câncer de mama.

NO FORNO

Quase 20 anos depois do best-seller "Na Sala Com Danuza" (1992), que teve 40 edições, Danuza Leão volta a falar sobre um mundo que virou do avesso no século 21, nesses tempos de iPads, superpopulação mundial, Google e "ex-pobres", como define. A colunista da Folha, que já tinha lançado três livros pela Companhia das Letras, assinou agora com a Ediouro. Sua nova obra deve sair entre outubro e novembro. O título ainda é segredo.

MARCO ZERO

André Sturm, do extinto cinema Belas Artes, inaugura sua gestão no MIS (Museu da Imagem e do Som) abrindo "filiais" do museu em Campos do Jordão, em julho, e Paranapanema, em agosto.

As subsedes funcionarão como cinemas e podem vir a oferecer oficinas de capacitação para a população local.

CHOQUE-REI

O cantor Roberto Carlos deve assistir hoje ao show "No Tom do Tom", de Tom Cavalcante. No espetáculo, o humorista, devidamente paramentado, interpreta "Como É Grande o Meu Amor por Você" e "Emoções".

MAÇÃ DO SOM

O selo Apple Records, criado pelos Beatles em 1968, volta às lojas do Brasil nesta semana. O CD "Come and Get It: The Best of Apple Records" reúne músicas de artistas que os integrantes da banda selecionavam, como Mary Hopkin e Brute Force.

CURTO-CIRCUITO


O Museu do Futebol abre no sábado a exposição "Olhar com Outro Olhar", com curadoria de Leonel Kaz, às 12h.

O comediante Marcelo Marrom participa do jantar Stand Up Music, hoje, no Cafe de la Musique. 18 anos.

A AM Galeria Horizonte abre a mostra coletiva "Contemporaneidade", com Adriana Rocha, Amilcar de Castro e outros. Hoje, às 10h.

O livro "Você e a Leucemia: Um Dia de Cada Vez" será lançado hoje no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, às 9h30.

A PUC faz, hoje, às 19h30, o evento Dinâmicas Territoriais no Brasil Contemporâneo.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: