sábado, junho 25, 2011

JORGE BASTOS MORENO - Corrida de cavalo

Corrida de cavalo
JORGE BASTOS MORENO
O GLOBO - 25/06/11

 Se o PT não atrapalhar, com Dilma ou Lula, em 2014 teremos uma eleição retrô. O neto de Tancredo versus o neto de Miguel Arraes.
Já em clima de campanhas municipais, Eduardo Campos está duas prefeituras à frente de Aécio Neves. O governador de Pernambuco
tem sido visto despachando na Gávea Pequena, no Rio, e no Viaduto do Chá, em São Paulo, enquanto seu oponente geme na cama. De dor, maliciosos! Pela queda do cavalo. Por esse excesso de velocidade, Aécio não é multado.

PMDB caiu na vida 
 Ironia da vida. Quando se aventurou a sair do PMDB para fundar o PP, a senha de Tancredo foi: “O meu PMDB não é o PMDB de Arraes, e o PMDB de Arraes não é o meu PMDB”. Hoje, o PMDB não é mais de nenhum dos dois. É de Eduardo Cunha e do líder Henrique Alves.

O estilo é o homem
 Tancredo usava a direita para governar com a esquerda. E, Arraes, o contrário.

DNAs trocados
 E o que era virtude no avô de um, estranhamente passou a ser defeito no neto do outro. O prazer pela bebida. O bruxo de Paes
 Eis o balaço que Paes dará no coração do adversário: Solange Amaral, ex-candidata de Cesar Maia à prefeitura e pivô do rompimento deste com Paes, será nomeada secretária municipal da Prefeitura do Rio. Na cota do PSD. É o poder de articulação do
chefe da Casa Civil, Pedro Paulo, cuja fama já chegou a Brasília. PP tem futuro!

O pito do índio

 Programa literalmente de Índio é passar alcoolizado à noite pela Bartolomeu Mitre, no Leblon. Aquela blitz é tão permanente que já virou UPP.

FH sobre Dilma: ‘Pintou um clima entre nós’

 Vejam só a conversa entre FH e Moreira Franco, que o visitou esta semana em São Paulo:
— Depois da carta da Dilma, ninguém te segura mais, né?
— Você leu?! Agora sim acho que pintou um clima!
— E o que vais fazer agora?
— Primeira providência: decretei que ninguém mais fala mal da Dilma nesta casa. Está proibido falar mal dela!
— Inclua o Sarney. Ninguém mais fala também mal do Sarney nesta sua casa! Certo?
FH murchou.

Tamanho é documento? O de Pitanga é dossiê
 Depois de meia hora, lado a lado com ele, na sala vip do Municipal, esperando a chegada da Dilma, é que Mercadante percebe
a presença de Haddad. E começa a debater com ele quem tem o menor orçamento da união. Parecia o avesso daqueles concursos de pipoca que o ator Antônio Pitanga promovia, quando menino, nas ladeiras do Pelourinho.
— Esse cara deveria é lutar para ter o mesmo critério que o meu. E não querer mudar o usado para Educação — comentou Haddad, afastando-se do invejoso.

Golpe baixo
 Que comissão de ética que nada! O caso do deputado Acelino Popó é de cassação sumária e por minoria simples. Não contente em tentar ensinar golpes de defesa para a deputada Manuela D’Ávila, nos corredores da Câmara, o espertinho agora quer dar aula de boxe para a minha Deusa no clube do Congresso. Por que Popó não dá aulas para o Maguila, que, segundo meu amigo Mièli, é tricampeão de boxe pela... TV Bandeirantes?

Seis por meia dúzia
 Ninguém me contou. Eu vi! O comando do PT discutindo perfil do sucessor de Haddad no MEC: jovem, ousado, respeitado no meio acadêmico, conhecido da juventude e militante do partido. Tirando esse negócio aí de “militante do partido”, acho que o nome deles para a Educação é o do próprio ministro Fernando Haddad.

Que maravilha!
 Versão de Palocci:
— O Zé Dirceu não gosta de mim porque acha que eu ajudei a derrubá-lo. Mas não acho que tenha trabalhado para a minha queda. Torcido, talvez. Eu acho que quem trabalhou contra mim foi o Berzoini. O Zé Dirceu é disciplinado, focado. Ele trabalha por um projeto, e, por um projeto, preserva pessoas. Já o Berzoini é um trapalhão. É um Hezbollah. Para derrubar uma pessoa, Berzoini compromete
qualquer projeto, se enrola na própria bomba, aperta o detonador, mesmo sabendo que vai junto.

Que delícia!
 A versão de Dirceu:
— Palocci, pelo contrário, esteve sempre comigo e eu com ele. Eu o defendi muito agora. Só que o PT sempre o considerou um homem do “establishment”, não do PT. O sistema o botou lá, serviu-se dele o que pôde e depois jogou o bagaço fora. Eu discordo radicalmente dessa análise.

Nenhum comentário: