quinta-feira, junho 09, 2011

ILIMAR FRANCO


A conspiração
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 09/06/11

Petistas de todas as matizes participaram do movimento para tentar derrubar o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais). Eles chegaram a buscar a cumplicidade do PMDB. Mas o vice Michel Temer segurou o partido. A presidente Dilma Rousseff, anteontem, logo
após a saída de Antonio Palocci, informou a seu vice que Luiz Sérgio seria mantido. Ela estava indignada com a fritura a que o PT submetia um dos seus. Mesmo assim, setores do PT insistem em desestabilizar Luiz Sérgio.

O PT paulista não se conforma
As maiores pressões pela cabeça de Luiz Sérgio partiram do PT paulista. Este não se conforma por ter perdido poder. A troca serviria ainda para unir a estilhaçada bancada do PT na Câmara. O projeto era fazer do líder Cândido Vaccarezza (SP) o novo ministro, e Arlindo Chinaglia (SP), o líder do governo. Nessa linha, agiram também o presidente da Câmara, Marco Maia (PTRS), e o líder Paulo Teixeira
(SP). Foi nesse embalo que Vaccarezza conversou com Luiz Sérgio na noite de terçafeira. Neste clima, Vaccarezza e João Paulo (SP) almoçaram com o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), e depois foram até o vice Michel Temer para ouvir dele o que a presidente Dilma lhe dissera. 

"Estamos agora blindando quem não precisa mais ser blindado”— Pedro Simon, senador (PMDB-RS), criticando a rejeição do convite para que Antonio Palocci falasse na Comissão de Constituição e Justiça.

OS TRÊS PORQUINHOS. Antes de tomar posse, a presidente Dilma Rousseff assumiu o apelido de “Três Porquinhos” conferido aos
coordenadores de sua campanha: José Eduardo Cardozo, Antonio Palocci e José Eduardo Dutra. Passados cinco meses de governo,
apenas o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sobreviveu. Ele virou o Prático. Dutra deixou a presidência do PT por razões de
saúde; e Palocci, a Casa Civil por motivos éticos. 

Na ativa
O tucano José Serra avisou à direção de seu partido que em 15 dias vai realizar a primeira reunião do Conselho Político do PSDB. É grande a expectativa. Os tucanos não fazem a menor ideia do coelho que Serra vai tirar da cartola.

Escaldado
Depois da surra que o PT levou do PMDB na votação do Código Florestal, os petistas estão preocupados com a postura que o PMDB da Câmara terá diante da proposta, aprovada no Senado, sobre a tramitação das medidas provisórias.

Com os pés no chão
Os relatores do Código Florestal no Senado — Jorge Viana (PT-AC), na Comissão do Meio Ambiente, e Luiz Henrique (PMDB-SC), nas de Agricultura e Constituição e Justiça — acertaram ontem que vão tentar construir um relatório único. Conta o presidente da Comissão do Meio Ambiente, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que “a base para um acordo é o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP)”. A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) avalizou o encaminhamento.

Nitroglicerina
O Ipea divulgou ontem o texto “Código Florestal: implicações do PL 1876/99 nas áreas de reserva legal”. Ele coloca fogo no debate. O artigo diz: “O fato de o Código Florestal não ser cumprido em sua totalidade implica passivos ambientais”.

Pirataria 
A Receita Federal vai destruir hoje em todo o país mais de R$ 200 milhões em mercadorias piratas e contrabandeadas. Trata-se de mais de quatro mil toneladas de produtos como bebidas, cigarros, medicamentos e agrotóxicos.

 OS PARLAMENTARES do DEM ironizaram as críticas do líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), ao Bolsa Família. Diziam que Dias está à direita deles. 
 UM AMIGO do ministro José Múcio (TCU) diz que é equivocada a versão petista que lhe atribui a comparação da função do ministro das Relações Institucionais com as de um garçom.
● PIADA de um petista ontem, na posse de Gleisi Hoffmann na Casa Civil: “O Palocci caiu no governo Lula sob suspeita de quebra do sigilo e cai, agora, no governo Dilma, por manter em sigilo seus clientes”.

Nenhum comentário: