domingo, junho 19, 2011

ILIMAR FRANCO - Salto no escuro


Salto no escuro
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 19/06/11
 
A criação do PSD a tempo de disputar as eleições municipais do ano que vem começa a ser colocada em dúvida por seus adeptos. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) confidenciou na sextafeira, numa roda em que estava o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), que está ficando preocupada com a capacidade de organização em estados e municípios. Disse que o prefeito Gilberto Kassab anda tenso e que as ameaças de ações judiciais do DEM intimidam muitos simpatizantes.

Muito além dos desmatadores ilegais

O Comitê de Assessoria Legislativa da CNI e o Conselho da Cbic estão sugerindo às suas entidades uma ação mais ostensiva no debate do Código Florestal. O vice-presidente da Firjan, Henrique Oliveira Lima, critica a fixação dos limites das APPs por lei federal,
porque “desconsidera características regionais”. Ele relata que indústrias ao longo do Rio Paraíba do Sul (em Volta Redonda, Barra
Mansa e Resende) estão sendo notificadas, pelo Ministério Público, para que constituam Reserva Legal, o que não lhes era exigido
quando de sua instalação. A Cbic adverte que o Código pode “semear o caos nas cidades e colocar em risco programas sociais como o
Minha Casa Minha Vida”.

"A emenda 164, incluída pela Câmara no Código Florestal, não faz a distinção entre desmatadores legais e ilegais. E nisso a presidente Dilma tem razão” 
— Wagner Rossi, ministro da Agricultura

COBIÇA EXTERNA. A Abin produziu relatório confidencial sobre a ação das ONGs estrangeiras nos protestos contra a usina de Belo
Monte. O relatório diz também que ONGs nacionais recebem financiamento de fora. O relatório no- 0251/82260/Abin/GSIPR, de 9 de maio de 2011, conclui: “Tais campanhas têm disseminado, no Brasil e no exterior, posicionamento ideológico maniqueísta, norteado por suas sedes internacionais.”

Sensibilização
No debate sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, a bancada do Rio já está apelando para as pretensões eleitorais do governador Eduardo Campos (PE). Afirma que ninguém se elege presidente da República derrotando o Rio.

Ideli Malvadeza

Apostando no sucesso dela, um ministro comparou o estilo de Ideli Salvatti (Relações Institucionais) ao do falecido senador ACM. “Assim como o Antônio Carlos, ela consegue ser charmosa quando quer. Mas quando quer ser uma fera...”

Dilma veste Prada
Aconteceu na semana passada. Foi na sessão conjunta das comissões de Assuntos Econômicos, Ciência e Tecnologia, e Constituição eJustiça do Senado. Em debate, as empresas de telefonia no negócio de televisão a cabo. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) discursava: “Não aguento mais ver os mesmos filmes. ‘Duro de Matar’, ‘O diabo veste Prada’.” Foi quando, no fundo da sala, um gaiato gritou, arrancando risos: “Não fala mal da Dilma!”

De bem com a vida

Assessores de Dilma mostraram à chefe a imitação dela feita pelo site de humor Kibe Loco, em que a presidente passa pito nos ministros Guido Mantega e Antonio Palocci. Ela se divertiu. Dilma também lê o seu diário fictício na revista “Piauí”.

Cimento em faltaO governo diz não estar preocupado com a falta de cimento. Apesar de interferir na balança comercial, afirma que o preço do produto
importado é o mesmo. Outra opção estudada é instalar fábricas de cimento perto das grandes obras.


 O EX-PRESIDENTE da Embratur Mário Moysés vai ser nomeado nos próximos dias secretário-executivo da Autoridade Pública Olímpica (APO).
 POLIANA. Da presidente Dilma Rousseff, em solenidade anteontem, referindo-se à crise econômica internacional: “Como as crises vêm, elas passam.”
● GELECA. O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) resume a disputa interna em seu partido: “Estamos numa piscina de geleca.”

Nenhum comentário: