terça-feira, junho 07, 2011

ILIMAR FRANCO - Esperando Dilma


Esperando Dilma 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 07/06/11

A despeito de o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ter arquivado a representação contra o ministro Antonio Palocci (Casa Civil), o que se diz, no governo, é que ele deve deixar o Planalto. A questão criminal está resolvida; a política, não. Os ministros apostam na mudança do modelo de gestão, sendo reforçado o caráter técnico da Casa Civil e concentrando a política na pasta de Relações Institucionais. Nesse molde, Dilma pode optar por um nome de maior experiência na ação política.

Belo Monte e desenvolvimento regional

BNDES, Banco do Brasil e Banco da Amazônia se preparam para financiar os candidatos a fornecedores do consórcio construtor da usina de Belo Monte, que se reúne no fim desta semana com 200 empresários da região para apresentar sua lista de compras. Só de carne para as refeições dos operários devem ser seis toneladas/ dia. O Sebrae deve ajudar os micro e pequenos empresários que queiram se habilitar a formar cooperativas. A ideia do consórcio é tentar comprar tudo por lá mesmo. O modelo favorece o desenvolvimento regional, evita entupir as estradas, que são ruins, de caminhões, e a empresa ainda economiza em transporte.

"Eu creio que, infelizmente, o caso já atingiu o governo, que, quando terminar esse episódio, estará menor do que antes dele eclodir” — Aloysio Nunes Ferreira, senador (PSDB-SP)

NA PRESSÃO. Diante da dificuldade de o país exportar manufaturados por causa do câmbio, o ministro Fernando Pimentel Desenvolvimento) advertiu o colega Guido Mantega (Fazenda), na foto, de que não se deve prometer medidas corretivas se elas não sairão do papel. Além do Eximbank, que não aconteceu, e a agilização de recuperação de créditos, que beneficiou poucos, Mantega prometeu incentivos e desoneração. Está tudo parado na mesa do secretário Márcio Holland.

O PSD do DEM 
O líder do DEM, ACM Neto (BA), e os deputados Rodrigo Maia (RJ) e Pauderney Avelino (AM) estiveram anteontem, em Lisboa, com o
futuro primeiro-ministro português, Passos Coelho, líder do PSD, de centro-direita.

Nova batalha
O presidente da CCJ do Senado, Eunício Oliveira (PMDBCE), está ameaçando colocar em votação amanhã os requerimentos que convocam o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) para depor. Alega que já tirou da pauta duas vezes.

Consertando o encanamento
O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), enviou ontem um e-mail ao líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e ao ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais), negando que tenha feito críticas a ambos ou previsto a queda de um deles. O fato foi noticiado aqui, no sábado. Maia num e-mail diz também: “Asseguro que desfruto de boas relações políticas e pessoais com ambos”. Fica combinado assim.

Regresso
Dezenove anos depois do impeachment, o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTBAL) pisa hoje pela primeira vez no Palácio da Alvorada. Ele é um dos convidados para almoço da presidente Dilma com os parlamentares do PTB.

Mais justiça

O presidente do STF, Cezar Peluso, fala hoje, no Senado, da PEC do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) que determina o imediato cumprimento de decisão judicial tomada em segunda instância, independentemente de recurso ao STF.

 NA ESPLANADA dos Ministérios, o que se diz é que Antonio Palocci vai continuar levando tiros. 
 A PRESIDENTE Dilma acertou com o venezuelano Hugo Chávez que ainda este ano ela vai retribuir a visita.
● A OIT e a Frente Parlamentar Mista dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, coordenada pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), realizam quinta-feira ato contra o trabalho infantil. É o início da mobilização pelo Dia Internacional contra o Trabalho Infantil, em 12 de junho.

Nenhum comentário: