quinta-feira, junho 30, 2011

ILIMAR FRANCO - Campo minado

Campo minado
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 30/06/11

A relação entre a presidente Dilma e os partidos governistas na Câmara não vai bem. O PMDB é ostensivo. O PT sussurra. Os líderes aliados dizem que estão segurando a votação da emenda 29 (Saúde), da PEC 300 (piso salarial de policiais e bombeiros) e do aumento salarial dos juízes. E acrescentam: o Senado aprovou todas essas propostas, gerando aumento de gastos da União. Para finalizar, ainda lembram: todas elas foram aprovadas com o voto da então senadora Ideli Salvatti, hoje ministra das Relações Institucionais.

O ilusionismo e a greve aliada
A presidente Dilma Rousseff não quer que a Câmara vote a emenda 29, da Saúde, nem a PEC 300, que institui o piso salarial de policiais e bombeiro. As duas propostas podem gerar novos gastos para o governo federal. A greve da base aliada vem a calhar. O
governo Dilma teme pela futura votação no Senado. As duas propostas tiveram origem lá. O texto da emenda 29, aprovado por 59 senadores em abril de 2008, previa que a União teria de ampliar para 10% de suas receitas os gastos com a Saúde. O texto da PEC 300, aprovado por 62 senadores em dezembro de 2010, dizia que um fundo bancado pela União ajudaria os estados a pagar os salários da
área de segurança pública.

O calçadão de Copacabana já não é do Rio, é da Marinha, ou seja, da União” — Alceu Moreira, deputado federal (PMDB-RS), no lançamento da Frente Parlamentar pela Democratização na Distribuição dos Royalties do Petróleo

SAIA JUSTA.
 Na reunião com os líderes governistas, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), cobrou do ministro Orlando Silva (Esportes) explicação sobre a exclusão do Ministério do Turismo do Comitê Executivo da Copa. Essa não é a única reclamação. A presidente Dilma ainda não recebeu o ministro Pedro Novais (Turismo) no Planalto. A nomeação de Flávio Dino (PCdoB) para a presidência da Embratur também não foi bem digerida.

Remodelação

Além de incorporar o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), o novo núcleo de coordenação política do governo também tem como integrante o ministro Alexandre Padilha (Saúde), petista e ex-ministro de Relações Institucionais.

Reforma pontual

A Fazenda encaminhou à Casa Civil minuta de Medida Provisória regulamentando o comércio eletrônico. Pela proposta, 55% do ICMS ficam com o estado de destino da mercadoria e 45%, com o de origem. Hoje, permanece tudo na origem.

Transparência e controle de gastos

balanços trimestrais pelos gestores do SUS. Deverão ser divulgados recursos aplicados, auditorias concluídas e produção de serviços na rede assistencial própria. Esses dados serão apresentados aos conselhos de saúde e ao Legislativo. O Ministério da Saúde diz que isso vai melhorar a gestão e o controle de gastos.

No recreio
No encontro dos tucanos, ontem no Senado, o ex-governador José Serra diz: “Um palmeirense como eu fui lá torcer para o Santos, ao lado do Pelé”. O líder Álvaro Dias (PR) emendou: “E o paletó vermelho do Pelé ofuscou o Serra”. Risos.

Papo cabeça
● O CEO mundial da General Eletric, John Dineen, jantou ontem no Rio com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. No cardápio, a criação de parceria para produzir e desenvolver diagnósticos e vacinas em plataforma vegetal.


 MARTELO BATIDO. A presidente Dilma voltou ontem do (PMDB-RS) líder do governo no Congresso. O anúncio deve ser feito hoje.
 O DEPARTAMENTO Penitenciário do Ministério da Justiça vai doar amanhã, para os 27 estados, 88 veículos para transporte de presos.

● O PRESIDENTE da Ancine, Manoel Rangel, foi eleito secretário-executivo da Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-americanas. A conferência existe desde 1989 e reúne 19 países.

Nenhum comentário: