terça-feira, junho 21, 2011

ILIMAR FRANCO - Atrás do palco

Atrás do palco
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 21/06/11
 
Os petistas estão em campanha para impedir que a presidente Dilma nomeie o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) líder do governo no Congresso. Acusam- no de ser um crítico da ação governamental. Querem colocar um petista no posto e tentam emplacar o senador Walter Pinheiro (PT-BA). Mas, no Planalto, o nome de Pinheiro não sensibiliza. Todos lembram que ele foi um dos primeiros a abrir artilharia contra o ex-ministro Palocci.

São Paulo e Rio: Enfim juntos!
O governador Geraldo Alckmin (SP) esteve no Rio ontem para debater a partilha dos royalties do petróleo com o governador Renato Casagrande (ES) e o vice Luiz Fernando Pezão (RJ). Alckmin abandonou a postura anterior do governo paulista de lavar as mãos e vai lutar pelas receitas do petróleo, pois muitas das novas descobertas no pré-sal estão em seu mar territorial. Uma das estratégias é tentar atrair, para a posição dos três produtores, outros estados em cujas águas estão sendo anunciadas novas jazidas. A outra é tratar do tema junto com o novo Fundo de Participação dos Estados (FPE).

O líder do governo no Congresso sempre foi um cargo do Senado”— Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado (AL), citando os últimos três ocupantes do posto: Fernando Bezerra, Roseana Sarney e Ideli Salvatti

TENTATIVA DE ACORDO. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) recebe na próxima semana os relatores do Código Florestal no Senado e os presidentes das comissões que analisarão a matéria. A conversa com o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) deve ser particularmente difícil. Quando era governador de Santa Catarina, ele diminuiu a área de preservação nas margens de rio, e Ideli ficou contra.

O telefone toca
A presidente Dilma ligou ontem cedo para o presidente da Câmara, Marco Maia (PTRS): “Estou te ligando porque não quero começar a semana com todo mundo pensando que a gente está brigado. ”Eles se despediram rindo.

Na unha
Para manter os quadros do partido, assediados pelo PSD, o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), viaja toda semana para dois estados. Nas reuniões, além de líderes e parlamentares, também são chamados os filiados.

Itamaraty pelo fim do sigilo
O Ministério de Relações Exteriores, por determinação do ministro Antonio Patriota, fez uma varredura nos documentos diplomáticos considerados ultrassecretos. Depois de minuciosa avaliação, concluiu: “Não há nada que nos constranja”. O Itamaraty, que, por um mecanismo de prudência, era contra a abertura, está hoje alinhado com a posição da presidente Dilma, de que os documentos devem ser todos tornados públicos.

Prioridade

O governo quer votar o projeto que cria a Comissão da Verdade antes do recesso de julho. O objetivo é aprová-lo sem alterações. O ministro Nelson Jobim (Defesa) vai se reunir com o PSDB, após o feriado, para tentar fechar um acordo.

Meta
Reunido em Recife no último sábado, o PT do Nordeste estabeleceu como prioridade nas eleições municipais manter as prefeituras de Recife e Fortaleza, e ganhar as de Salvador e Aracaju, capitais de estados dirigidos por petistas.

 HÁ MUITA resistência no PT contra a candidatura do ministro Fernando Haddad (Educação) para a prefeitura de São Paulo. Ele é o nome preferido do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.
 O INSTITUTO Ipespe fez pesquisa, para o PCdoB, sobre eleições em São Paulo, capital. Deu Aloizio Mercadante, 26%; José Serra, 22%; e, Netinho de Paula, 17%. Em outra simulação: Netinho, 23%; Paulo Skaf, 10%; Gabriel Chalita, 2% e Fernando Haddad, 1%.
● O GOVERNADOR Marcelo Déda (SE) arrastou o presidente do TCU, Benjamin Zymler, para o Forró Caju, em Aracaju, no último fim de semana.

Nenhum comentário: