quarta-feira, maio 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Líder sindical
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/05/11

Instados por Lula a defender Antonio Palocci nesta hora difícil, os senadores do PT responderam que sim, sem dúvida, mas aproveitaram para se queixar de falta de acesso ao núcleo do governo e mais especificamente à Casa Civil. Em reunião ontem com o ex-presidente, a bancada falou em centralização excessiva. Houve quem dissesse ter dificuldade até para transmitir informações, que dirá para apresentar pleitos.
Lula respondeu que sua condição não lhe permite intervir nesse tipo de assunto, mas prometeu relatar a Dilma o que acabara de ouvir, e incentivou os próprios senadores a "discutir a relação" com o Planalto.

Ordem... 

A aprovação do Código Florestal na Câmara deixou feridas na relação do Planalto com o PMDB. O entorno da presidente está convicto de que foi traído. Um peemedebista assim resumiu a noite: "Demos um drible no governo sem que ninguém possa dizer que foi por conta de cargos".

...desunida
O placar da votação também escancarou divergências internas no PT. O próprio Palocci entrou em campo para segurar defecção ainda maior entre petistas na votação do texto-base do relator, Aldo Rebelo (PC do B-SP). Mesmo assim, mais de 30 petistas votaram contra o Planalto neste item.

Espeto 
Argumento de um deputado petista para convencer um colega de bancada da necessidade de aprovar sem demora o código: "Cara, vamos votar de uma vez! Logo, logo vai faltar boi para o churrasco".

Petit comité 
Dr. Hélio (PDT), cuja administração em Campinas é alvo de devassa policial por suspeita de fraudes em licitações, integrava o seleto grupo de amigos de Lula que aguardou o resultado do segundo turno, em novembro passado, ao lado do então presidente no Palácio da Alvorada . Na ocasião, o prefeito foi um dos primeiros a cumprimentar a recém-eleita Dilma Rousseff.

Meteorologia 1 
A previsão do tempo indica que o STF colocará Cesare Battisti em liberdade no julgamento marcado para 8 de junho.

Meteorologia 2 
A se confirmar esse resultado, restará a questão do status do terrorista italiano no Brasil. Em julgamento anterior, o Supremo retirou-lhe a condição de asilado. E para os turistas, como se sabe, há prazo de permanência.

DNA 1 
Nomeado secretário de Governo de Caraguatatuba, Mario Covas Neto, o Zuzinha, será candidato a vereador pelo PSDB na capital.

DNA 2 
Ex-tesoureiro das campanhas de Covas, Goro Hama, envolvido em acusações de enriquecimento ilícito quando presidia a CDHU, voltou à cena. É assíduo participante das reuniões do novo comando tucano em SP.

Álcool zero 
Está saindo do forno a primeira grande campanha publicitária do governo Alckmin. As peças reforçam a ofensiva da administração paulista contra o alcoolismo, desde a prevenção até a fiscalização. Entre outras medidas, os agentes da Vigilância Sanitária passarão a monitorar a venda de bebidas para menores, sujeitando estabelecimentos infratores ao fechamento, como na Lei Antifumo.

Híbrido 
De saída do PSB, Gabriel Chalita já aparece nas inserções de TV do PMDB, mesmo com sua filiação ainda por acontecer.

Pode, Arnaldo? 
Resolução aprovada pelo PT-SP proíbe alianças com PSDB, DEM e PPS nas eleições municipais, mas não menciona o PSD, de Gilberto Kassab.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Aldo conseguiu a proeza de modernizar o PC do B levando a motosserra à bandeira do partido, no lugar da foice do martelo."
DO DEPUTADO DOMINGOS DUTRA (MA), da ala da bancada petista contrária ao relatório do projeto do movo Código Florestal produzido por Aldo Rebelo.

contraponto

Pra quem pode

Na saída da convenção que lhe devolveu o comando do PP paulista, prestigiada por Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Kassab (PSD) e Michel Temer (PMDB), Paulo Maluf brincou com o presidente nacional do partido, Francisco Dornelles:
-Você teria cacife para levar o Sérgio Cabral, o Eduardo Paes, e o Temer na convenção do PP do Rio?
Dornelles rebateu na hora, para gargalhada geral:
-Se você também for, eu tenho!

Nenhum comentário: