domingo, maio 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Saudades de 2008
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/05/11

Prefeitos que saíram da marcha em Brasília com as mãos mais vazias do que nos anos Lula projetam dificuldades para se reeleger ou emplacar seus candidatos em 2012. Alegam que o aperto fiscal ordenado por Dilma Rousseff atingiu em cheio as administrações. Muitos estão com as avaliações despencando.
Diante da incerteza macroeconômica e da perspectiva de reajuste de 13% no salário mínimo em janeiro, fruto de política aprovada pelo Congresso, os prefeitos temem chegar à campanha ainda mais sobrecarregados. E já reconhecem que a taxa de reeleição de 2008, de quase 70%, dificilmente se repetirá.
Vem cá Às voltas com a organização do PSD, Gilberto Kassab teve longa e recente conversa com Lula. Falaram sobre a sucessão paulistana e a conveniência de manter as "portas abertas".

Te contei? 
Cada qual com seu projeto, o prefeito e o ex-presidente têm um ponto em comum: ambos procuram alertar seus interlocutores de que Gabriel Chalita, pré-candidato do PMDB na capital, "é Alckmin".

Sem refresco 1 
Enroscado com o Código Florestal na Câmara, o governo não tem motivo para esperar mais tranquilidade quando o projeto chegar ao Senado. Além da presidente da CNA, Kátia Abreu (PSD-TO), há ali muita gente com base eleitoral sensível às questões da produção agropecuária.

Sem refresco 2 
Na bancada do PT, é o caso de Delcídio Amaral (MS) e de Gleisi Hoffmann (PR). Escolhido para relatar a matéria na CCJ do Senado, Luiz Henrique (PMDB-SC) tem posição inequívoca pró-ruralistas.

Controle total 
A viagem à China ainda inspira Dilma. Na sexta-feira, a presidente disse ao governador Eduardo Campos (PSB-PE) ter ficado impressionada com a disciplina e a organização de seus anfitriões. "Você fala com um e, quando vai falar com outro, este já sabe tudo!".

Sombra 1 
Geraldo Alckmin já formata o "governo paralelo" que irá propor à direção nacional do PSDB na convenção do dia 28. O tucano encomendou a Rubens Barbosa, ex-embaixador em Washington e Londres, estudo sobre os principais eixos do projeto, inspirado no britânico "shadow cabinet".

Sombra 2 

O gabinete seria constituído por técnicos encarregados de acompanhar com lupa as ações do Planalto em infraestrutura, desenvolvimento social, política externa, previdência, saúde e educação. A equipe produziria notas periódicas, sugerindo soluções e subsidiando as bancadas tucanas.

Sombra 3 
O modelo, ainda sem respaldo da cúpula tucana, serviria para orientar os rumos do que Barbosa chama de "oposição leal, sem denuncismo". A montagem do gabinete também serviria para Alckmin -que, como governador, evita confronto com Dilma- expor as fragilidades do Planalto.

Oração verde 
O governo paulista fechou acordo com a Regional Sul-1 da CNBB para divulgar folhetos nas igrejas e entidades católicas com dicas de sustentabilidade, tema da Campanha da Fraternidade. A distribuição começa na Semana do Meio Ambiente, em junho.

Tesourada
Relator da subcomissão sobre a reforma administrativa do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) vai recomendar a extinção de 200 dos 400 cargos da polícia da Casa. Ele também defenderá o corte de 25% dos cargos comissionados. O peemedebista apresentará seu relatório na terça.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Em oito anos na Presidência, Lula não deu nenhum centavo ao metrô de São Paulo. Agora, sem mandato, resolve cantar de galo."
DO TUCANO EDSON APARECIDO, secretário de Desenvolvimento Metropolitano do governo Alckmin, sobre as críticas do ex-presidente à mudança, endossada por moradores de Higienópolis, da estação que seria feita na avenida Angélica

contraponto

Tinindo de novo

Ao encontrar José Sarney no Senado, dias atrás, Gabriel Chalita contou-lhe da recente viagem que fez ao Vaticano, em companhia de Michel Temer, para assistir à cerimônia de beatificação de João Paulo 2º.
O deputado, que no próximo 4 de julho trocará o PSB pelo PMDB de Sarney e Temer, aproveitou para comentar que muitos jovens e acadêmicos prometem acompanhá-lo e ingressar na sigla.
-Renovação no PMDB? Pois então é o segundo milagre de João Paulo 2º!- comemorou Sarney.

Nenhum comentário: