terça-feira, maio 10, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Paciência no limite
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 10/05/11

Dilma Rousseff não esconde mais sua contrariedade com a Infraero, agora comandada por Gustavo Valle. Em recente reunião sobre aeroportos, a presidente, por mais de uma vez, foi ríspida com os diretores Jaime Parreira (Engenharia) e João Márcio Jordão (Operações). "Vocês estão me enrolando há oito anos", desabafou. Quando eles mencionaram que o Exército toca parte da obra do terceiro terminal de Cumbica, ela rebateu: "O Exército, que não trabalha três turnos? Que não trabalha nos fins de semana?".
Em outra ocasião, Dilma teria dito ao próprio Valle: "Quando chamei o senhor para o cargo, sabia que não entendia de aeroportos. Mas se passaram semanas".

Sem chance 
Em reunião posterior, sem a presença de Dilma, Antonio Palocci (Casa Civil) examinou o relato dos representantes da Infraero sobre o ritmo das obras nos aeroportos e disse: "Esse calendário a presidente não vai aprovar".

Refresco 
Embora Dilma vá receber hoje os prefeitos da marcha sem disposição de recuo no assunto "restos a pagar", indicará que recursos federais começarão a pingar nos próximos dias nos cofres das prefeituras.

Na mesma 
Sabendo de antemão que obteria resposta negativa, o relator do Código Florestal, Aldo Rebelo (PC do B-SP), propôs ao Planalto reconhecer em documento que não considera a produção de alimentos atividade de "interesse social". Isso depois que o governo aceitou desobrigar do reflorestamento áreas consolidadas com essa característica.

Atentai! 

O Planalto faz de tudo para congelar a articulação que visa levar a voto, amanhã, o veto de Lula sobre a divisão dos royalties do petróleo tal como aprovada pelo Congresso. A pressão pró-apreciação vem do PMDB.

Para poucos 

À diferença da maioria dos chefes de Estado, que costumam ser recebidos no Itamaraty, Hugo Chávez almoçará com Dilma hoje no Alvorada. A lista de convidados será enxuta.

Olha eu aqui 

Enquanto Ana de Hollanda (Cultura) balança, há quem veja movimentação de Antonio Grassi para herdar a pasta caso a ministra caia. As chances de sucesso do presidente da Funarte são remotas.

Apito 

Recém-eleito presidente do PSDB paulista, o alckmista Pedro Tobias resumiu no Twitter seu diagnóstico sobre o tucanato: "Não existe crise. Existe é muito cacique e pouco índio".

Fico 
De início escalado para atrair lideranças do interior ao PSD de Gilberto Kassab, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, decidiu permanecer no DEM. O partido diz que manterá 70 das 76 prefeituras que administra atualmente em SP.

Outro lado 

Paulo Renato Souza, ex-secretário paulista da Educação, afirma que deixou os conselhos de administração da Cesp e da Companhia Paulista de Obras e Serviços em abril.

Visitas à Folha 

Tarso Genro (PT), governador do Rio Grande do Sul, visitou ontem a Folha, a convite.

Wagner Rossi (PMDB), ministro da Agricultura, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

Valdir Raupp (RO), senador e presidente do PMDB, visitou ontem a Folha.

Arystóbulo de Oliveira Freitas, presidente da AASP, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Sérgio Rosenthal, vice, e Leonardo Sica, diretor-secretário.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"O partido do Kassab acabou virando a janela que o Congresso não aprovou."
DO DEPUTADO FEDERAL JOSÉ MENTOR (PT-SP), sobre o fato de o PSD ter se tornado o receptor natural de políticos que queriam trocar de legenda, mas temiam ter seus mandatos cassados pela JustiçaEleitoral; como se trata de uma nova agremiação, não há impedimento legal.

contraponto

Melhor idade
Benedita da Silva (PT-RJ) é assídua frequentadora das reuniões da bancada da juventude da Câmara. A sexagenária deputada, ex-senadora e ex-governadora, chegou ao grupo timidamente.
-Aqui pode entrar jovem de até quantos anos?
-Mas o que é isso? Juventude não está na idade, e sim no espírito- respondeu o presidente do grupo, Domingos Neto (PSB-CE), 22.
Dos 513 deputados federais que integram a atual legislatura, 41 têm menos de 35 anos.

Nenhum comentário: