sábado, maio 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Dupla identidade
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 07/05/11

Licenciados da Assembleia, quatro secretários de Geraldo Alckmin procuraram entidades e prefeituras para intermediar a liberação de recursos públicos dentro da cota de R$ 2 milhões destinada a cada deputado estadual. Sob a alegação de que participaram da discussão do Orçamento de 2011, Bruno Covas (Meio Ambiente), Davi Zaia (Relações do Trabalho), Édson Giriboni (Saneamento) e Paulo Barbosa (Desenvolvimento) entregarão ao Bandeirantes listas com suas demandas, embora não exerçam o mandato.
O governo ainda não decidiu se atenderá os pedidos. Reservou R$ 200 milhões para contemplar todos os 94 parlamentares, "seguindo critérios técnicos".
Abre-te, sésamo Sob pressão de governistas, inquietos com os compromissos assumidos em seus redutos, Alckmin designou força-tarefa para iniciar a liberação de emendas enquadradas nos restos a pagar de 2010.

Meu garoto 1 
Felipe Sigollo, diretor da CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços), é o favorito para assumir a tesouraria do PSDB paulista, que realiza hoje sua convenção.

Meu garoto 2 
Assim como Fábio Lequipe, secretário particular do governador e agora tesoureiro do diretório paulistano, Sigollo ocupava uma subprefeitura em 2008 e deixou o cargo para fazer a campanha de Alckmin, enquanto a maioria dos tucanos apoiou Gilberto Kassab.

Municipalista
Integrarão a direção do PSDB paulista os prefeitos Eduardo Cury (São José dos Campos), Toshio Misato (Ourinhos) e Marco de Campos (Iperó). Um deles pode ser vice-presidente.

Não é comigo 
Contrariou o comitê paulista da Copa ouvir o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, dizer na Assembleia que a obrigação do clube é garantir o Itaquerão com 45 mil lugares. Ele insinuou que os 20 mil assentos restantes para que o estádio possa abrigar a abertura seriam "demanda do Estado e da prefeitura".

Básico do básico
Comentário feito por um senador da base aliada ao ver o resultado do IPCA: "O pavor do pobre é perder o direito de comprar. E quem tira esse direito dele é a inflação".

Objeto voador... 
O receio do governo em votar o Código Florestal na próxima terça-feira diz menos respeito ao relatório de Aldo Rebelo (PC do B-SP) -ainda que sobreviva controvérsia em torno do texto- e mais à possibilidade de ver surgir em plenário, na undécima hora, alguma emenda promovendo "anistia ampla, geral e irrestrita" aos desmatadores.

...não identificado 
A menos que obtenha dos líderes da base a garantia de não ser surpreendido por emenda desse gênero, o Planalto seguirá trabalhando para adiar outra vez a votação.

Na estrada 1 
O Planalto recebeu pedidos de galerias de São Paulo e do Rio de Janeiro interessadas em receber a exposição "Mulheres, Artistas e Brasileiras", no palácio desde março e com encerramento amanhã. Xodó da presidente Dilma Rousseff, que a visitou várias vezes, a mostra atraiu mais de 10 mil visitantes em Brasília.

Na estrada 2 
Mesmo que seja levada a outras cidades brasileiras, a mostra não contará com a principal atração. "Abaporu", de Tarsila do Amaral, retorna a Buenos Aires nos próximos dias.

Visita à Folha 
Guido Mantega, ministro da Fazenda, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Ricardo Moraes e Ramiro Alves, assessores especiais.
com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"Lula mandava gastar. Agora, Dilma manda economizar. O ex-presidente terá de incluir a direção do BC entre os 'profetas do caos'."
DO DEPUTADO ANTONIO IMBASSAHY (PSDB-BA), sobre o pedido do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para que os brasileiros "moderem o consumo" como forma de segurar a inflação.

contraponto

Muito prazer

Numa das derradeiras reuniões da comissão de reforma política do Senado, os integrantes se preparavam para decidir sobre a possibilidade de candidaturas avulsas quando Luiz Henrique (PMDB-SC) sugeriu inverter a ordem de votação, em geral alfabética. Aécio Neves (PSDB-MG) brincou:
-O senador Aécio agradece!
E Waldemir Moka (PMDB-MS) emendou:
-Agora, se o senhor resolver não inverter, meu nome é Waldemir, mas pode me chamar de Abigail!

Nenhum comentário: