quarta-feira, maio 25, 2011

MÔNICA BERGAMO - TV FILOSÓFICA


TV FILOSÓFICA
MÔNICA BERGAMO 
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/06/11

A filósofa Márcia Tiburi lança nas próximas semanas o livro "Filosofia Pop", com textos matutando sobre temas como Lady Gaga e Twitter, e o ensaio "Olho de Vidro", em que analisa a TV. "Apresentei programa de televisão por cinco anos. É um aparelho perigoso, como um espelho: ilude, mas é nosso. Temos de tentar fazer TV do melhor jeito possível." Tiburi também acabou de escrever um romance, a ser publicado em 2012, e participa neste sábado de mesa sobre feminismo no 4º Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier (SP).

BRUNI FORA DA AGENDA
A tão comentada gravidez da primeira-dama da França, Carla Bruni, não confirmada por ela nem pelo marido, o presidente Nicolas Sarkozy, tem reflexos no Brasil. Bruni, que é cantora, cancelou apresentação que faria no país para celebrar a inauguração do novo centro de robótica do Hospital do Câncer de Barretos, neste semestre.

MISTÉRIO

Henrique Prata, presidente do hospital, recebeu apenas a explicação de que Bruni não poderia vir ao Brasil por causa de "problemas de agenda". No fim de semana, o próprio Sarkozy disse a pessoas que o encontraram num evento oficial fora de Paris que não estava com a mulher porque ela atualmente não pode viajar.

BERÇO
Integrantes da família de Bruni no Brasil também confirmaram à coluna que ela está grávida. A primeira-dama comunicou a boa-nova ao pai, Maurizio Remmert, empresário italiano radicado no Brasil, no Carnaval.

AFINANDO A VIOLA

O prefeito Gilberto Kassab (PSD-SP) tinha jantar marcado ontem com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB-RJ), na casa do governador Sérgio Cabral, no Leblon. Levaria com ele Índio da Costa. O vice-governador fluminense, Luiz Fernando Pezão, também estaria no grupo.

VIOLA 2
Com a aproximação, Cabral deve liberar políticos ligados a ele para engrossar as fileiras do PSD de Kassab. O primeiro a aderir ao novo partido será o deputado André Corrêa, líder do governo estadual na Assembleia Legislativa. Ele trocará o PPS pela nova legenda.

TABULEIRO
O executivo Francisco Valim assumirá o comando da telefônica Oi em junho. Ele já negocia a sua saída da Experian, da qual é atualmente presidente mundial.

BANCO IMOBILIÁRIO
O diretor José Celso Martinez Corrêa enviou convites para a presidente Dilma Rousseff, o governador de SP, Geraldo Alckmin, e o prefeito Gilberto Kassab pedindo um encontro no Teatro Oficina com o apresentador Silvio Santos. Um representante de Santos, relata Corrêa, diz que ele aceitaria trocar o terreno do qual é dono ao lado do teatro, na Bela Vista, por outro "federal, estadual ou municipal em SP", desde que do mesmo valor. Silvio Santos não confirma.

BANCO IMOBILIÁRIO 2
A companhia teatral, cuja sede foi tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2010, luta há 30 anos para incorporar o terreno de Silvio Santos. O empresário já quis construir um shopping no local. Por pressão da comunidade artística e política, desistiu. A ideia de Zé Celso é criar no local o "AnhangaBaú da Feliz Cidade", projeto que prevê a construção da "Universidade Antropófaga", de uma "Oficina de Florestas" e da creche "Verdade na Boca das Crianças".

LULA LOFT
O ex-presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, visitaram anteontem a Casa Cor, que expõe cômodos decorados em homenagem ao casal. Também foram ao evento o publicitário Washington Olivetto e a empresária Milu Villela, entre outros.

JOGO DE DAMAS
A jornalista Rogéria Gomes lançou o livro "As Grandes Damas e um Perfil do Teatro Brasileiro" na Livraria Cultura da av. Paulista, anteontem. A atriz Norma Blum, que conta sua trajetória nas páginas, foi à noite de autógrafos.

PEDIU PARA SAIR
A bióloga Analice Pereira, superintendente do Ibama em SP, pediu exoneração do cargo. O pedido está sendo analisado pela ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente). Analice está na mira do Ministério Público Federal, que em 2010 recomendou a apuração de denúncias de que ela teria atuado para anular multas e embargos que o órgão aplicou contra várias empresas.

LAÇOS DE FAMÍLIA
Analice é irmã do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, um dos protagonistas do mensalão, em 2005.

VOLTA AOS PALCOS
Adriane Galisteu estará no elenco de "A Casa de Bernarda Alba", com direção de Clarisse Abujamra. Mel Lisboa também atuará no espetáculo com estreia prevista para agosto. A produção é da Morente Forte.

HEY HO, LET'S GO
Mickey Leigh, irmão do músico Joey Ramone, deve desembarcar em SP no segundo semestre para um tributo ao músico dos Ramones que será feito na casa Studio SP. Se Joey estivesse vivo, completaria 60 anos em 2011.

AU REVOIR
A Livraria Francesa da Vila Olímpia está vendendo seu estoque com desconto de até 80%. Fecha as portas no fim de junho, depois de 25 anos.

TRAJE DE GALA

O presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, embarca hoje para Londres. Participará de um evento da Adidas, fornecedora de material esportivo da equipe. A camisa do Verdão é a quinta mais vendida da empresa no mundo, entre os uniformes de clubes.

CURTO-CIRCUITO

Elton Medeiros, Joãozinho Parahyba, Bocato e Alexandre de La Pena tocam hoje às 20h no Auditório Ibirapuera para convidados.

Marcio Alves Roiter dá a palestra "A Influência Indígena no Art Déco Brasileiro", hoje, ao meio-dia, na Avanti.

O Na Mata Café vende ingressos com 25% de desconto para a área Premium do Urban Music Festival, que acontece no domingo. 16 anos.

O Roma Ristorante terá cardápio regional até dezembro em comemoração do Momento Itália-Brasil.

O Azucar lança hoje campanha em prol do Fundo de Solidariedade de SP.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: