segunda-feira, maio 09, 2011

MÔNICA BERGAMO - PARADA OBRIGATÓRIA


PARADA OBRIGATÓRIA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 09/05/11

A Câmara dos Deputados pode votar até o fim do mês um projeto que proíbe a cobrança de estacionamento em shoppings, hipermercados e aeroportos, entre outros estabelecimentos de prestação de serviços.

NA GAVETA
O projeto, apresentado pelo deputado João Paulo Cunha (PT-SP) há 14 anos, rodou por várias comissões no Legislativo, recebeu dezenas de apensos e chegou a entrar na pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), presidida por Cunha, na semana passada, mas não foi apreciado por falta de quorum. Os setores atingidos, em especial os shoppings, fazem forte pressão para que ele seja rejeitado.

PONTO MÁXIMO
A proposta prevê que os clientes estacionem por até quatro horas de graça -desde que façam compras ou utilizem os serviços oferecidos.

MAIS TARDE

E o presidente da Infraero, Gustavo Valle, decidiu adiar a licitação de R$ 250 milhões para a construção de um novo estacionamento no aeroporto de Guarulhos. A ideia é detalhar mais o processo. O novo estacionamento deve ter cerca de 7.000 vagas -atualmente, o terminal tem cerca de 3.000.

TERCEIRA DIMENSÃO
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula viram juntos há alguns dias, em Brasília, um filme sobre os bastidores da posse dela realizado em 3D. Com 23 minutos, o curta é dirigido por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do governo Lula, em parceria com a Casablanca. A ideia é lançá-lo em julho.

NO PEITO
Numa das cenas, Lula visita José Alencar no hospital em SP depois da posse. O ex-presidente fez de tudo para ele ir à cerimônia. Mariza, mulher do vice, diz que não deixou. Chegou a dizer ao marido que se separaria, depois de 53 anos, se ele teimasse em sair do hospital.

DEBATE

E a jornalista Olga Curado, que treinou Dilma para os debates em 2010, está em Portugal. Ela foi contratada por Pedro Passos Coelho, que disputa as eleições com o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

CONSUMO EXTERNO
A obra de Candido Portinari em mais de 30 países deixará de ser cuidada exclusivamente por João Candido Portinari, filho do artista. A Associação Brasileira dos Direitos de Autores Visuais (Autvis) representará o artista no exterior.

POP TV
A exposição "Warhol TV", com os principais trabalhos do artista americano para a televisão, desembarca em SP em julho, no Sesc Pinheiros. A mostra, que ficou em cartaz no Oi Futuro, no Rio, recebeu 26.769 visitantes.

ADIÓS, FLUFFY
A apresentadora Didi Wagner desistiu de trazer de volta dos EUA o hamster Fluffy, de sua filha Laura. Em fevereiro, o roedor foi proibido de entrar no Brasil junto com a família dela por falta de documentos. "Tentamos desvendar todas as requisições do Ministério da Agricultura, mas virou uma solução tão complexa que optamos por doar o hamster para uma amiguinha da Laura de Nova York e compramos um novo aqui no Brasil", conta.

MAPA
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo fará, em esquema de mutirão, 2.200 testes de paternidade no interior do Estado, em junho e julho.

O exame de DNA estará disponível para quem já recebeu intimação judicial para fazê-lo e será centralizado em Ribeirão Preto e em São José do Rio Preto.

MELHORES AMIGOS
Marcos Hermes

Um dos shows da turnê que Caetano Veloso e Maria Gadú fizeram juntos se transformou no DVD "Multishow ao Vivo", que será lançado no dia 23. A dupla avisa que pretende repetir a parceria nos palcos. "Da primeira vez que a vi, ela parecia um moleque de favela "movie'; um garotinho com voz de princesa", disse Caetano à gravadora Universal.

"JÁ SOU CASADO HÁ 16 ANOS!"
O estilista Carlos Tufvesson, 38, que chefia a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Rio, falou com a coluna sobre o julgamento do STF que decidiu que casais homossexuais formam uma família com os mesmos direitos e deveres dos heterossexuais.

Folha - Como vê a decisão?
Carlos Tufvesson- É importante. Vale dizer que a decisão não equipara os gays aos heterossexuais. Mas faz valer alguns dos 112 direitos civis que nós [homossexuais] não tínhamos. Foi divino o ministro Ayres Britto dizer que heteroafetivos não serão danificados.

Você quer se casar, caso um dia seja permitido?
Sou casado há 16 anos [com o arquiteto André Piva]. Como é que eu vou dizer que o André não é meu marido? Ele é meu marido, porra! De acordo com a lei, o casamento de duas pessoas é a união delas para constituir uma família.

Há mais do que os 60 mil casais gays em união estável apontados no Censo 2010?
Quando o Censo foi na minha casa, não perguntaram se eu formava um casal. Ainda assim, achei que o número fosse ser bem menor, que levaríamos uma lavada. São 60 mil famílias à margem dos seus direitos!

"NEM OS GAYS ESPERAVAM!"
O vereador paulistano Carlos Apolinário (DEM), 59, que propôs a criação do Dia do Orgulho Hétero, comentou a decisão do STF.

Folha - Como vê a decisão?

Carlos Apolinário - Os ministros votam em dez. Com todo o respeito, deputados e senadores estão na rua, ouvem a sociedade. O Brasil não está maduro para receber essa decisão. Nem os gays esperavam isso! Se tivesse sido votado pelo Congresso, eu reconheceria.

Os casais gays não estavam privados de direitos?
Não. Agora, dão aos gays 100% dos direitos dos héteros. Uma mulher pode ter filho com um homem. Um homem com outro homem não pode ter filho. Como terão os mesmos direitos?

É o momento para a criação do Dia do Orgulho Hétero?
Uma coisa não tem a ver com a outra. O Dia do Hétero é a oportunidade de protestar contra o excesso de valorização do gay. Não precisa dizer ao gay: "Ei, camarada, que bom!".

E a violência homofóbica?
É isolado! Na [av.] Paulista aparece endemoniado querendo bater em tudo. Em gay, em nordestino...

ARTE EM JOGO
Eduardo Coimbra tem 14 obras na mostra "Arquitetura do Jogo", na galeria Nara Roesler; foram à abertura Artur Lescher e Renata Castro e Silva.

CURTO-CICUITO

A empresária Heloisa Levy faz coquetel hoje no restaurante Dui para representantes da rede de hotéis e resorts de luxo Shangri-La.

O designer de jóias Ara Vartanian apresenta a caneta Graf von Faber-Castell em jantar da marca hoje a partir das 20h no Fasano.

Paulo Skaf, da Fiesp, dará palestras a alunos da FMU amanhã às 19h30.

A Luciana Brito Galeria abre exposição de Anthony McCall hoje às 20h.

O restaurante Trindade será inaugurado hoje às 19h no Iguatemi de Alphaville.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: