segunda-feira, maio 30, 2011

MÔNICA BERGAMO - LIVRO EM MOVIMENTO


LIVRO EM MOVIMENTO
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 30/05/11

"Todos os quartos de hotel são essencialmente iguais." A frase estava em livro de Virgínia Rey, escritora que nunca publicou, achado por acaso pelas brasileiras Isabel Teixeira (à dir.) e Simone Mina em uma caixa. As duas transformaram a frase na performance "H.tel&Soul", que ocupará dois quartos de um prédio em Mannheim, na Alemanha, a partir de sexta. A filha de cinco meses de Isabel, Flora, está na obra.

CLUBE FECHADO


O médico Ricardo Tapajós, que luta para que o clube Paulistano reconheça seu companheiro, Mário Warde, como sócio-dependente, pretende fazer valer a decisão do Supremo Tribunal Federal que estende à união estável de homossexuais os mesmos direitos dos casais heterossexuais. Ele processa a agremiação. "Se perdermos, vamos invocar a decisão do STF para recorrer", diz.

DUAS FRENTES
Além da ação judicial, o caso também originou um processo administrativo na Secretaria da Justiça, movido pela Defensoria. O órgão pede que o clube receba uma advertência e seja multado em até R$ 17,4 mil -dinheiro que, neste caso, não seria pago para o casal, mas ao Estado. Tapajós, por enquanto, não planeja exigir indenização do Paulistano. "A gente até faz jus, mas a ideia não é essa. Não quero hostilizar o clube, e sim que ele reconheça o meu direito."

TUDO JOIA

O shopping Cidade Jardim promoveu o desfile de moda Fashion Day, em que a designer Sabrina Gasperin lançou linha de joias. Passaram por lá a modelo Paula Mott e as empresárias Marina Mantega e Cristiana Neves da Rocha.

ESTÁ NA REGRA?
Em nota, o Paulistano, um dos clubes mais tradicionais de São Paulo, afirma que "não sustenta situações de preconceito de nenhuma espécie contra qualquer pessoa. A instituição apenas segue a legislação brasileira e, em segunda instância, o estatuto vigente".

MARISA VEM AÍ
A cantora Marisa Monte volta aos palcos em agosto. Ela fará uma participação no show da mexicana Julieta Venegas na próxima edição do festival Telefônica Sonidos, que acontece de 24 a 27 de agosto no Jockey Club de São Paulo.

HOTEL NEYMAR
A decoradora Camilla Matarazzo criou uma suíte de hotel inspirada em Neymar para a Casa Cor. "Ele gostou tanto que pediu para eu fazer a mesma coisa na casa que acabou de comprar." Como o craque gosta de assistir a filmes, ela colocou um box de chuveiro com uma película que permite ver TV no banho.

PIADA DE IRANIANO

O Salão do Humor de Piracicaba, em agosto, terá uma mostra de trabalhos de cartunistas iranianos. Um deles, Massoud Shojai Tabatabai, fará parte do júri do evento.

VIAJADA

A americana Audrey Niffenegger, do romance "A Mulher do Viajante do Tempo", participará da Bienal do Livro do Rio, em setembro.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Fiéis como Tom Cruise não deram ibope à Igreja da Cientologia no Brasil. O livro "Dianética", espécie de Bíblia da filosofia religiosa, vendeu 5.000 exemplares no país desde 2004. No mundo, a cifra supera 20 milhões. A igreja planejava lançar neste mês DVD da obra em português brasileiro. Desistiu.

CRISTO AMEAÇADOR
Há entulho nas escadas ao redor do Cristo Redentor, no Rio. Na semana passada, turistas subiam até a estátua em meio a placas de vidro quebrado. A administração do Parque Nacional da Tijuca, onde fica o monumento, diz estar "em finalização de obras", o que "infelizmente causa transtornos".

COISA DE GRINGO


O fotógrafo austríaco Martin Ogolter se mudou para o Rio em 2003. Ele, que já clicou capa de discos para bandas como Led Zeppelin e Bush, inaugurou mostra individual na Pequena Galeria 18, em Copacabana. Estão expostas 17 fotos que giram em torno do tema sexo.

CURTO-CIRCUITO

O site oficial do longa "Cilada.com", de José Alvarenga Jr., está no ar: www.ciladao filme.com.br

Sergio Adorno participa de debate do Núcleo de Estudos da Violência da USP amanhã a partir das 14h30 na Fundap.

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo abriu as inscrições para o Prêmio Octavio Frias de Oliveira.

O torneio beneficente
Polo Einstein será realizado no próximo dia 25 de junho no Helvetia Polo Country Club, em Indaiatuba.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: