segunda-feira, maio 02, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Brasileiros se aliam a estrangeiros para trazer tecnologia de energia a partir de lixo
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 02/05/11

Após a aprovação da regulamentação do tratamento de resíduos sólidos no Brasil, no final de 2010, companhias brasileiras e estrangeiras começam a se aproximar para desenvolver tecnologias de geração de energia a partir da queima de lixo.
O avanço ainda é tímido, segundo o vice-presidente da Abdib (associação de infraestrutura), Newton Azevedo.
Projetos privados ou PPPs têm sido estudados e atraem olhares de suíços, franceses e alemães, mais experientes na cogeração de energia ou vapor pela incineração.
"Há muito movimento, mas, de efetivo, há pouca coisa. O setor considera, agora que o ambiente legal está mais seguro", diz Azevedo.
Uma das estrangeiras que viram oportunidade no mercado nacional, a alemã Fisia Babcock, fornecedora de tecnologia no setor, se associou à brasileira Enfil Controle Ambiental, que já atuava em tratamento de água.
Usinas desse tipo são adequadas a grandes cidades, diz Renato Greco, executivo da Enfil. A empresa avalia se concorrerá a projetos de PPP para montar planta em Barueri. São Bernardo e Baixada Santista devem ser as próximas opções. "O custo dessas plantas é alto. Aterro sanitário ainda é mais barato."
Outro exemplo, a brasileira HVE se aliou à alemã Oschatz, para trazer tecnologia e montar projetos de mais de R$ 250 milhões, segundo o sócio William Horstmann.
A Foz, empresa de saneamento da Odebrecht, tem estudos com francesas, segundo Azevedo, também vice-presidente da empresa.

RISCO ATÉ DE CADEIRA VAZIAO tema do próximo Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, no final de janeiro de 2012, será provavelmente risco.
"Como confrontar rupturas, como mitigar riscos e como viver com eles", disse, o fundador e presidente do Fórum, Klaus Schwab, antes de deixar o Brasil, após a edição latina da reunião, encerrada na sexta-feira.
"Veja o que ocorreu desde Davos, em janeiro: movimentos no mundo árabe, Japão... Queremos, porém, sempre nos proteger contra surpresas", afirma Schwab, para logo acrescentar que as mudanças em países árabes não foram surpresa para ele. "Já havia dito que poderíamos ter logo outro "Maio 68"."
Surpresa geral mesmo foi o "forfait" da presidente Dilma Rousseff no evento. O pronunciamento confirmado para quinta-feira foi adiado para o dia seguinte, quando veio o cancelamento definitivo da presença dela.

SEM CLIMA PARA NEGÓCIOS
O esforço do governo brasileiro em criar clima propício para a realização de negócios é menor do que o realizado em outros países latino-americanos, como Costa Rica e México, de acordo com pesquisa da Nearshore.
Menos da metade dos entrevistados (42,9%) disse que o Poder Executivo no Brasil está ativamente envolvido com a questão.
O grau de estabilidade política do Brasil foi avaliado em 84,6% e a presidente Dilma Rousseff foi elogiada pela aproximação com os EUA. O Brasil, porém, ficou atrás da Colômbia, com 94,3%. A pesquisa ouviu 266 executivos dos EUA em fevereiro.

CONSERVADORISMO NA LINGERIE
A marca argentina de lingerie Caro Cuore, presente em 12 países, reabre sua operação no Brasil, depois de mais de dez anos fora do país.
Até 2012, está prevista a inauguração de dez unidades, um crescimento "inicialmente conservador", segundo sua representante, Virginia Perez Ferrés, que testou o mercado brasileiro por quase dois anos com vendas em Campinas, antes de dar início aos investimentos mais volumosos em novas lojas.
A expansão começa com uma unidade no shopping Iguatemi de Alphaville e fica mais agressiva após 2012. Deve chegar a 50 lojas até 2015, com a entrada no formato de franquias, estratégia de expansão adotada também no interior da Argentina recentemente.
"De todos os turistas que compram em Buenos Aires, 70% são brasileiros", afirma a empresária.

Mão de obra... 
Para driblar a falta de mão de obra, a Amanco vai capacitar cerca de 29 mil profissionais da construção civil neste ano, em parceria com Senai, ONG Neotropica e Doutores da Construção. Em 2010, foram 22 mil.

...na construção 
Entre as áreas dos cursos, estão hidráulica, alvenaria, acabamento, pintura e elétrica.

Imobiliário 
O HSBC disponibilizará cerca de 80 profissionais para atender aos clientes da Brasil Brokers. A parceria prevê financiamento de até 90% do valor do imóvel por um período de 30 anos.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

Nenhum comentário: