terça-feira, maio 17, 2011

ILIMAR FRANCO - Na frigideira


Na frigideira 
ILIMAR FRANCO

O Globo - 17/05/2011

Lideranças da própria base, inclusive do PT, consideravam ontem insuficientes as explicações dadas pelo ministro Antonio Palocci para justificar o aumento de seu patrimônio. Não está nos planos do chefe da Casa Civil, no entanto, prestar contas sobre as consultorias feitas por sua empresa. E a ordem do governo é derrubar os requerimentos da oposição para ouvi-lo no Congresso. Assim, o assunto deve continuar pairando sobre Palocci.

Lambendo as feridas
Na tentativa de esfriar os ânimos para a votação do Código Florestal, o Ministério do Meio Ambiente minimiza o impacto do decreto que expira em 11 de junho, pelo qual foram suspensas as multas de quem não regularizou a reserva legal. Assessores do ministério dizem que o Ibama não tem estrutura para, no curto prazo, fiscalizar essas propriedades. A queda do decreto está sendo usada pelo governo para pressionar a bancada ruralista a fechar um acordo. O ministro Antonio Palocci se reuniu ontem com a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente). O governo tenta se recompor da turbulenta sessão da semana passada.

Sigilo
Apesar de o discurso oficial do Itamaraty ser de apoio ao fim do sigilo eterno de documentos oficiais, o corpo diplomático está em polvorosa. Diz que isso não vai contribuir para a integração com nossos vizinhos sul-americanos.

Parceria de luxo
Mulher do ministro Nelson Jobim, Adrienne Jobim está promovendo o lançamento de um perfume de Tânia Bulhões, que foi condenada no ano passado por crimes contra o sistema financeiro, contrabando e formação de quadrilha .

Equilibrista
Interinamente no comando da bancada do PMDB na Câmara, Mendes Ribeiro (RS) baixou o tom ontem em relação à promessa, feita pelo líder Henrique Alves (RN), de não votar nada até a apreciação do Código Florestal. Já a oposição tenta usar a seu favor a pretensão de Alves, que está em viagem à Rússia, de ser presidente da Casa. “Como ele quer ser presidente da Câmara se não tem palavra?”, cobrou o líder do DEM, ACM Neto (BA).

Um plus
O PT de Minas agora trata a presença do PSDB numa aliança para reeleger o prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB), como secundária. Para o presidente estadual do PT, Reginaldo Lopes, o principal é se acertar com Lacerda e indicar seu vice.

Cabeça, não cauda
Já o presidente do PSDB mineiro, Marcus Pestana, avisa: seu partido não aceitará ser satélite. Ao contrário de 2008, os tucanos querem entrar na chapa como aliados formais e indicar o vice. O prefeito está rompido com seu vice, do PT.

RÚSSIA 1. O vice-presidente Michel Temer assinou acordo com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, para a concessão de bolsas de estudo a brasileiros na área de ciência e tecnologia naquele país.

RÚSSIA 2. O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, fechou acordo com a Rússia de transferência de tecnologia para a identificação biométrica na urna eletrônica de votação. China e Índia também têm interesse na experiência brasileira.

OUTRO LADO. O senador Jorge Viana (PT-AC) nega que esteja sendo prejudicado pelas brigas de seu irmão, o ex-senador Tião Viana, com o PMDB.

Nenhum comentário: