segunda-feira, maio 02, 2011

ANCELMO GÓIS - União gay no STF


União gay no STF
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 02/05/11

Quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal julga duas ações polêmicas ligadas à união gay. Uma do governo do Rio. Cabral pede que seja aplicado a casais homossexuais o regime jurídico das uniões estáveis. Outra da Procuradoria Geral da República, que pede o reconhecimento do casal gay como entidade familiar. 

Gays e a Marinha 
Aliás, o marinheiro João Silva, casado com Cláudio Nascimento, da Secretaria de Direitos Humanos do Rio, entrou com pedido de reconhecimento de cônjuge no departamento pessoal da Marinha, com direito a benefícios como plano de saúde. 

Laboratório gay
Na sexta, o ator Marcelo Serrado foi visto numa festa gay na boate The Week, no Rio. O ator, ah bom!, observava para criar seu novo personagem, o gay afetado Crodoaldo, de “Fina estampa”, próxima novela das 21h, de Aguinaldo Silva. 

O amor é lindo
Depois de três dias juntos no Paraguai, na reunião do Conmebol, Ricardo Teixeira e Joseph Blatter fizeram as pazes. O presidente da CBF vai apoiar a reeleição de Blatter para a Fifa. Blatter mudou o discurso e passou a elogiar a organização da Copa no Brasil.

No mais 
Obras paradas, contingenciamento de verbas, inflação alta e juros subindo. Dilma e o PT devem estar aprendendo agora o verdadeiro
significado da expressão “herança maldita”... de Lula. 

Chega de saudade
Sairá em livro de bolso na Alemanha “Chega de saudade”, de Ruy Castro, sobre a bossa nova, com 27 reimpressões no Brasil. O livro já tem edições em inglês, japonês, espanhol, italiano e uma edição no próprio alemão, em capa dura. 

‘Galinhão’
Quinta, lá pelas 20h, três voos da American Airlines, procedentes dos EUA, desceram um atrás do outro no Galeão-Tom Jobim, e o aeroporto não deu conta dos mais de 700 passageiros. Uma das vítimas foi o cantor Lulu Santos, que vinha de Miami e passou sufoco no caos. 

Segue...
As filas da Polícia Federal ficaram inviáveis. As bagagens de Lulu, anunciadas para sair na esteira 8, saíram na 9. Mas... sem sua guitarra! O instrumento só apareceu quando o cantor chiou. “Cheguei em casa três horas depois”, conta Lulu, que apelidou o Galeão
de... “Galinhão”. Faz sentido. 

A 3 anos da Copa... 

Sexta, o voo 3025 da TAM (Brasília-Rio) decolou às 9h52m, e pousou no Santos Dumont pontualmente, 80 minutos dep ois. Mas, no desembarque, o finger 1... pifou. Os passageiros tiveram de esperar dentro do avião 40 minutos, metade do tempo de voo,
até vir outro finger. O comandante só queria uma escada... 

Mais gringos no Rio
Em 2010, a cidade recebeu 1, 610 milhão de turistas estrangeiros: 120 mil a mais do que em 2009. No período, os gringos deixaram
no Rio mais de US$ 2 bi. A conta é de Antônio Pedro Figueira de Mello, da Riotur. Ele acredita que em 2011 o número será maior por conta do show de Paul McCartney e do Rock in Rio, em setembro. 

Falência da Sata

A Sata, empresa do velho grupo Varig que estava em recuperação judicial, teve a falência decretada sexta. A companhia, de 61 anos, foi a maior do setor de apoio aeroviário em terra do país e chegou a ter quase oito mil funcionários. “Um péssimo presente
de Dia do Trabalho”, diz Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários. 

Rei David, o gago 
O enredo da Grande Rio para o carnaval de 2012 será “Eu acredito em você. E você?”. A escola falará sobre superações. David Brazil será um dos destaques por ser gago, gay e nordestino.

País rico é... pirata
A ministra Helena Chagas tranquiliza a Associação dos Designers Gráficos, que alertou para o risco de pirataria em relação ao uso da tipologia de letras da marca “País rico é país sem pobreza”: — Não vai haver risco de pirataria, pois o Manual de Uso da Marca do Governo já prevê o uso de outra tipologia alternativa justamente para esses casos. 

Em tempo
Saudações rubro-negras!

Nenhum comentário: