domingo, maio 01, 2011

ANCELMO GÓIS - Festa na banca


Festa na banca
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 01/05/11

Apontado pela “Forbes”, na semana que passou, como um dos 15 grupos empresariais mais poderosos do mundo, o espanhol Banco Santander vai bem no Brasil e mal na Espanha. O banco lucrou, na terra de Dilma, ano passado, R$ 7,3 bilhões. Ou 25% do total de seu lucro mundial. Já a fatia da matriz espanhola na farra caiu de 26% para 15%. 

Saudades de Dulci

Um observador próximo do PT diz que Luiz Dulci, que redigia os discursos de Lula, faz falta no Palácio do Planalto: — A fala de 1ode Maio de Dilma tinha erro de concordância e celebrava o fato de o Brasil ser uma das maiores democracias. Democracia não se mede em tamanho, mas em qualidade. Faz sentido.

Serra na rede
José Serra, que ainda atualiza seu Twitter, com 676 mil seguidores, lança um site em breve. 

Ilha grande
Terça, os cariocas poderão conhecer o maior navio cargueiro do mundo, com capacidade para 400 mil toneladas. Aporta na cidade o primeiro de uma frota de navios Chinamax, construídos na China e comprados pela Vale.

Gois em Buckingham

Em suas memórias, “Wait for me”, a duquesa de Devonshire, 90 anos, conta que esteve no Brasil. No Galeão, ao ler o nome comprido da britânica no passaporte (Deborah Mitford Cavendish, duquesa de Devonshire), o agente não teve dúvida: 
— Veio só? C dê as outras?

Tim no cinema Composição
Vem aí “Histórias de Arcanjo — um documentário sobre Tim Lopes”, dirigido por Guilherme Azevedo, com roteiro de Bruno Quintella, filho do saudoso jornalista. Arcanjo era, na verdade, o nome de batismo de Tim.

FH quebra o tabu
Estreia dia 3 de junho o filme “Quebrando o tabu”, esperado documentário sobre o fracasso mundial da política de combate às drogas, dirigido por Fernando Andrade. O “galã” do filme é FH. É o ex-presidente quem costura um mosaico sobre o tema, ouvindo gente como Bill Clinton, Jimmy Carter, Drauzio Varella, Gael Garcia Bernal e outros. 

Deus não tem culpa 
Em outubro, para lembrar os dez anos da morte de Roberto Campos, o editor José Mário Pereira lançará um livro com as melhores frases e pensamentos do velho economista, político e diplomata brasileiro. 

Aliás...

É de Campos a frase: — Os que crêem que a culpa de nossos males está em nossas estrelas e não em nós mesmos ficam perdidos quando as nuvens encobrem o céu.

Composição
A Biblioteca Nacional emprestou ao Museu Reina Sofia, de Madri, esta bela xilogravura sobre papel de Lygia Pape (1927-2004). A obra, de 1955, chama-se “Composição” e embarca dia 16 para a Espanha, onde será exposta numa coletânea da grande artista plástica brasileira. 

Pedalada na orla 
Chega hoje ao Rio o chefe de segurança de Paul McCartney, Antonie Christiana. Vem checar, entre outras coisas, o roteiro do passeio de bicicleta que o ex-beatle pretende dar pela orla carioca. Paul vai desembarcar no Rio dia 21, véspera do primeiro show, e ficará hospedado no Copacabana Palace por uns quatro dias. 

Samba-jazz
A Lapa, capital da boemia no Rio, continua sendo. Vai ganhar uma casa de samba-jazz e um museu do samba no no- 11 da Rua Morais e Vale. Os empreendimentos são do mesmo grupo do Beco do Rato, o boteco da Rua Joaquim Silva. 

Calma, gente
Quinta, no Fluminense 3 x 1 Libertad, pela Libertadores, um soldado do Gepe, da PM do Rio, impediu um torcedor de entrar no Engenhão com uma bandeira que juntava as cores do clube à foice e ao martelo comunistas.

Nenhum comentário: