sábado, maio 07, 2011

ANCELMO GÓIS - Duas mães


Duas mães
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 07/05/11

Um casal de lésbicas pediu à Justiça do Rio, ano passado, que as duas fossem declaradas mães de uma criança. É que uma delas doou óvulos, que foram fecundados por inseminação artificial, e a outra os recebeu e gerou o bebê. O pedido foi negado em fevereiro
agora, três meses antes da decisão do STF que reconheceu a união gay.

Mas...
O desembargador Wagner Cinelli de Paula Freitas, da 4a- Câmara Cível, que negou o pedido, foi profético em sua sentença: 
— Muitas vezes, a recusa hoje é apenas o direito do futuro. Às vezes, o futuro está mais próximo do que se poderia pensar. 

Navalha na carne 
A Oi demitiu ontem cinco diretores. A empresa diz que os cortes são parte de um “redesenho”, que também inclui promoções e contratações. 

Rombo no Clube
Na ponta do lápis, a comissão de clubes que estuda as contas do Clube dos 13 encontrou um rombo de uns R$ 60 milhões. Aliás, este foi o valor de empréstimo feito pela cúpula no fim de 2010 no Bic Banco, sem autorização dos clubes. 

Lei não pegou
Lindberg Farias, o senador que é pai de uma menina com síndrome de Down, vestiu a camisa da luta pelos portadores de deficiência (eu apoio). Foi à tribuna denunciar o descumprimento da Lei 8.213/91, que obriga empresas com mais de 100 empregados a ter de 2% a 5% de pessoas com deficiência.

No arrebol
Roberta Sá começa a trabalhar um novo CD, ainda sem nome definido. O repertório trará inéditas de Moreno Veloso e Pedro Luís, além de uma canção desconhecida de Wilson Moreira, chamada “No arrebol”.

Vinte anos de amor
O governo brasileiro deseja trazer John Kerry, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado americano, para a conferência
Rio+20, ano que vem. Um dos argumentos para o convite é sentimental. Foi no Rio, em 1992, há 20 anos, que Kerry conheceu sua mulher, Maria Teresa Thierstein Simões- Ferreira Heinz Kerry. Não é fofo? 

Rival de Bush...
Aliás, o democrata Kerry foi derrotado por Bush na eleição para a Casa Branca, em 2004. 

A primeira-mãe 
Dilma vai passar o fim de semana no Palácio da Alvorada com a mãe, dona Dilma Jane Silva Rousseff, de 86 anos. O Dia das Mães da família Rousseff será caseiro e discreto, como é estilo da presidente.

A mãe Leila

Regina Diniz, médica anestesista, participa amanhã, Dia das Mães, de um ato do Cremerj em frente à maternidade que leva o nome da irmã, Leila Diniz, na Barra, no Rio. Em abril, o Cremerj achou ali mulheres acomodadas em cadeiras logo após a cesariana. 

Rio em Cannes
Steve Solot, da Rio Film Commission, parceria entre estado e prefeitura, e Adrian Wootton, da Film London, vão assinar acordo de cooperação, dia 16 agora, no Festival de Cannes. A ideia é promover intercâmbio entre produções de Londres e do Rio, e preparar a Film Commission para receber equipes de TV que virão cobrir a Copa de 14 e os Jogos de 16. 

Paul no Rio
A duas semanas dos shows de Paul McCartney, 70% da rede hoteleira estão reservados. Há hotéis com reservas para todos os quartos, diz o SindRio. 

Sem atendimento
O brasileirinho Daniel Oliveira, 11 anos, baleado quinta na Maré, no Rio, ficou seis horas sem socorro no Hospital de Bonsucesso, segundo Yvonne Bezerra de Mello, do Projeto Uerê. 

Cena carioca 
Papo ontem entre dois senhorzinhos na Estação Siqueira Campos do metrô: 
— Ai, que saudade do Fernando Henrique...
— Ué, você não é petista?!
— Sou. A saudade é do exgoleiro do Fluminense, que está no Ceará. Ontem, ele fechou o gol contra Flamengo...
Faz sentido.

Nenhum comentário: