sexta-feira, maio 06, 2011

ANCELMO GÓIS - Culpa de Parreira


Culpa de Parreira
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 06/05/11

Quarta, no Rio, foi exibida para Ricardo Teixeira e poucos convidados a primeira versão do belo filme de Andrucha Waddington e Breno Silveira sobre os bastidores da seleção na Copa de 2006, na Alemanha. O copião, de 90 minutos, começa com Parreira em casa, ao lado da mulher, Leila, antes de ir anunciar os convocados: “Sei que o jogo é esse. Se ganharmos, o mérito é dos jogadores. Se perdermos, a culpa é minha.”

O olhar de Gaúcho...
No filme, Ronaldinho Gaúcho, que foi mal naquela Copa, surge em momentos de tensão com olhos distantes e esbugalhados. Mas, o resto do tempo, ele e Adriano são os mais animados, tocando e sambando. E, vaidoso, está sempre diante do espelho. 

Lula bem na fita...
Lula sai bem do episódio em que trocou farpas públicas com Ronaldo — que, aliás, viu o filme. O então presidente (lembra?) perguntara a Parreira se o craque estava gordo. Ronaldo rebateu e disse que, boato por boato, Lula tinha fama de beber muito. No filme, Ronaldo se exercita enquanto alguém ao lado lê a carta em que Lula se desculpa, humildemente, e deseja boa sorte. O craque ficou tocado. 

Tem culpa eu?...
Já a imprensa, de um modo geral, não está bem no filme. 

À la Zózimo 
E Obama, hein? De repente, não mais que de repente, equestrou a agenda de Bush. Igualzinho ao que Lula fez com os tucanos ao virar o pai da estabilidade econômica.

Marina, o filme

Sandra Werneck apresenta em Paris o projeto do filme “Marina e o tempo”, sobre a ex-senadora Marina Silva, que deve chegar aos cinemas em 2013. Além disso, estreia na cidade, dia 25, “Sonhos roubados”, último longa da brasileira.

Retratos da vida

Semana passada, num voo Salvador-Brasília da Gol, um bebê de seis meses engasgou com a papinha dada pela mãe e, quando já não respirava mais, com os lábios roxos, foi tomado no colo pela comissária Elisângela Oliveira. A aeromoça fez um procedimento
chamado “manobra de Heimlich” (série de compressões na parte superior do abdômen) e salvou a criança. Todos os passageiros a aplaudiram, emocionados. 

Homenagem...
Elisângela foi homenageada com um almoço pelo presidente da Gol, Constantino Júnior. 

Rabo de foguete
Ferreira Gullar terá seu livro “Rabo de foguete” traduzido e lançado na Itália. Nele, nosso escritor conta fatos de seu exílio em Moscou,
Santiago, Lima e Buenos Aires, entre 1971 e 1977.

Calma, gente
Ontem, por volta de meio-dia, na agência dos Correios perto do Consulado dos EUA, no Rio, um rapaz que parecia querer se passar por muçulmano gritava o tempo todo “Barack Obama” e segurava um canivete. Assustado, o pessoal chamou os policiais da cabine ao lado. 

No que...
Os PMs já chegaram com algemas para conter o jovem, que berrava ainda mais alto o nome do presidente dos EUA. Na confusão, ele se cortou e foi levado pelos policiais. 

Bin de Ipanema 
Ontem, na esquina das ruas Visconde de Pirajá e Garcia D’Ávila, em Ipanema, um mendigo exibia a seguinte plaquinha: “Bin Laden não morreu. Estou no Brasil!” Alguns achavam graça e acabavam colaborando. 

Champanhe rosa 
Homossexuais cariocas festejaram a vitória no STF (eu apoio) no quiosque Rainbow, em Copacabana. A travesti Jane di Castro abriu um champanhe e celebrou ali mesmo sua união de 44 anos com Otávio Bonfim: 
— Pensei que isso nunca fosse acontecer. Sofri, achando que tudo que construímos fosse parar nas mãos de parentes. Agora, darei entrada na documentação de união civil. 

Aliás... 
Sobre o ministro Ayres Britto, sergipano arretado, dizer que “o órgão sexual é um plus”, uma senhorinha de Brasília emendou: 
— Mais do que um plus, o órgão é um plugue, pois conecta o... com o... deixa pra lá.

Nenhum comentário: