segunda-feira, maio 30, 2011

ANCELMO GÓIS - Brasil na moda


Brasil na moda
ANCELMO GÓIS

O GLOBO - 30/05/11
Um parceiro da coluna, que foi a Vancouver para a convenção mundial da KFC, rede americana de fast-food, com mais de 1.000 pessoas de 117 países, é testemunha desta história. Um dos palestrantes, Bill Clinton, falou bem do Brasil pelas costas. Certamente, o país mais elogiado pelo ex-presidente. 

Acerto de contas
Estão saindo da Vale, sob nova direção, Sílvio Vaz, presidente da Fundação Vale, e Almir Rezende, diretor de Energia. São ligados à antiga gestão. 

Temporão na China
 
O ex-ministro da Saúde e professor da Fiocruz José Gomes Temporão foi um dos escolhidos pela OMS para assessorar o governo chinês. A China quer mudar profundamente seu sistema de saúde. 

Cuba libre
Quinta, Yolanda, linda cubana, ex-mulher do poeta Pablo Milanés, musa inspiradora da música “Yolanda”, adquiriu cidadania espanhola. 

Chico Buarque fez sucesso

com a versão portuguesa da canção, também cantada por Simone e Milton Nascimento. No mais Dilma teve sua Batalha do Atlântico, embate importante da II Guerra Mundial, conhecido como Maio Negro.

Além de uma pneumonia
braba, no “maio negro” da presidente, ela enfrentou turbulências políticas de proporção razoável. Mas há tempo de sobra para repor a nave da capitã na rota certa. Vamos torcer.

Romeu carioca
O tenor carioca Pedro Portari, 42 anos, voltará ao Scala de Milão, dia 11 de junho. Cantará numa remontagem, de “Romeu e Julieta”, de Charles Gounod, produzida por Bart Sher, que projetou o brasileiro Paulo Szot em “South Pacific”. 

Gois em Wembley
Deve ser terrível viver num país despreparado para sediar grandes eventos esportivos. Sábado, na decisão da Liga dos Campeões da Europa, em Wembley, um ônibus que transportava vips levou uma hora e meia do hotel ao estádio. Ao chegar, o motorista não conseguia encontrar o estacionamento. Os passageiros saltaram e deram uma volta no estádio até achar o portão de entrada.

Jogo que segue...

Na caminhada, a turma, com o ingresso na mão, pediu informação a um guarda. Ele aconselhou ao grupo esconder o ingresso no bolso para evitar roubo.

Pega ladrão...
Aliás, um colega do “Globo Esporte” viu um roubo de ingresso quando o torcedor estava prestes a passar pela roleta. O ladrão, perseguido pelo torcedor e pela polícia, foi preso. 

Mário, 100 anos
Eduardo Paes prometeu à família de Mário Lago que a prefeitura vai patrocinar as comemorações pelo centenário do ator, compositor e grande brasileiro, em novembro. Os festejos incluem, entre outras coisas, dois CDs — um de canções inéditas e outro com poemas musicados por Caetano, Lenine, Macalé e outros.

Ianques no Fla 
Está quase fechado que parte dos atletas americanos nos Jogos do Rio vai treinar na sede do Flamengo, na Gávea. O clube negocia com o comitê olímpico dos EUA, que investirá nos aparelhos do clube. 

Energia eólica 
Carlos Minc licenciou a construção de uma usina de energia eólica de 136MW, a maior da América Latina, em São Francisco de Itabapoana. Seu próximo passo é criar no Rio um moderno centro de pesquisa de energia solar e eólica. 

O preço do palavrão
Semana passada, numa reunião de condomínio no Península, na Barra, no Rio, decidiu-se que, a partir de junho, será proibido falar palavrões, inclusive nas peladas de fim de semana. Sob pena de pagamento de multa de R$ 30 por palavrão. 

Educandário Brasil
Veja como a educação não parece ser prioridade no Brasil. A UFF, no Rio, por causa da “escassez de docentes” no curso de serviço social, como diz documento interno, decidiu “sustar o vestibular 2012 para o turno vespertino”. Manteve só o noturno.

Nenhum comentário: