quinta-feira, abril 28, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Para mudar o disco
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 28/04/11

O anúncio, anteontem, da concessão de aeroportos à iniciativa privada, a ser seguido hoje pelo lançamento do Pronatec, faz parte de um esforço organizado do governo para alterar um pouco o cardápio de suas aparições no noticiário, até agora dominado pelo assunto inflação e, num segundo plano, pelas demandas da base aliada -de cargos a restos a pagar.
O "calendário do bem" incluirá ainda, em maio, a apresentação do Programa de Erradicação da Pobreza Extrema e, provavelmente em junho, da primeira iniciativa pontual de reforma tributária da era Dilma, relativa à cobrança de ICMS entre Estados.

Vai que é tua 

Foi pouco antes da reunião do "Conselhão" que Dilma orientou Antonio Palocci (Casa Civil) a fazer, durante sua intervenção, o anúncio da concessão para reforma e ampliação dos aeroportos de Cumbica, Viracopos e Brasília.

Por fim 
A pedido da presidente, o nome completo do Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, ganhou na última hora o adendo "e Emprego".

Com atestado 
José Eduardo Dutra levará à reunião do Diretório Nacional do PT, que começa amanhã, laudo médico para amparar sua decisão de deixar definitivamente a presidência do partido e cuidar da saúde.

Descompasso 

Sem o menor interesse em adiar a votação do Código Florestal, prevista para a próxima semana, o Planalto vai perdendo a paciência com o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), ainda empenhado em fazer o jogo contrário.

Maçaranduba 

Agora inimigo público do "bullying", ao qual teria sido submetido pela imprensa, o senador Roberto Requião (PMDB), quando governador do Paraná, vetou projeto do deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) para combater agressão física ou psicológica nas escolas do Estado.

Como assim? 

O anunciado reajuste de até 36% para os professores da rede paulista expôs os tucanos a uma contradição. Para quem acompanha as reivindicações da categoria, o reconhecimento da necessidade de tal reposição seria um atestado de que as administrações do PSDB, ao longo de 16 anos, achataram salários, fato negado por seguidos governadores do partido -Geraldo Alckmin inclusive.

Dominó 

No Bandeirantes, há quem agora tema a pressão salarial de outras categorias do funcionalismo.

Apetite 
Recém-escolhido para comandar a área social do governo paulista, Rodrigo Garcia (DEM) anunciará a implantação de mais cinco unidades do "Bom Prato". A rede de restaurantes populares, que oferece almoço a R$ 1, passará a contar com café da manhã no cardápio.

Bônus 
Na vaga deixada por Garcia na Câmara, assumirá Carlos Roberto, favorito do PSDB para disputar a Prefeitura de Guarulhos.

Game over 
Uma semana após deixar o PSDB, o presidente da Câmara paulistana, José Police Neto, foi informado de que o governo Alckmin arquivou o projeto de cooperação para formar técnicos legislativos de nível médio, pleito do vereador ao Centro Paula Souza.

Veja bem 
Walter Feldman, outro recém-saído do PSDB, faz questão de dizer que, por ora, não irá para o PSD nem para outro partido. "Vou refletir com cuidado", diz o ex-secretário municipal de Esportes, que tampouco descarta um dia vir a integrar a sigla de Gilberto Kassab.

com FÁBIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"Tudo bem que não ser notícia é pior do que ser alvo de críticas da imprensa, mas, ao atacar jornalistas, o senador faz uma roleta russa com seis balas no pente."
DO DEPUTADO PAULO MALUF (PP-SP), sobre o episódio em que Roberto Requião arrancou o gravador de um jornalista cuja pergunta o aborreceu.

contraponto

Ideia fixa

Em audiência pública na Câmara, o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, já havia estourado os dez minutos regulamentares, continuando a discorrer sobre as ações de sua área.
Alertado por Giovani Cherini (PDT-RS), que comandava os trabalhos, Tiscoski lamentou:
-Bem, eu ia passar agora a um assunto que interessa aos deputados, as emendas parlamentares...
Cherini reagiu prontamente:
-O senhor tem mais meia hora!

Nenhum comentário: