sexta-feira, abril 22, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Consenso na marra
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 22/04/11

Em nova reunião sobre Código Florestal, marcada para terça-feira, o Planalto decidiu que convocará, além dos ministros das áreas e o relator do projeto na Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), os líderes dos partidos aliados. A intenção é mostrar que a posição do governo deve ser apoiada pelos votos da base.
Há, entretanto, um assunto sem aparente conciliação que contrapõe Aldo e os petistas, que é a recomposição da reserva legal para pequenos produtores familiares. "Eles são os nossos franceses", provoca Aldo, numa alusão aos agricultores europeus que recebem subsídio "para não desaparecerem".

Apelo 
O governo tenta evitar que as divisões cheguem ao plenário da Câmara. "Um código de todos não pode ter vencedores ou vencidos", defende Luiz Sérgio (Relações Institucionais).

Está no gibi 

Maurício de Sousa entrou na campanha contra as mudanças no Código Florestal. O cartunista fez uma tirinha em que os personagens da Turma da Mônica aparecem de preto, portando cartazes contra o projeto.

Na telinha 

Hiperativo, Lula protagonizará as inserções do PT a partir do dia 30. Ele gravou anteontem, em São Bernardo. Um dos comerciais é sobre reforma política. Em outro, sua voz e a de Dilma se revezam para louvar feitos do governo.

Apetite 
O almoço oferecido ontem pelo ex-ministro Walfrido Mares Guia em sua fazenda, a princípio reservado, atraiu 200 pessoas, entre políticos e empresários.

Vaia 

Dilma enfrentou em Ouro Preto seu primeiro (e incipiente) protesto. Militantes do PSOL interromperam seu discurso aos gritos de "hipócrita". Ela se desconcertou, mas logo retomou a fala.

Claque 

Já Antonio Anastasia teve a ajuda de um grupo que empunhava lenços brancos. Deixaram o local logo depois da fala do tucano, sem ouvir a presidente.

Pra já 
O governador Raimundo Colombo (SC) esteve com FHC. Disse que a fusão imediata com o PSDB o ajudaria a ficar no DEM, resistindo ao aceno do novo partido de Gilberto Kassab.

Pra nunca 
José Serra tem se manifestado contra a fusão quando questionado sobre o assunto. Diz que não pode ser do mesmo partido que o desafeto Rodrigo Maia.

Deixa disso 
Depois da debandada no PSDB paulistano, Geraldo Alckmin enfrenta agora crise em sua bancada na Assembleia. Os tucanos Barros Munhoz, presidente da Casa, e Samuel Moreira, líder governista, entraram em choque na discussão de projetos de interesse do Judiciário, forçando o QG do Bandeirantes a intervir.

Trator 
À revelia da liderança de Alckmin, Munhoz colocou em votação proposta que cria cargos no TJ-SP. Moreira havia pedido prazo maior para debate, pois o governo teme o impacto orçamentário da cumulatividade de gratificações embutidas no texto original.

Asfalto selvagem 
Dois aliados de Alckmin brigam pela presidência da cobiçada Comissão de Transportes, responsável pela fiscalização de obras viárias e de contratos de concessionárias de rodovias. O PSDB indicou João Caramez, mas o "demo" Edmir Chedid disputa a recondução, com apoio do PTB.

Cabe mais um? 

Para acomodar seus interesses, PSDB e PT querem aumentar de 11 para 13 o total de membros da poderosa comissão. Com a manobra, petistas e tucanos passariam de duas para três vagas cada.
com FABIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"Os tucanos têm praticado o stalinismo às avessas. Stalin bania os inimigos para se manter no poder. O PSDB agora extermina seus amigos para se manter na oposição."
DO SENADOR ALOYSIO NUNES (PSDB-SP), sobre a crise na bancada tucana na Câmara paulistana, que resultou na saída de seis vereadores do partido.

contraponto

Amor platônico
Diante de um grupo de senadores, entre eles o petista Walter Pinheiro (BA), Francisco Dornelles (RJ) lançou um galanteio para Vanessa Grazziotin (AM):
-Por esses seus olhos, abandono a presidência do PP e me filio ao PCdoB.
Minutos depois, ao declarar seu voto numa comissão, Dornelles voltou à carga:
-Acompanho a senadora Vanessa!
Pinheiro, novamente presente, aconselhou:
-Dornelles, desiste dessa moça. Não vai dar certo.

Nenhum comentário: