segunda-feira, abril 18, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Que tal assim?
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 18/04/11

Alinhada com Geraldo Alckmin, a nova direção do PSDB paulistano oferecerá hoje à insatisfeita bancada municipal tucana três cargos na Executiva: secretaria-geral, segunda vice-presidência e tesouraria-adjunta. De início refratário a ceder tanto a uma tropa eminentemente kassabista, o governador avalizou a proposta, que contempla ponto de vista de José Serra.
Não é seguro que esse desenho resolva o problema. Ontem, havia quem apostasse que o PSDB, hoje com 13 cadeiras na Câmara, poderá sofrer mais baixas do que as três esperadas: José Police Neto (presidente da Casa), Ricardo Teixeira e Juscelino Gadelha.

Afasta de mim 

A correria de Serra na tentativa de apagar o incêndio se justifica: a cada sinal de deterioração do quadro, cresce a pressão por sua candidatura a prefeito para "unificar o partido". Ele tem dito reiteradamente que não topa.

Apocalíptico 
Em privado, nenhum político é mais pessimista sobre as perspectivas de Serra do que Gilberto Kassab. A despeito das declarações públicas de fidelidade, o prefeito diz, em conversas reservadas, que não vê como seu padrinho se reerguer da derrota de 2010.

No caixa 
Para reforçar o controle sobre o PSDB paulistano, Alckmin propõe fazer de seu secretário particular, Fábio Lepique, o tesoureiro do diretório.

Atentai bem 1 
Falando para 300 petistas em Osasco, no sábado, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) fez coro com FHC ao dizer que a nova classe média será decisiva nas próximas eleições. "Essa classe média ascendeu conosco, mas nem sempre está conosco", advertiu.

Atentai bem 2 

Padilha disse aos companheiros que o governo Dilma deve investir na mudança de patamar cultural da nova classe média, como forma de conquistá-la. E afirmou que, para parte desse público, a agenda do PSDB pode soar mais atraente que a do PT.

No pé 

O PT usou a Virada Cultural como gancho para exibir, no fim de semana, o vídeo "Kassab e a Virada Militar", em que contabiliza 24 militares à frente de subprefeituras e mais de 60 espalhados em secretarias.

Comichão 
Em recente conversa com um grande executivo, Lula aventou a possibilidade de disputar o governo de São Paulo pelo PT em 2014.

Deixa quieta 
Antes da viagem à China, Dilma Rousseff vinha evitando chamar Miriam Belchior ao Planalto. Avalia que a ministra do Planejamento está com as mãos cheias de serviço.

Dupla 
A apreensão da carteira de motorista de Aécio Neves em blitz da lei seca na noite de sábado, no Rio, fez bombar no Twitter a brincadeira de que o senador mineiro deveria ser contratado como par de Sandy como garoto-propaganda de uma famosa marca de cerveja.

In loco 
Em pleno Abril Vermelho do MST, a secretária paulista Eloísa Arruda (Justiça) viaja hoje ao Pontal do Paranapanema, onde 13 fazendas estão ocupadas pelos sem-terra. Ela assinará convênios de regularização fundiária e visitará assentamentos da região.

E aí? 
Representantes do TJ-SP se reúnem com Geraldo Alckmin amanhã na esperança de receber ao menos uma parcela da suplementação de R$ 300 milhões prometida pelo governador. Os recursos servirão para recompor os salários dos servidores do Judiciário.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"O PT é tão equivocado que resolve concordar com o Fernando Henrique justamente naquilo em que ele não tem razão."
DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES (GO), líder do DEM na Casa, sobre a proposta do líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira, de descriminalização da maconha e organização de cooperativas de usuários.

contraponto

Direto ao ponto

Durante reunião da subcomissão de Reforma Administrativa, um funcionário do Senado discorria sobre o uso dos carros oficiais quando Eduardo Suplicy (PT-SP), à frente dos trabalhos, perguntou se havia levantamento de quais senadores não usavam a regalia.
-Não tenho a lista aqui, mas posso informar que o senhor é um deles- disse o funcionário.
O relator Ricardo Ferraço (PMDB-ES) emendou:
-Pronto, ele já disse que o senhor não usa carro oficial. Agora podemos dar seguimento à sessão!

Nenhum comentário: