domingo, abril 17, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


De FHC para Lula
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 17/04/11


"Se Lula fosse um adversário leal, saberia reconhecer que não desprezo o "povão'", diz Fernando Henrique Cardoso em resposta às declarações de seu sucessor sobre artigo escrito pelo tucano. "Sou contra o que ele fez com o povo: cooptar movimentos sociais; enganar os mais carentes e menos informados trocando votos por benefícios de governo; transformar direitos do cidadão em moeda clientelista. Quero que o PSDB, sem esquecer nem excluir ninguém, se aproxime das pessoas que não caíram na rede do neoclientelismo petista. Desejo que Lula, que esqueceu as antiquadas posições contra as privatizações, continue usufruindo das oportunidades que as empresas multinacionais lhe oferecem, como agora em Londres."

Para terminar Ainda FHC: "E desejo, principalmente, que Lula termine com a lenga-lenga contra ler muito e ter graus universitários, pois não precisa mais ter complexos. Virou 'doutor'".

Eliminatórias 
Assim que voltar da China, Dilma Rousseff pretende convocar reunião com os governadores de todos os Estados que abrigam cidades-sede da Copa. Dirá que nenhuma está garantida enquanto os estádios não ficarem prontos.

Na ofensiva
Após retirar a candidatura do ex-ministro Paulo Vannuchi a vaga na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em resposta a pedido do órgão da OEA para suspender a construção de Belo Monte, o governo planeja lançar uma campanha publicitária para defender a ideia de que o projeto da usina não desrespeita as comunidades locais e é importante para o país.

Sem memória "Esquecidos" pelo Robô Ed, personagem do site do Ministério de Minas e Energia que ganhou notoriedade instantânea ao exaltar apenas e tão somente os feitos do governo Lula, os senadores e ex-presidentes Itamar Franco (PPS-MG) e Fernando Collor (PTB-AL) subscreveram o manifesto em que o colega Flexa Ribeiro (PSDB-PA) questiona o uso de recursos públicos para desenvolver o aplicativo.

A xerife 1 
Geraldo Alckmin escolheu a advogada Karla Bertocco para uma das mais delicadas missões de seu primeiro ano de mandato: ela dirigirá a Artesp, agência paulista reguladora de transportes, que mediará a renegociação das tarifas de pedágio em 12 concessões de rodovias feitas pelo Estado ao longo da década de 90.

A xerife 2 
Egressa da Arsesp, responsável pela regulação dos serviços de água e energia, Karla substituirá Carlos Eduardo Sampaio Dória, ex-deputado instalado desde 2003 no cargo.

Também quero Nada menos do que nove deputados estaduais do PSDB pleiteiam vaga na Comissão de Transportes da Assembleia, encarregada de fiscalizar as obras viárias de São Paulo. Caberá à liderança da bancada escolher seis felizardos: três titulares e três suplentes.

Fala sério 1 
Com base em pareceres de Fábio Konder Comparato e Ives Gandra Martins, o PT-SP recorreu à presidência da Assembleia na tentativa de anular CPIs "exóticas" instaladas no início da legislatura sob patrocínio da base de Alckmin.

Fala sério 2 
Documento entregue à Mesa da Casa pelo petista Antonio Mentor indica que comissões como as da Dentadura, das TVs a cabo e do Alcoolismo não teriam objeto definido de apuração, servindo apenas para protelar as investigações sobre os pedágios e o Rodoanel.

Clausura 
Às vésperas da alta temporada, quando receberá 1,5 milhão de turistas, Campos do Jordão discute um "toque de recolher" de menores após a meia-noite.

com FÁBIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio
"As demissões são inoportunas e aumentam a ebulição social nos canteiros. O governo precisa ser mais rigoroso nas negociações."
DO DEPUTADO SÍLVIO COSTA (PTB-PE), presidente da comissão de Trabalho da Câmara, sobre o possível corte de 6.000 trabalhadores nas obras de Jirau (RO).

contraponto

Escapei dessa
Em audiência na Câmara, o ministro do Esporte, Orlando Silva, lembrava que quatro cidades disputam o direito de abrigar a abertura da Copa de 2014. Mencionou São Paulo, onde será erguido o Itaquerão, Belo Horizonte, que reformará o Mineirão, Brasília, com o novo Mané Garrincha, e Salvador, com a Fonte Nova.
No final de sua exposição, enfatizou que a decisão final sobre os municípios de abertura e encerramento caberá à Fifa. E, sorrindo, arrematou:
-Ainda bem!

Nenhum comentário: