sexta-feira, abril 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Fla-Flu sobre trilhos
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 15/04/11

O PT planeja usar a rejeição de senadores tucanos à MP do trem-bala para tentar indispor o PSDB com as classes médias de São Paulo, que os petistas sonham em atrair nas campanhas de 2012 e 2014. Eles lembram que o traçado proposto pelo governo federal compreende os maiores colégios eleitorais do Estado -Grande SP, Campinas e São José dos Campos.
Apesar da diferença de tom entre José Serra (crítico ácido) e Geraldo Alckmin (apoiador discreto) quanto à obra, o PT quer carimbar o selo de "inimigo do TAV" no adversário e até mesmo culpá-lo por atrasos no leilão, já que tucanos pretendem contestar no Supremo a constitucionalidade do financiamento do BNDES.

É hoje só 
Prestes a concluir a negociação com os congressistas sobre os "restos a pagar", separando, entre os convênios firmados em anos anteriores, os que receberão recursos e os que serão cancelados, o Planalto quer estabelecer o "modelo salário mínimo": a regra definida agora valeria até o final do mandato, evitando a repetição anual do balcão.

Vai sim senhor 

Dilma Rousseff foi exigente na composição da comitiva que a acompanhou à China. Às vésperas da viagem, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, ponderou que havia confirmado presença num evento sobre energia nuclear em Paris. Ela deixou claro que achava mais importante ele tratar de pré-sal em Pequim. E assim foi feito.

Senha 

Com Dilma na China, Antonio Palocci aproveita para colocar em dia as demandas que chegam à Casa Civil. Dias atrás, enquanto o ministro despachava no gabinete, aguardavam na antessala José Eduardo Cardozo (Justiça), Fernando Haddad (Educação) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral).

Pacote completo 
Enquanto a presidente, em meio à agenda carregada de trabalho, só conseguiu visitar a Cidade Proibida, sua filha, Paula, conheceu também a Grande Muralha.

Bula 1 
Seis deputados pediram autorização da Câmara para viajar aos EUA, onde participarão, a partir de domingo, de seminário sobre novas tecnologias em medicamentos patrocinado por multinacionais do setor. O evento será aberto por Antonio Britto, presidente da Interfarma, entidade cujas doações feitas na campanha foram objeto de questionamento na Justiça Eleitoral.

Bula 2 
Estarão na comitiva, que fará escalas em Washington e Boston, Manuela D'Ávila (PC do B-RS), Renato Molling (PP-RS), Duarte Nogueira (PSDB-SP), Geraldo Resende (PMDB-MS), Cândido Vaccarezza (PT-SP) e Saraiva Felipe (PMDB-MG). Só o mineiro pediu que a Câmara pague suas despesas.

Dois pesos 
Agora beneficiário de liminar que lhe garante pensão de ex-governador, Roberto Requião (PMDB-PR) já foi detrator da regalia. Em 1990, quando disputava o governo paranaense, sua equipe de campanha distribuiu certidão do TCE atestando que um de seus rivais, José Richa, recebia aposentadoria similar.

Medalha 
Dilma vai aproveitar a próxima reunião do Conselhão, no final do mês, para criar, por decreto, a Comenda José Alencar de Heroísmo Social.

Para constar 
Ante a aproximação de Gilberto Kassab com a base de Dilma, o PT paulistano preparou documento em que reafirma oposição ao prefeito e defende a escolha do nome petista à sucessão municipal já em 2011. O texto, que será votado domingo, traz críticas pesadas ao ex-aliado PC do B, que aderiu ao bloco governista.

com FÁBIO ZAMBELI e ANA FLOR

tiroteio

"Se preocuparam em transformar os aeroportos em feirinhas do Paraguai, com dezenas de lojinhas. Só esqueceram das pessoas e da logística aeroportuária."
DO DEPUTADO RUBENS BUENO (PPS-PR), sobre estudo do Ipea segundo o qual 9 de 12 aeroportos do país não ficarão prontos a tempo para a Copa de 2014.

contraponto

Sei lá, mil coisas


Em entrevista ao "Jornal da Globo", discutiam a criação do PSD os deputados ACM Neto (DEM-BA), Chico Alencar (PSOL-RJ), Cândido Vaccarezza (PT-SP), e Jaime Campos (MT), este de saída do DEM para a sigla de Gilberto Kassab. A conversa virou um jogo de duplas, com os dois primeiros detonando a iniciativa, enquanto os outros dois a louvavam. Até que Vaccarezza, líder de Dilma Rousseff na Câmara, anunciou:
-Vou convidar o PSD a integrar a base do governo!
O jornalista então perguntou se Campos toparia, e ele, dado o caráter anfíbio da nova legenda, escapou:
-Não necessariamente...

Nenhum comentário: