quarta-feira, abril 06, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Pede pra sair
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/04/11

Pressionado por aliados do PSDB e do DEM e receoso de entregar ao novo partido de Gilberto Kassab vitrines do governo paulista como a rede de escolas técnicas e os programas de recolocação profissional, Geraldo Alckmin quer tirar Guilherme Afif da Secretaria de Desenvolvimento. Mas, por ora, prefere esperar que o vice, rumo ao PSD, ponha o cargo à disposição.
A operação não é simples. Enquanto, no entorno do governador, alguns consideram esta a hora certa para afastar o PSD, que ameaça virar adversário em 2014, outros, mais cautelosos, lembram o papel de Afif na arrecadação de recursos para a campanha de 2010.

Não é comigo 

Afif diz acompanhar o que chama de "boatos" pelos jornais: "Minha disposição de servir política e administrativamente é a mesma. O cargo de secretário pertence ao governador". Atribuiu a problemas de agenda de Alckmin o adiamento de reunião que ocorreria hoje para detalhar o "Via Rápida do Emprego".

Dispersão 
Para evitar que Kassab preserve influência na seção paulista do DEM, a direção nacional vai impor uma "blindagem antitraição" na comissão provisória a ser anunciada amanhã. A legenda ficará a cargo de um colegiado formado por 20 membros, dando voz ativa a prefeitos, vereadores e deputados.

Dou-lhe uma 
Na última tentativa de construir candidatura consensual no PSDB paulistano, o grupo de Alckmin oferecerá aos vereadores a vice-presidência na chapa liderada pelo secretário Júlio Semeghini (GestãoPública).

Garfo e faca
Os tucanos José Serra e Sérgio Guerra, que há meses não falam a mesma língua, encontraram-se anteontem num bistrô paulistano. Trocaram cumprimento protocolar, e cada um sentou-se à sua mesa. "Foi civilizado", relata uma testemunha. No restaurante também estava Gabriel Chalita (PSB), mas pelo deputado Serra passou batido.

Perfil 1 
Escolhido para ocupar a Secretaria de Aviação Civil depois que outras opções não vingaram, Wagner Bittencourt havia sido cogitado, de início, para ser o número dois da nova pasta.

Perfil 2 
Chamado por Dilma anteontem à noite para discorrer sobre o currículo de Bittencourt, diretor do BNDES, o presidente do banco, Luciano Coutinho, destacou a expertise do indicado em tema estratégico para os planos do governo quanto a aeroportos: concessões.

É meu O PTB, que estava ameaçado de perder a Conab para o PMDB, manterá o controle sobre o órgão com Evangenaldo Moreira dos Santos, indicado pelo deputado Jovair Arantes (GO).

Em alta 

Dilma convidou Nelson Barbosa, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, para acompanhá-la na viagem à China, onde ele falará a empresários sobre a economia brasileira.

Em campo 

Michel Temer escalou o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira para defendê-lo no inquérito sobre as suspeitas de corrupção no Porto de Santos. Um dos argumentos do advogado é que a Procuradoria-Geral da República não poderia voltar a apreciar o tema sem novos elementos, já que determinou o seu arquivamento em 2002.

Fellow 
A convite da Kennedy School of Government, em Harvard, Celso Amorim passará um mês, a partir do dia 18, como pesquisador-visitante do Projeto para o Futuro da Democracia. O ex-chanceler chefiará grupo de estudos sobre o Brasil.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"O caso do PSD não passa de uma apropriação indébita, mais próxima do Código Penal do que do Código Eleitoral."
DO DEPUTADO ESTADUAL CAMPOS MACHADO, presidente da seção paulista e secretário-geral do PTB. O partido reivindica propriedade sobre a denominação PSD, por ter incorporado essa legenda anos atrás.

Contraponto


Antes e depois

A vasta cabeleira de Luiz Sérgio (Relações Institucionais) já virou tema para brincadeiras até mesmo de Dilma Rousseff. Tanto assim que, ao chegar recentemente a uma reunião no Palácio do Planalto, o ministro apontou para o "aeroporto" do colega Guido Mantega e, demonstrando preocupação, disse:
-Presidenta, o seu ministro da Fazenda está fazendo terrorismo comigo. Veio me dizer que, quando entrou no governo, tinha mais cabelo do que eu!

Nenhum comentário: