sexta-feira, abril 01, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Pause
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 01/04/11

O temor de que o nascituro PSD fracasse na obtenção de registro judicial até setembro colocou um freio na desfiliação do DEM de prefeitos e deputados que serão candidatos em 2012. Mesmo os que já assumiram compromisso público de migrar para o partido de Gilberto Kassab desconfiam de seu cronograma de formalização. O pleito do PTB sobre a "patente" da sigla também contribui para o clima de incerteza.
Diante da perspectiva de perder musculatura em sua empreitada, o prefeito paulistano tem orientado seus seguidores na mudança partidária a protelar ao máximo a desfiliação. Isso preocupa a cúpula nacional do DEM, ainda receosa de que Kassab consiga manter nichos de influência na legenda.
Tudo a seu tempo Advogados contratados para viabilizar o PSD alegam que o momento é de "construção política" da legenda e que a coleta das quase 500 mil assinaturas em nove Estados, exigida por lei, ocorrerá num segundo estágio.

Ficção 

Agripino Maia, presidente nacional do DEM, afirma que o partido não recebeu nenhum pedido oficial de desligamento. "O próprio Kassab só renunciou à Executiva. O Indio [da Costa] também. É muita falação e nada concreto".

Dúvida cruel
Um dos casos simbólicos é o da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera. Antes inclinada a ficar no DEM, ela tem expressado a aliados o desejo de acompanhar Kassab no PSD, mas deve adiar a decisão até o limite, dada a insegurança jurídica da transição.

Headhunter 

A decisão de levar para o governo o vice-presidente da CUT, José Lopez Feijóo, foi selada há dois meses, em reunião entre Lula, Dilma e ministros. O ex-presidente elogiou o sindicalista, disse que ele estava em busca de novos desafios e sugeriu a contratação.

Tesoura 
Carlinhos Beauty, cabeleireiro de Brasília, proporá um desafio ao ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais): acertar o ponto de suas madeixas.

Na mesa 

Para aliviar a pressão do PMDB, o Planalto estuda indicar o ex-governador José Maranhão (PB) para a presidência da Embratur. Se ele aceitar, uma opção seria transformar o atual ocupante do posto, Mario Moysés, ligado ao PT, no número dois de Henrique Meirelles na Autoridade Olímpica.

Placar 
Pesquisa da consultoria Arko Advice, feita no Congresso, sinaliza problemas para o governo na votação, prevista para as próximas semanas, da revisão do tratado de Itaipu. Questionados se acreditam na aprovação da proposta, 26% dos deputados disseram que não, contra 32,7% confiantes de que a mudança passará. Outros 35,3% não souberam apontar o resultado.

Nada a declarar 
Há quem estranhe o silêncio de Carlos Lupi (Trabalho) sobre os tumultos que paralisam obras do PAC. O ministro viajou para reunião de trabalho em Angola. Dois secretários da pasta acompanham as reuniões realizadas entre sindicalistas e empresários.

Tenho dito 

Apesar de uma ala do PMDB de São Paulo ainda insistir na indicação de nomes do partido para a Secretaria de Agricultura de Geraldo Alckmin, Michel Temer mandou avisar que não quer nenhum peemedebista no primeiro escalão tucano. O partido deve ficar com a Codasp, órgão que cuida das estradas rurais.

Visita à Folha 
Alexandre Padilha, ministro da Saúde, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Gabriela Wolthers e Mércia Maciel, assessoras de imprensa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"É estranho a presidente reclamar de sua maioria no Congresso, pois foi exatamente esta maioria que ajudou a elegê-la."
DO LÍDER DO PMDB NA CÂMARA, HENRIQUE EDUARDO ALVES (RN), sobre o fato de Dilma ter dito em Portugal que seu governo tem "problema sério de maioria".

contraponto

Sem retoques
Após comparecer ao velório de José Alencar, na noite de quarta-feira, o ex-presidente Lula deixava o Planalto ao lado da mulher, Marisa Letícia, quando uma pessoa o abordou pedindo para tirar uma foto. Ciente de que o marido havia chorado bastante, a ex-primeira-dama achou por bem intervir:
-Não tira não, Lula, você está todo inchado.
Ele, no entanto, liberou:
-Ah, tira assim, inchado mesmo...

Nenhum comentário: