segunda-feira, abril 11, 2011

MÔNICA BERGAMO - Troca de guarda


TROCA DE GUARDA
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/04/11

Mudança à vista no Funcef, o bilionário fundo de pensão dos funcionários da CEF (Caixa Econômica Federal): Guilherme Lacerda, há oito anos no cargo, pode deixar a presidência nas próximas semanas, já que seu mandato chega ao fim. Sob seu comando, a instituição fechou 2010 com rentabilidade de 16,5% e patrimônio de R$ 43,8 bilhões.

FICA, GUILHERME
Reformado em 2007, o estatuto do Funcef diz que nenhum dirigente pode exercer mais do que dois mandatos de quatro anos. Os defensores da permanência de Lacerda, no entanto, alegam que, embora tenha assumido o cargo em 2003, ele estaria na verdade cumprindo o primeiro mandato sob as novas regras. E teria direito a mais uma reeleição.

EM QUEDA
Pela primeira vez em quase dois anos, os produtores de cimento registraram queda na comercialização do produto no país.

A retração chegou a 1,7% e foi maior nas regiões Centro-Oeste (queda de 4,5%) e Sudeste (menos 2,7%). O Sul manteve alta de 4,6%.

CRONÔMETRO
O ministro Guido Mantega, da Fazenda, disse à coluna que o governo tem "diversas medidas que poderão ser tomadas" caso o dólar siga desvalorizado. "Mas não podemos exagerar no remédio, porque ele tem efeitos colaterais", pondera. A análise da dosagem, diz Mantega, depende de avaliação que é feita não dia a dia - mas "hora a hora".

LINHA FINA
Uma das preocupações do ministro da Fazenda é com a possibilidade de empresários brasileiros se endividarem em dólar.

NO LUGAR
E, depois da palestra que deu para o Seminários Brasileiros, na sexta-feira, em São Paulo, Guido foi abordado por um empresário. Ele queria saber se a gasolina, afinal, vai subir, como diz o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli -ou fica como está, como anunciava Guido. O ministro da Fazenda foi enfático: "Eu sou o presidente do conselho de administração da Petrobras. Posso garantir ao senhor que os preços não vão subir".

"DAY OFF"
Funcionários do Consulado Geral dos Estados Unidos em SP saem de casa hoje sem saber se vão trabalhar. Se entrave na aprovação do Orçamento no Congresso dos EUA paralisar as atividades do governo americano, não haverá expediente aqui. Cogitou-se até cancelar eventos sociais marcados para anteontem no prédio diplomático.

BONO LÁ
Bono tirou os sapatos e botou os pés na mesa para imitar Lula na visita que fez a Dilma Rousseff na sexta, em Brasília. Ele contou que, em 2006, ao visitar o ex-presidente na Granja do Torto, acabou esquecendo o celular na residência oficial. Voltou, bateu, chamou, chamou -e nada. Foi abrindo as portas e gritando "Hello! Hello!". Até que deu de cara com Lula, pernas esticadas, sem sapatos, copo de cerveja na mão e TV ligada no futebol. "Entra aí, cara!", teria dito o ex-presidente. Bono repetiu a cena para Dilma.

LIXO NO LIXO
O prefeito Gilberto Kassab vai convocar uma entrevista coletiva para pedir aos paulistanos que não sujem a cidade na Virada Cultural. O lixo acumulado nas ruas gera reclamações tanto de frequentadores quanto de moradores das vias em que acontecem os eventos. Kassab vai informar os números da "guerra" contra a sujeira: serão instaladas 4.900 cestas de lixo e usados 40 contêineres; 3.300 homens trabalharão na coleta da Virada.

ALMAS PENADAS
O diretor Paulinho Caruso, da O2, filho do cartunista Paulo Caruso, transformou Laerte, Angeli e o pai em "figurantes especiais" de seu curta "Penas". O filme é inspirado em uma história em quadrinhos de Laerte que ele leu na infância. Nela, um homem descobre que tem penas nos braços, e que o mundo é comandado por uma corporação de seres alados.

FESTA DO CANAL
A apresentadora Didi Wagner circulou pela festa Mixtape do canal Multishow. O ator Pedro Neschling e a modelo Luiza Moraes também foram ao Beco 203, na rua Augusta, e a banda Miami Horror se apresentou.

VISITA À CHINA
Os fotógrafos Maurício Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos abriram a exposição "Trilogia Vermelha: China", na Pinacoteca do Estado. A mostra tem 65 fotografias feitas na China, em 2009.

CURTO-CIRCUITO

O Ministério da Justiça lança amanhã o site participacao.mj.gov.br/CPC sobre o Código de Processo Civil.

Renato Kfouri, presidente da Associação Brasileira de Imunizações, lança às 21h de hoje a campanha Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido. No Espaço Araguari.

A exposição "Roberto Carlos - O Artista e seu Público" abre hoje com 40 fotos do cantor. No Espaço Cultural Citi.

O Colégio Sion faz, hoje e amanhã, bazar beneficente em prol do Centro de Educação Infantil Irmã Natividade. Das 9h às 18h.

Bartolomeu Campos de Queirós autografa amanhã, às 21h, o livro "Vermelho Amargo", na Casa de Livros.

Silvio de Abreu e atores de "Passione" serão homenageados hoje pela Agência Nacional Italiana de Turismo.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA, THAIS BILENKY e CHICO FELITTI

Nenhum comentário: