sábado, abril 09, 2011

ILIMAR FRANCO - Ressentimento


Ressentimento 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 09/04/11

Os dirigentes do DEM não se conformam com a atuação dos tucanos na formação do PSD do prefeito Gilberto Kassab. Contam que o deputado Eduardo Sciarra (PR) deixou o DEM pelas mãos do governador Beto Richa (PSDB), e que o secretário Vilmar Rocha (GO) trocou de sigla a pedido do governador Marconi Perillo (PSDB). Reclamam que “os tucanos estão jogando contra os tucanos”.

O encontro Dilma-Bono
Foi descontraído o almoço da presidente Dilma Rousseff com a banda U2. Dilma e Bono falaram sobre combate à pobreza e crise internacional. Bono fez um relato da crise na Irlanda, contando que o governo de seu país quebrou para socorrer os bancos privados.
Dilma discorreu sobre a questão energética e, ao final, Bono reagiu: “É incrível ver uma executiva como chefe de Estado”. A presidente
os levou até a biblioteca e à Capela do Alvorada. Lá, Bono fez uma oração. No mais: muitos flashs e autógrafos. Bono posou para fotos com Dilma, o chefe de gabinete Giles Azevedo, o marqueteiro João Santana, os ministros Antonio Palocci (Casa Civil) e Helena Chagas (Secom).

"Não esperem que o Aécio Neves dê uma de Carlos Lacerda. Ele não é da UDN. Ele é de outra escola, a do PSD mineiro, a de JK” — Marcus Pestana, deputado federal (PSDB-MG), sobre o jeito de fazer oposição

PROJETO MEMÓRIAS. A TV da Câmara dos Deputados está produzindo documentário sobre a vida do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Nesta semana, o ex-governador José Serra gravou depoimento de 40 minutos sobre a convivência com FH desde o início da década de 60. Numa das passagens, Serra conta que foi ele quem apresentou o exministro das Comunicações Sérgio Motta (falecido em 1998) a FH.

À queima-roupa

Em reunião com deputados do PMDB, o ex-ministro da Saúde Adib Jatene relatou que, num encontro com a presidente Dilma Rousseff, lhe disse: “A senhora não vai priorizar a saúde porque não tem de onde tirar o dinheiro necessário”.

Segundo escalão
Primeiro foi o presidente da Conab. Agora, quem caiu foram os diretores de Finanças, Rogério Colombini, e de Abastecimento, Amaury Pio. Nos seus lugares entram Marcelo Melo e Matheus Benevides Gadelha, indicados pelo PMDB.

Balanço verde
No balanço de cem dias do governo Dilma, o Greenpeace cobra um posicionamento quanto ao Código Florestal e a construção de um marco legal para impulsionar a energia renovável. A organização critica ainda o corte de 40% do orçamento do Ministério do Meio Ambiente e a concessão da licença para a construção do canteiro de obra da usina de Belo Monte. A íntegra estará amanhã no site do Greenpeace.

Convencimento
● O ministro Fernando Haddad e Danilo Forte, relator da MP que cria uma empresa pública para gerir os hospitais universitários, levaram deputados para conhecer o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, considerado modelo de gestão.

Na bagagem
Para enfrentar as longas horas de voo até a China, o governador Jaques Wagner (BA) está levando a obra reunida de Campos de Carvalho, autor apreciado pela presidente Dilma Rousseff. Wagner faz parte da comitiva da presidente.
 DANÇA DAS CADEIRAS. Ex-superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, José Rita Martins Lara foi designado adido junto à Embaixada do Brasil em Bogotá, na Colômbia.
 EFETIVADO. O ministro Alexandre Padilha (Saúde) decidiu nomear Dirceu Barbano diretor-presidente da Anvisa. Ele já exercia o cargo como interino. 
● O PRESIDENTE da OAB, Ophir Cavalcante, vai intensificar campanha para aprovar o financiamento público e a transparência nas prestações de contas.

Nenhum comentário: