sexta-feira, abril 08, 2011

ILIMAR FRANCO - Mantega dá cartas


Mantega dá cartas
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 08/04/11 

O novo presidente do Banco do Nordeste (BNB) será um funcionário de carreira do Banco do Brasil: Miguel Cícero Terra Lima. O nome foi escolhido pelo ministro Guido Mantega (Fazenda). Ele foi superintendente do BB no Ceará, em 2000, e nomeado para uma diretoria da Brasilprev, em 2009. Os políticos governistas do Ceará foram mantidos à margem da escolha e o atual presidente do BNB, Roberto Smith, ainda se movimenta para ficar.

Ambientalistas começam a ceder

Com o aval dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, integrantes da bancada do PT vão propor emenda ao Código Florestal para acabar com a necessidade de averbação da reserva legal. A concessão alivia pequenos e médios produtores rurais, base eleitoral petista. Os petistas estavam sendo pressionados por esses setores sociais a flexibilizar suas posições. Esse movimento, no entanto, não é suficiente para dar maioria aos ambientalistas na discussão do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB- SP). Nem deve levar a maioria, alinhada com os ruralistas, a ceder em outras questões do código.

"O Brasil tem uma fábrica de munição. Suspeito que esteja exportando para Bolívia, Peru, Paraguai e Colômbia; e que ela volte contrabandeada para as mãos de loucos, assassinos e traficantes” — Marcelo Crivella, senador (PRB-RJ) sobre a tragédia de Realengo

DEBUTANTE. Depois da Vale, a presidente Dilma Rousseff está começando a se debruçar na sucessão da presidência da Petrobras. Nesse caso, o governo tem mais tempo para avaliar as opções de nomes. O presidente da petrolífera estatal, Sérgio Gabrielli, estaria se preparando para deixar o cargo no ano que vem. Ele é o candidato do governador da Bahia, Jaques Wagner, à prefeitura de Salvador.

Zum-zum
Insatisfeita com a gestão do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, a presidente Dilma Rousseff andou conversando com o ministro Fernando Haddad (Educação) para que sua pasta assuma a condução do programa.

Viúvas
Depois de oito anos no centro das decisões, o secretáriogeral da Presidência, Gilberto Carvalho, e o assessor para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, estão ressentidos e insatisfeitos com o peso deles na atual administração.

A oposição precisa combater todo dia
Políticos experientes do Congresso dizem que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) precisa fazer mais do que um discurso no Senado para ser, de fato, o líder da oposição. Avaliam que para isso é preciso que Aécio faça ataques diários ao governo petista. Citam como exemplo a eleição de Fernando Collor, em 1989. Ulysses Guimarães defendia a mudança, mas os eleitores elegeram Collor como o
candidato da ruptura.

Procura-se
É grande o constrangimento entre os tucanos. Seus dirigentes estão à procura de um papel à altura do ex-governador José Serra. A criação do Conselho Político foi pensada com esta intenção. Mas a ideia não está empolgando.

Fico

Apesar da intensa pressão de deputados e senadores do PTB, o ministro Guido Mantega (Fazenda) bateu na mesa e decidiu que não haverá mudanças na Casa da Moeda. Será mantido na presidência Luiz Felipe Denucci Martins.

 O SENADOR Francisco Dornelles (RJ) vai ser reeleito presidente do PP. Na costura, o ministro Mário Negromonte (Cidades), o líder na Câmara, Nelson Meurer (PR), e o senador Benedito de Lira (AL). 
 CONFIRMADÍSSIMO. A presidente Dilma Rousseff recebeu convite oficial e vai visitar a Bulgária, país de nascimento de seu pai, no segundo semestre.
● PELA PRIMEIRA vez na história, mesmo que interinamente, a Câmara será presidida por uma mulher, a primeira-vice Rose de Freitas (PMDB-ES). Será no período de 13 a 17 deste mês, durante viagem do presidente Marco Maia (PT-RS) à Espanha.

Nenhum comentário: