terça-feira, abril 19, 2011

ILIMAR FRANCO - Dias de agonia


Dias de agonia
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 19/04/11

O DEM continua sangrando. Ontem, o tesoureiro do partido, Saulo Queiroz, deixou a sigla. O próximo pode ser o governador Raimundo Colombo (SC). Ele sofre intensa pressão de Jorge Bornhausen, prefeitos, vereadores e deputados estaduais para entrar no PSD de Gilberto Kassab. Eles alegam que o DEM não tem futuro e que o PSD, que “não é de direita, nem de esquerda, nem de centro”, cria a perspectiva de um projeto novo e viável.

Duas táticas II: Marco Maia e o PT
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), está sendo pressionado a romper acordo com os ruralistas e agricultores. Parte da bancada do PT quer jogar a votação do Código Florestal para o segundo semestre. Mas, em março, na feira agrícola Expodireta, em Não-Me-Toque (RS), Maia disse: “Fiz um acordo com os agricultores e mantenho minha proposta. Se depender da presidência da Câmara, até o início de abril, teremos a votação”. Os petistas que querem que ele não cumpra sua promessa são os mesmos que o apoiaram na eleição para a presidência da Câmara, contra o candidato do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

"Acho baixaria vocês ficarem falando do Aécio. Podia acontecer com qualquer um. Façam críticas políticas” — Lindberg Farias, senador (PT-RJ), rebatendo piadas feitas por petistas sobre o episódio da blitz

NO BAGAÇO. Eleito recentemente para a presidência do DEM, o senador José Agripino (RN) não esconde de ninguém que está cansado. Acossado pelo PSD de Gilberto Kassab, Agripino não faz outra coisa que viajar e participar de reuniões para tentar administrar as divergências regionais do partido, que têm sido a fonte dos descontentamentos que têm feito muitos quadros do partido se mudarem para o partido do prefeito de São Paulo.

Maconha
A defesa do plantio de maconha e da criação de cooperativas pelo líder do PT, Paulo Teixeira (SP), foi motivo de piada ontem em reunião com o ex-presidente Lula. Os petistas brincaram que ele queria fortalecer a agricultura familiar.

Recadinho
A presidente Dilma Rousseff chamou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, quando estava na China, e ponderou que ele já tinha se manifestado, mas que agora devia deixar o tema juros com o ministro Guido Mantega (Fazenda).

STJ: a presidente bate o martelo
No seu primeiro dia de trabalho, no retorno da China, a presidente Dilma Rousseff reuniu-se com a coordenação de governo para tratar das indicações para as três vagas que estão abertas no STJ. Os nomes devem ser publicados esta semana no DO. Um assessor do ministro José Eduardo Cardoso (Justiça) revelou que os juristas escolhidos são: Antonio Carlos Ferreira, Sebastião Alves dos Reis Jr. e Ricardo Villas Bôas Cueva.

Cadê? Uai!
O governo Dilma está para completar quatro meses e até agora não fez nenhum balanço do PAC. No ano passado, quando tinha eleições, era balanço para lá e para cá. A última prestação de contas ocorreu em dezembro de 2010.

Fadigas
Sobre a fadiga de material do Pinheiro (PT-BA) pergunta a Aécio Neves (PSDB-MG): “Ela também se aplica aos governos tucanos de Minas Gerais (12 anos no poder) e de São Paulo (20 anos no poder)?”

 RESSENTIMENTOS. Tucanos e demistas acusam o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) de estar ligando pessoalmente para deputados da oposição e incentivando-os a migrar para o PSD.

 REELEIÇÃO. Em reunião sobre reforma política ontem, o ex-presidente Lula defendeu o instituto da reeleição, derrubado em comissão do Senado. O PT está dividido sobre esse assunto.

● EM FORMA. Na viagem à China, os secretáriosexecutivos Alessandro Teixeira (Desenvolvimento) e Nelson Barbosa (Fazenda) levantavam mais cedo todos os dias para fazer ginástica.

Nenhum comentário: