domingo, abril 10, 2011

ILIMAR FRANCO - Batendo cabeça


Batendo cabeça
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 10/04/11

O fato passou despercebido por causa do discurso de Aécio Neves (PSDB-MG) no Senado. Na mesma quartafeira (6), na Câmara, na votação do aumento da remuneração do Paraguai pela energia de Itaipu, o PPS votou com o governo. Seu líder, Rubens Bueno (PPS-PR), exdiretor de Itaipu, ficou irritado com “a falta de conhecimento” de tucanos e demistas. E os contestou: “Não é verdade que o Brasil pagou um centavo a mais. Todo o financiamento foi pago pelo resultado dessa empresa”.

Palavra em xeque
Um dos principais argumentos utilizados por José Serra e seus aliados para rechaçar a hipótese de candidatura nas eleições municipais do ano que vem é que ele passará a campanha inteira se explicando. Em 2004, quando elegeu-se para a prefeitura de São Paulo, prometeu que iria concluir o mandato. No entanto, dois anos depois ele deixou o cargo para concorrer e vencer as eleições para o governo estadual. Os tucanos avaliam que, agora, se Serra for concorrer à prefeitura paulistana, em 2012, vai ter de convencer os eleitores de que não voltará a fazer o mesmo para disputar as eleições presidenciais de 2014. 

"No Brasil não há indexação e isso alimenta a inflação” — Cândido Vaccarezza, líder do governo na Câmara, diante de pressão para reajuste maior da tabela do IR, sob a alegação que esse índice não repõe a inflação

O NOME DELE É BOND. O chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, preocupado em evitar que as divergências internas do governo sejam expostas em público, tem por hábito, após o final das reuniões de conciliação interna, recolher todo o material impresso que subsidia os debates. Algumas anotações acabam ficando também para os arquivos do Palácio. Os ministros só contam com suas memórias para tentar relatar as divergências. 

Nervos de aço
As nomeações para o segundo escalão do governo federal que não foram resolvidas até agora vão ficar para maio. O adiamento deve-se à viagem da presidente Dilma para a China e à Semana Santa. Na lista está Orlando Pessutti (PMDB).

Embratur na mesa 
O governo ofereceu ao exgovernador José Maranhão (PMDB) a presidência da Embratur, mas ele não aceitou. Agora o PMDB diz que o cargo é seu. O atual presidente, Mário Moysés (PT), deve ir para a Autoridade Pública Olímpica.

Concurso de milhagem
Conto o causo como me contaram. Na saída do velório do vice-presidente José Alencar, em Belo Horizonte, na quinta-feira (31/3), a presidente Dilma Rousseff pergunta ao ex-presidente Lula: “Quando conversamos?”. A resposta: “Não sei. Estou indo aos Estados Unidos e ao México”. Dilma emenda: “E quando você voltar vou estar viajando para a China”. A conversa termina com a presidente Dilma dizendo: “Lula, então você marca”.

Partido virtual

O ex-deputado Indio da Costa procura interessados em ingressar no novo PSD até no Twitter. “Você tem gente com mandato interessado?”, perguntou Indio para um tuiteiro. “Tem algum deputado federal interessado?”, quis saber de outro.

Divórcio litigioso
A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) pediu para usar o tempo da liderança do DEM para fazer o anúncio de que estava indo para o PSD. Não levou. Ela foi destituída da liderança da minoria e de todas as vagas em comissões temáticas.

 OPOSIÇÃO NA TV. Nenhum político vai aparecer nas inserções comerciais do PSDB na TV, que vão ao ar a partir do dia 14. Menos um motivo de briga. 
 AUDIÊNCIA pública com o subsecretário geral da ONU, Achim Steiner, na Comissão de Meio Ambiente do Senado, dia 26. O presidente Rodrigo Rollemberg (PSBDF) quer ouvi-lo sobre “Rio + 20” e “Economia Verde”. 
● AS CRIANÇAS vítimas da tragédia de Realengo serão homenageadas, terça-feira, na instalação da Frente dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, que será presidida pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Nenhum comentário: