domingo, abril 24, 2011

ELIO GASPARI - De Wallis.de.Windsor@edu para Kate@org


De Wallis.de.Windsor@edu para Kate@org
ELIO GASPARI

O GLOBO - 24/04/11

Você vem de uma família de mulheres fortes e entrará noutra na qual, há séculos, os homens são fracos


QUERIDA KATE MIDDLETON,
Sexta-feira você terá o que eu não tive. Entrará na abadia de Westminster, para os braços de William, o homem que te ama. Pelo amor que me tinha, o rei Eduardo 8º abdicou em 1936 e viveu no exílio até sua morte, em 1972. Repete-se à exaustão que, desde 1660, você será a primeira plebeia a se casar com um futuro rei da Inglaterra. Preste atenção na maneira esnobe como apagam minha presença. David, assim nós o chamávamos, largou o trono e casou-se comigo meses depois. De Wallis Simpson, Duquesa de Windsor, fala-se o mínimo possível, de preferência, mal. Meu retrato nesse filme "O Discurso do Rei" é patético. O Bertie era gago, mas eu não era mal-educada. Outro dia, a czarina Alexandra Romanoff disse-me que fazem comigo o que os bolcheviques fizeram com Trótski, o único comunista charmoso que há por aqui.
Hoje, chamam a família real de "A Firma". Um mundo de elegância, riqueza e esplendor. A mim, deram ferocidade, frieza e rancor. Não me convidaram para o casamento de Elisabeth com aquele nobre grego arruinado. Repetem que eu não podia ser rainha porque era divorciada. Parece maldição. Três dos quatro filhos da rainha se divorciaram. Em 1991, li no "New York Times" um artigo do Chistopher Hitchens dizendo que o príncipe Andrew é filho de lord Porchester, o encarregado dos estábulos reais. Toda vez que pergunto a Diana quem é o pai do príncipe Harry ela desconversa. Vou às lágrimas quando vejo Margareth, a irmã de Elizabeth proibida de se casar com o piloto Peter Townsend, um divorciado. O moço era um herói da Segunda Guerra. Os dois estão sempre de mãos dadas. Chegaram a escrever que eu era um homem. E o filho que abortei do conde Ciano, que viria a se casar com a menina do Mussolini? Circularam coisas horríveis a respeito da sexualidade do David, mas a respeito desse assunto não abro a boca. Digo-lhe, Kate, que invejo o apelido dado ao seu noivo, "Big Willie".
Kate, você não se casará com o príncipe apenas por ser bela. Jecca Craig, aquela moça do Quênia, também é linda e tem um jeito selvagem que faz o gênero do seu noivo. Você se casará com William porque é uma mulher forte, vinda de uma família de mulheres fortes. Sua bisavó Edith enviuvou cedo e, sem tostão, criou seis filhos. Sua avó Dorothy perseguiu obsessivamente a ascensão social, e sua mãe, Carol, transformou um hobby de apetrechos para festas de crianças num empreendimento milionário. Na sua família os homens são asteriscos, ou encrenca, como seu tio Gary, um perigoso cafajeste, ou seu irmão James, um bobinho.
Veja os Windsor: o bisavô de William não gostava de ler, seu negócio era cuidar da coleção de selos. Quem mandava na casa era a rainha Mary, com suas joias ridiculamente resplandecentes e seu gosto pelas pedras alheias. Ela depenou os Romanoff oferecendo uma ninharia pelas tiaras das infelizes grã-duquesas. Bertie teve um rochedo na mulher. Tudo o que David e eu padecemos partiu dela. Acredite que ele teve que pedir à sobrinha para que fossemos enterrados no campo de Frogmore, junto com seus ancestrais. A "Firma" foi salva pela força de Elisabeth 2ª.
Diana foi uma mulher forte, mas quando se casou era uma virgem ingênua. Camilla Parker-Bowles triturou-a. É uma leoa (até pela juba) e domesticou Charles. Pudera. Deitada, sua bisavó era a única pessoa no reino capaz de acalmar os acessos de ira de George 5º.
Os compadres de Windsor eram tão fracos que ainda hoje dizem que o chefe da família foi lord Mountbatten. Charles tenta copiá-lo. Os irlandeses explodiram-no em 1979. Jamais conheci corno tão frio, manso e calculista. E cornos conheci. Quando ele ia lá em casa, deixávamos sempre um criado por perto, pois um dia furtou uma peça Fabergé.
Kate, seus nove anos de namoro com William foram de convivência com um jovem sofrido, esmagado entre o dever público e tormentos familiares. Quando vocês foram morar juntos, ele deixou o lar deteriorado de uma família sem emoções. William sofreu o que há de pior, a morte da mãe, detestada no palácio e amada nas ruas. Você fez pelo seu príncipe o que não tive tempo de fazer pelo meu. Talvez nem conseguisse.
Ajude o mundo a se vestir melhor. Não é qualquer uma que, como nós, pode deixar a roupa cair como um véu sobre a cintura. Cuidado para não dizerem que o caimento de seu vestido de noiva lembra o do meu. (O lance da compra pública de calcinhas de renda foi coisa de perua, cuidado.) Morra de fome, mas não engorde. Nas saladas, as folhas de alface dos convidados devem ser aparadas, todas no mesmo tamanho. Vocês se acostumarão a só beber champanhe. William tomando cerveja com sambuca e você misturando rum com frutas tropicais são jovens maltratando o paladar. Joias, Kate, muitas joias no closet, mas poucas no corpo. Não faça como eu que gastava milhões com o Cartier. Há coisas bonitas e baratas. Aquela minha pantera com olhos de esmeraldas iria bem com turmalinas. (A Elisabeth Taylor arrematou-a num leilão e chegou aqui, linda, com ela.)
Você se casará no ascendente de Leão, com o Sol em Touro. Madame Claire, minha astróloga, diz que é bom presságio. Acho que você deve se preparar para a coroação de William a partir de 2020, quando Charles completará 72 anos. Em mais de um milênio, só três soberanos passaram dessa idade. As mulheres de Windsor são longevas, os homens, não. A rainha Vitoria viveu até os 81 anos e Elisabeth fez 85 na quinta-feira.
Cuide-se, você tem tempo.
David manda-lhe um respeitoso cumprimento e eu faço-lhe uma reverência.
Wallis, duquesa de Windsor

AI DO DEFICIENTE

Por meio da sua Superintendência de São Paulo, o Ministério do Trabalho está desossando a lei que criou um sistema de cotas para aproveitamento de deficientes físicos.
Pela lei 8.213/91, as empresas com mais de 100 empregados são obrigadas a reservar cotas numa escala que vai de 2% a 5% (no caso de quem tem mais de mil trabalhadores). Simples assim.
Pois no mandarinato do doutor Carlos Lupi, seus sábios inventaram um novo sistema, pelo qual firmam-se pactos contornando o que a lei determina.
Num deles, combinaram que uma empresa teria até dois anos para cumprir 30% do que a lei manda. As cotas já beneficiam 300 mil deficientes. Poderiam ajudar até 900 mil. Se o doutor Lupi conseguisse transplantar para as relações da patuleia com a Receita Federal o sistema de pactos com o qual pretende ferrar os deficientes, talvez ele se tornasse o político mais popular do país.

MORTALIDADE

A expectativa de vida fora do poder federal do PSD do prefeito Gilberto Kassab é de, no máximo, dez anos.
Nenhum de seus ancestrais (DEM, PFL, PDS e Arena) conseguiu preservar um eleitorado relevante além desse prazo de validade.

TRABALHO E RENDA
A doutora Dilma jamais pensou que acabaria dirigindo o país na seguinte situação: a economia vai bem, há pleno emprego e, para quem trabalha, os salários podem melhorar.
Isso leva seu governo a tomar medidas "macroprudenciais" para conter a inflação e o BC sobe a taxa de juros para 12%, beneficiando precisamente quem ganha dinheiro sem trabalhar.

Nenhum comentário: