quinta-feira, abril 28, 2011

CLAUDIO HUMBERTO

“Eu quero que esse conselho comece e termine com moral”
SENADOR MÁRIO COUTO (PSDB-PA) SOBRE O NOVO CONSELHO DE ÉTICA DO SENADO

PSDB E DEM JÁ DISCUTEM ATÉ ‘AUTODISSOLUÇÃO’ 
Desanimados com a supremacia governista no Congresso, políticos do PSDB e DEM discutem reservadamente a eventual autodissolução de ambos os partidos, como forma de aplicar um “choque” que os retire da letargia, para depois promover a “refundação” da oposição. A ideia é inspirada em um precedente histórico: após derrota acachapante em 1970 diante da Arena, o MDB mexeu nos próprios brios discutindo sua autodissolução, e em 1974 foi à forra com uma vitória arrasadora.

PRAZO DE VALIDADE 
O sossego do governo Dilma no Congresso pode acabar mais cedo do que se imagina, após a decisão de cortar as emendas parlamentares.

ATÉ QUANDO? 
Por enquanto, a maioria governista no Congresso mantém-se firme no plantão até tarde da noite, resistindo às obstruções da oposição.

SERRA NA BASE? 
Esta coluna revelou no dia 11 que, consultado, José Serra até estimula a debandada de tucanos “serristas” para o PSD de Gilberto Kassab.

CONTAGEM REGRESSIVA 
Termina no sábado (30) o prazo do Ministério Público Federal para que os seis parentes de Lula devolvam os passaportes diplomáticos. 

GOVERNO DO DF DESMONTA APARELHO DE SEGURANÇA 
Segurança pública parece que já não é uma prioridade, no Distrito Federal: o governo aproveitou a saída do ex-secretário Daniel Lorenz, que se demitiu protestando contra interferências políticas, e de uma só tacada extinguiu 72 cargos na secretaria e pôs outros 78 na guilhotina. Uma “comissão de reestruturação” marcou a reunião do desmonte já no dia seguinte à saída de Lorenz. E dispararam os homicídios no DF.

PIOROU 
No feriadão, foram quinze assassinatos no DF e abril vai fechar com um número bem alto, em relação aos 44 casos de abril de 2010. 

PAUSA PARA LAZER 
Nesta quarta (27), enquanto 387 deputados estavam no plenário, 52 deles assistiam na tevê do cafezinho ao jogão Barcelona x Real Madri.

CHORO DE BANQUEIRO 
O banco Santander publica hoje o balanço do primeiro trimestre: o choro é livre. O espanhol estagnou no 3º lugar do mercado.

NÃO TEM PRA NINGUÉM
Interessados no pregão 009, do Exército, para produzir as cerimônias de abertura e encerramento dos 5º Jogos Mundiais Militares, em julho, no Rio, tomaram um susto durante a visita técnica ao local: o cenógrafo que fez projeto do evento é dono da P&G, uma das empresas licitantes.

AVISO PRÉVIO 
Ex-candidato ao governo do DF e atual secretário do Meio Ambiente, Eduardo Brandão (PV) mergulhou na frigideira em fogo alto. A influência de familiares na secretaria tornou sua demissão iminente.

LESA-PÁTRIA 
Dilma não gosta da proposta de alteração do tratado de Itaipu com o Paraguai. É um projeto de lesa-pátria. Ex-ministra de Minas e Energia, ela conhece o tema e sabe que o Brasil nada deve. Os paraguaios não entraram com um só centavo na obra e 98% da água são brasileiros.

PÕE NA CONTA 
O governo de Moçambique anunciou que o BNDES finalmente emprestou US$ 80 milhões para a Odebrecht (quem mais?) construir seu aeroporto internacional. A nós restam os vexatórios puxadinhos. 

APELO AOS CÉUS
Em vôo da Gol Brasília-Rio, que saiu ontem duas horas de atrasado, a evangélica senadora Marina Silva (PV-AC) se aterrorizou com a turbulência, sacou o que parecia um catolicíssimo terço e rezou.

ELA E O CARA 
Antes mesmo de conquistar o governo potiguar, a pediatra Rosalba Ciarlini (DEM), foi três vezes prefeita da cidade de Mossoró e senadora. A explicação para esse fenômeno eleitoral tem um nome: o marido dela, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado. Ele é o cara na articulação política.

OLHO NOS TRABALHOS 
Comissão criada pelo presidente da Câmara, Marco Maia, vai acompanhar as investigações sobre o desvio de fundos da Assembléia do Pará. Participam Claudio Puty (PT-PA), Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), Francisco Praciano (PT-AM) e Jean Willis (PSOL-RJ).

AVAL DE ESPECIALISTA 
Ex-ministro da Aeronáutica no primeiro governo FHC, o tenente-brigadeiro Mauro Gandra elogiou o pacote do governo que prevê a participação privada na reforma e gestão de aeroportos: “É brilhante”.

PERGUNTA NA PISTA 
Será que tem algum petista protestando contra a privatização dos aeroportos? 

PODER SEM PUDOR 
QUESTÃO DE FÉ 
José Sarney presidia o Senado, no governo FHC, quando uma jornalista contou que o então presidente FHC afirmara no exterior que Deus havia sido bom com o maranhense, por lhe dar mais um ano de mandato quando ele era presidente. Sarney reagiu com fina ironia, aludindo ao ateísmo militante de FHC:
– De fato, Deus é generoso com quem acredita nele...

Nenhum comentário: