quinta-feira, abril 14, 2011

ANNA RAMALHO - Tensão no mercado


Tensão no mercado 
ANNA RAMALHO
JORNAL DO BRASIL - 14/04/11

Em 2006, após ser reeleito, Lula abriu o mercado de resseguros, antes limitado à ação do IRB Brasil RE. Desde então, vigorou o sistema aberto. Mas, há alguns meses, uma portaria da Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep) decretou retrocesso, ao ampliar a reserva de mercado para resseguradores locais. 

Desde então
Governos do Canadá, Estados Unidos e Alemanha protestaram junto ao Palácio do Planalto. Igualmente, entidades nacionais de resseguros fizeram reclamações. Com isso, hoje reina certa insegurança no mercado. 

Senhora encrenca
Na abertura, decretou-se que 40% do mercado seria "preferencial" para os locais, mas a Susep determinou que sejam "obrigatórios", o que pode elevar os custos do resseguro, principalmente em grandes obras.

Dois pesos, duas medidas
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) concordou com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que, durante reunião na Comissão de Relações Exteriores, afirmou que a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável - a Rio + 20 – que acontece em 2012, tem maior relevância que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 

Ponto de vista

Na Rio + 20 serão confrontados avanços e retrocesso da Agenda 21, sobre redução de emissão de gases de efeito estufa, com um balanço das mudanças climáticas no mundo. O que tem mais peso, na opinião da Excelência, do que goleadas e bons resultados em salto de vara.

É a tal história
Ter razão o Cristovam tem, mas vai ficar falando sozinho. Ou só com o Randolfe, né, não?

Samba de uma nota só
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Fernando Collor (PTB) recebeu, anteontem, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Forças Armadas da França, embaixador Josselin de Rohan. Entre os temas abordados durante a conversa, o estreitamento da parceria estratégica entre os dois países. Resumindo: compra dos caças Rafale. 

Fatura absurda
Rohan garantiu ao senador que a França fará a transferência total da tecnologia dos caças ao Brasil, ao contrário dos EUA, que repassam apenas parte dela. Só pra lembra: o pacote de 36 aviões custará a bagatela de US$ 6,2 bilhões ou seja R$ 11,4 bilhões de reais – uma dinheirama que poderia beneficiar a Saúde e a Educação, os descalabros do país.

Anfitriões internacionais
Simone e Jacob Orlean reuniram anteontem para jantar em Milão, na Itália, 60 arquitetos e decoradores brasileiros, presentes à Feira de Milão. Milagrosamente, todos chegaram pontualmente às 20:30h ao chiquérrimo Hotel Bulgari, onde comeram as delícias do chef Elio Sironi, e de lá só saíram às duas da matina. Empolgado, Caco Borges fez discurso e foi aplaudidíssimo.

A vez do Rio
Se tudo correr nos conformes, o mítico Théâtre du Soleil, em sua turnê 2011, passará pelo Rio de Janeiro em novembro

Essa semana está no Brasil Elaine Méric, Diretora de Turnês da companhia de Ariane Mnouchkine, para acertar os últimos detalhes. De passagem pelo Rio, ela se encontrou com Antônio Grassi , presidente da Funarte, Dimitry Ovtchinnikoff , Adido Cultural da França no Rio, Eva Doris Rosental, Superintendente de Arte da Secretaria de Estado de Cultura, e Emilio Kalil, Secretário Municipal de Cultura do Rio, numa tentativa de unir forças para que Les Naufragés du Fol Espoir possa ser visto pelos cariocas.

Raspadinhas

Bete Bullara, do Cineduc, faz palestra sábado, para professores do projeto Luz, Câmera e Educação!, em Barra do Piraí. 

A Pontapé lança coleção inspirada em Paris.

A Foxton, dos estilistas Marcella Mendes e Rodrigo Ribeiro, lança coleção Back to Classics.

Nenhum comentário: