terça-feira, abril 19, 2011

ANCELMO GÓIS - Junta militar


Junta militar
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 19/04/11

Uma reunião hoje da Congregação do Colégio Pedro II, no Rio, vai discutir a retirada do nome do almirante Augusto Rademaker, integrante da Junta Militar de 1969, do prédio da direção geral da escola. Um abaixo-assinado lembra que ex-alunos foram presos, torturados e mortos pela ditadura. 

Vale para homem 

A Lei Maria da Penha existe para proteger a mulher, certo? Não é bem assim. O juiz Alcides da Fonseca Neto a aplicou na 11a-
Vara Criminal do Rio para pôr fim às brigas de um casal gay. Renan Fernandes Silva deverá manter distância de 250m de seu ex-companheiro, o cabeleireiro Adriano Cruz de Oliveira. 

Melhor que Obama 
Para Dilma, a viagem à China rendeu mais que a visita de Obama. A presidente disse a um ministro que o americano é mais simpático, “mas os chineses são mais pragmáticos”. 

Ai, que sono...

Dilma passou o dia, ontem, descansando no Alvorada, por causa da readaptação ao fuso. 

Aliás... Dilma voltou cobrando para maio o Plano de Combate à Miséria, que considera o mais importante de seu governo. 

Brasil anda de avião
A Anac divulga hoje que o mercado doméstico de aviação cresceu em março 25% em relação ao mesmo mês de de 2010. Já o mercado internacional, com o dólar a preço de banana, saltou 30% no período. 

Flip romanceada
A festa literária de Paraty virou cenário de romance do jornalista e escritor Paulo Roberto Pires. Sai em junho pela Alfaguara. “Se um de nós dois morrer” se passa na Flip de 2005 e aborda bastidores do mundo literário.

Mãe negra
Veja só. De 1986 a 2008, caiu em 48,8% a taxa de fecundidade entre mulheres negras no país. Uma queda mais acelerada do que entre as brancas (36,7%) no mesmo período. 

Mas... As negras se sujeitam com mais intensidade às laqueaduras: quase 30% em idade fértil estão esterilizadas. Entre as brancas, este percentual é menor: 21,7%. 

Outra coisa...

Mulheres negras têm menos preventivos: 37,5% nunca fizeram exame de mamas. No universo das brancas, só 22,9% nunca fizeram.

Dados... 
Os números constam do Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil, coordenado pelo professor Marcelo Paixão, que será divulgado hoje.

Shopping Rocinha

As Casas Bahia compraram o Nosso Shopping, na Rocinha, no Rio. São 60, 70 lojas num imóvel de dois andares e uma laje. Negócio de uns R$ 2 milhões.

Grande hotel
Eike Sempre Ele Batista, dono do Hotel Glória, no Rio, negocia agora a compra do Othon da Avenida Atlântica. Aliás, Eike já andou abordando também o grupo Windsor, dono do ex-Meridien e de outro hotel na Barra.

Viva Britto!
Ativistas culturais e amigos de Sérgio Britto, 87 anos, o grande ator, estão à procura de um imóvel em Santa Teresa, no Rio. É para abrigar o acervo do artista, que vive ali há 30 anos. 

Uma ilha 
“Era uma vez... uma Ilha” é o título do enredo da União da Ilha para o carnaval de 2012. A escola vai falar de Londres e dos Jogos do ano que vem.

Fla x Flu, o filme
A produtora G7 Cinema vai fazer um filme sobre a história do Fla x Flu, o mais charmoso clássico do futebol brasileiro. 

Calma, madame

Sexta, Cristine Paes, primeira-dama do Rio, foi a um salão no Leblon e, ao entrar, foi logo reconhecida por uma cliente, que começou a se queixar do trânsito. “Levei três horas da Barra até aqui. Um absurdo essas obras nas ruas”, bradava madame, que se referia a Eduardo Paes como “o seu marido”. O mulherio no salão ficou sem graça.

Nenhum comentário: