sábado, abril 02, 2011

Agora vai ILIMAR FRANCO

Agora vai
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 02/04/11

A presidente Dilma Rousseff quer nomear o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) para a Secretaria de Micro e Pequenas Empreas. Foi por isso que a secretaria, vinculada à Presidência, foi criada por projeto de lei, e não por Medida Provisória. A expectativa é que sua aprovação pelo Congresso ocorra em três meses. Tempo suficiente para que o presidente do PT, José Eduardo Dutra, que está de licença médica e é suplente de Valadares, assuma o mandato no Senado.

O PT e o Código Florestal 
Entre as emendas que o PT vai propor ao relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que altera o
Código Florestal, está a manutenção da área mínima de preservação permanente (APP) nas margens de rios em 30 metros. O elator reduziu para 15 metros. No caso de topos de morro, o PT propõe que sejam APPs os com altura mínima de 100 metros e inclinação média maior que 25°. Os petistas conservam ainda a exigência de reserva legal para todas as propriedades; permitem o cômputo das APPs no cálculo da Reserva Legal; e suspendem a anistia dada por Aldo para quem desmatou irregularmente até julho de 2008. 

"Lamentavelmente, o problema ambiental existe, não é invenção de ONG” — Aldo Rebelo, deputado (PCdoB-SP), relator das mudanças no Código Florestal

NAMORICO. No dia em que as atenções estavam todas voltadas para o velório do ex-vice-presidente José Alencar, quarta-feira, o
senador tucano Cássio Cunha Lima (PB) foi ao Palácio do Planalto. Eleito pela oposição, reuniu-se com o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais). Cássio, que vai assumir o mandato devido à decisão do STF de não aplicar a Lei da Ficha Limpa nas
eleições de 2010, disse: “Sou de oposição, mas prezo o diálogo”. 

O primeiro boné
Seguindo tradição do expresidente Lula, Dilma Rousseff tirou foto ontem com o boné da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), mas o Planalto não quis divulgar a imagem. O encontro foi fechado.

Direitos da mulher
Ao receber a pauta da Marcha das Margaridas e ouvir a preocupação com a violência contra a mulher no meio rural, a presidente Dilma disse que a Contag também deveria reivindicar a implantação de creches e escolas infantis no campo.

Chalita e o PMDB

A despeito de o PSB e o PSD terem adiado o plano de fusão para depois das eleições municipais, o deputado Gabriel Chalita (PSB-SP) continua negociando sua ida para o PMDB, com o plano de ser candidato à prefeitura de São Paulo. Antes das conversas com Kassab, o PSB também havia prometido a ele a candidatura à prefeitura. “Eles (do PSB) também tinham prometido que eu seria candidato ao Senado”, diz Chalita, cético.

Ele voltou
Afastado do PSDB desde o fim do governo Fernando Henrique, o cientista político Antonio Lavareda voltou a trabalhar para os tucanos. Hoje, no encontro de governadores, ele apresenta uma pesquisa sobre a situação do Brasil real.

Reestruturação
 
O PSDB vai reestruturar o partido em 15 estados — os sete que não elegeram nenhum deputado federal e os oito que elegeram apenas um. Os tucanos querem atrair novas lideranças para que deixem de ser nanicosnesses locais.


 CANDIDATO derrotado ao Senado pelo PT do Piauí, Antonio José Medeiros foi nomeado assessor especial do ministro Fernando Haddad (Educação). 
 A SECRETARIA de Direitos Humanos da Presidência realiza, terça-feira, a conferência internacional Comissão da Verdade — Uma Perspectiva Comparada Brasil/Alemanha/África do Sul.
● ALERTA do senador Francisco Dornelles (PP-RJ): “O esforço fiscal do governo nos dois primeiros meses do ano deu um superávit de R$ 16 bilhões, que foi anulado por uma despesa de R$ 27 bilhões em juros. O BC deveter parcimônia no aumento da taxa Selic.

Nenhum comentário: