quarta-feira, março 16, 2011

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Guerra quente
SONIA RACY
O ESTADO DE SÃO PAULO - 16/03/11

A OAB-SP e a Defensoria do Estado estão em pé de guerra. Levantamento da Ordem constatou que cerca de 80 dos 500 defensores públicos pediram baixa da autarquia. Por considerar ilegal a atuação sem registro, a OAB encaminhou denúncia ao Ministério Público pedindo exoneração do grupo. Do Tribunal de Justiça exige a nulidade de ações dos desfiliados.

Já os defensores entendem que, pela lei complementar de 2009, não é necessário vinculação à autarquia para exercer o cargo. O texto tem gerado tanta confusão que, segundo Marcos da Costa, vice-presidente da OAB-SP, o Conselho Federal da Ordem prepara ação de inconstitucionalidade. Quer posicionamento definitivo do STF sobre o caso.

Guerra fria
Para a Associação Paulista de Defensores Públicos, o pano de fundo para esta reação seria o convênio que a Defensoria tem com a Ordem. Esse mecanismo permite que advogados atendam pessoas carentes - e recebam repasse - em locais onde defensores não chegam. Com a expansão da Defensoria, a tendência é que o acordo seja cada vez menos usado.

Para a OAB, o problema é outro. Costa diz que "há uma tentativa de afirmar a autonomia do órgão, esquivando-se de responder ao Tribunal de Ética da Ordem". Além do fim da contribuição financeiramente.

Garantido
Ricardo Amaral, Alexandre Accioly e Luiz Calainho já colhem louros dos seis bailes que promoveram no Píer Mauá, no Rio. Renovaram o contrato com a Schincariol para mais cinco carnavais. Passaram por lá 18.500 pessoas que consumiram 46 mil latas de cerveja.

Laço de fita
Obama ganhará de Dilma... fotos artísticas do Rio. Trocar presentes é praxe entre chefes de Estado, mas as lembrancinhas ousadas devem ser só marca da era Lula.

A presidente aceitou de pronto a padronizada sugestão do cerimonial do Itamaraty.

Laço2
Lula, por exemplo, já deu para o próprio Obama camisa da Seleção Brasileira autografada pelos jogadores e um prisma com 15 cm de prata com pedras brasileiras.

Apesar disso, acredita-se que o presente de Dilma deve agradar. A relação afetiva de Obama com a capital fluminense é antiga: teria sido por meio de Orfeu Negro, filmado na cidade, que sua mãe, branca, encantou-se pela raça negra.

Paella

Luis Fabiano tinha muita segurança que o negócio com o SPFC daria certo. Ele teria definido, antes mesmo de assinar o contrato, o lugar onde vai morar em São Paulo.

O Fabuloso, porém, não pretende abrir mão de sua casa em Sevilha. Já decidiu que quando parar de jogar pretende passar metade do ano na Espanha.

Verdão
Depois do Timão e do São Paulo, agora é a vez do Palmeiras ganhar filme para chamar de seu.

1993 - A Volta da Academia será um longa sobre o ano em que a Sociedade Esportiva Palmeiras abriu uma década de conquistas depois de um jejum de... 16 anos.

Releitura
Vips - Histórias Reais de Um Mentiroso, de Mariana Caltabiano, será relançado. A editora Jaboticaba aproveita, assim, a estreia do filme homônimo, com Wagner Moura na pele do falsário que se dizia dono da Gol.

Na frente

Ameaçados de morte, um jornalista de Sergipe e um quilombola do Maranhão recebem hoje proteção da Força Nacional de Segurança. É a primeira vez que a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência consegue enviar esse tipo de apoio aos estados.

Fortuna apresenta o show Canções Ladina no Centro da Cultura Judaica. Sábado.

O Itaú Cultural abre, hoje, a exposição retrospectiva de Leonilson, Sob o Peso dos Meus Amores.

Sandálias Havaianas, cor bege, com tira dourada, em vitrine de rua chique em Amsterdã custam... 75 euros. Palmas para a Alpargatas, que deve estar faturando alto.

Interinos: Débora Bergamasco, João Luiz Vieira, Marilia Neustein e Paula Bonelli.

Nenhum comentário: