quinta-feira, março 31, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Pacote completo
RENATA LO PRETE 
FOLHA DE SÃO PAULO - 31/03/11

Na tentativa de resolver a disputa pelo comando do PSDB, há quem sugira medidas complementares à criação de um conselho político, ideia originalmente proposta por Marconi Perillo (GO) e depois abraçada por vários tucanos. Uma é a adoção de rodízio anual na presidência do partido. A outra, a inclusão de nome(s) ligado(s) a José Serra na Executiva Nacional.
O "combo", a ser discutido sábado numa reunião de governadores da sigla em Belo Horizonte, visa minar a resistência de Serra à permanência de Sérgio Guerra (hoje cem por cento Aécio Neves) na presidência. Sozinha, a perspectiva de chefiar o conselho não seduz Serra. Somada às outras providências, talvez.

Ringue 
Enquanto aguardavam a chegada do corpo de José Alencar ao Planalto, um grupo de políticos comentava declaração de Geraldo Alckmin segundo a qual Serra "é o melhor nome" do PSDB para disputar a prefeitura paulistana. José Dirceu vaticinou: "Se for mesmo o Serra, não dá para o PT vir com um peso pena".

Gestual 

Dirceu, que apresentou Alencar a Lula na pré-campanha de 2002, bateu continência diante do corpo. Antonio Palocci beijou a testa do ex-vice.

Mineiros 
Embora tenha recebido duras críticas de Alencar numa entrevista recente, Itamar Franco (PPS-MG) permaneceu durante toda a manhã de ontem no velório. A ausência de Aécio Neves foi notada.

Peregrinos 

Deputados petistas se reuniram com Palocci (Casa Civil) e Guido Mantega (Fazenda) para reivindicar a vice-presidência de Loterias da CEF. Um dos nomes oferecidos é o de Nelson Antônio de Souza, superintendente no Nordeste.

Tenho dito 
O clima pesou na reunião, também ontem, entre Palocci e peemedebistas. Líder no Senado, Renan Calheiros reclamou de recente veto de Dilma a emenda que federalizava uma rodovia em Alagoas: "Foi um desrespeito!". Quem entra Dilma indicará Helder Queiroz para vaga na Agência Nacional do Petróleo. Professor da UFRJ, é ligado a Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras e próxima da presidente. O nome será submetido ao Senado.

Com quem será? 
Gilberto Kassab não apareceu na solenidade de implantação da Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, instrumento criado para estreitar o elo entre o governo Alckmin e os municípios da região. Prefeitos petistas das três maiores cidades do entorno da capital paulista também ignoraram o ato realizado no Bandeirantes.

Onde pega 
Desconfiado do viés político da ofensiva no cinturão de pior desempenho eleitoral tucano, o PT faz ressalvas ao modelo previsto por Alckmin, que considera burocrático e sem lastro.

No ninho
Embora o governo paulista tenha tentado "despolitizar" a iniciativa, quem discursou em nome dos prefeitos foi o tucano Miguel Haddad, de Jundiaí, fora do eixo metropolitano.

#fail 
Recém-lançado, o aplicativo desenvolvido pelo Senado para o iPhone só funciona na nova versão do aparelho. É incompatível com os modelos usados por senadores e funcionários da Casa.

Visita à Folha 

César Ramírez, presidente da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Celso Cerchiari, diretor de Operações, Antonio Salvador Silva e Anaísa Silva, da CDI Comunicação Corporativa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"É a consagração da tese segundo a qual para os pobres, a lei; para os poderosos, a conveniente interpretação da lei e os expedientes protelatórios."
DO SENADOR ÁLVARO DIAS (PSDB-PR), sobre levantamento do CNJ em que governo e bancos figuram como principais culpados pela lentidão da Justiça.

contraponto

Conte comigo
 
No início deste mês, quando esteve pela última vez no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para visitar José Alencar, Lula propôs, todo animado:
-Zé, eu vim aqui te convidar pra ser o meu vice de novo daqui a oito anos.
O paciente, sempre disposto a uma boa tirada, virou-se para o ex-presidente e orientou:
-Então mande chamar os médicos pra eu avisá-los de que preciso aguentar pelo menos mais oito anos...

Nenhum comentário: