domingo, março 27, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Reformando a casa
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 27/03/11

Relator da segunda fase do "Minha Casa, Minha Vida", André Vargas (PT-PR) introduzirá no texto da medida provisória um conjunto de mudanças com potencial de dor de cabeça para o Planalto.
No momento em que Dilma Rousseff pede atenção especial à "nova classe média", o deputado quer limitar o atendimento do programa para famílias com renda mensal de até seis mínimos -o texto do governo, do agrado das construtoras, prevê teto de dez salários. "Como houve cortes orçamentários, temos de priorizar quem mais precisa", argumenta Vargas, que também defende a extensão do "Minha Casa", hoje concentrado nas regiões metropolitanas, para os rincões.

No telhado 1 
O relatório da Controladoria Geral da União sobre o caso Erenice Guerra abalou as chances de recondução de Antonio Bedran à Anatel. Para a CGU, a agência privilegiou a empresa de telefonia dirigida pelo marido da então ministra na concessão de frequência.

No telhado 2 
Quando procurador da Anatel, Bedran primeiro fez parecer contrário à outorga. Depois, recuou. Conduzido ao conselho da agência, votou a favor.

No telhado 3 
Defendida pelo PMDB, a recondução de Bedran contava ainda com aval de setores petistas. Agora, o Planalto teme ressuscitar o "fantasma Erenice".

Adivinhe quem... 
Lula contou a amigos que, dias atrás, resolveu tirar um cochilo depois do almoço. Ao acordar, seguiu do quarto para a sala e lá deu de cara com três rapazes que nunca tinha visto antes. O ex-presidente tomou um susto -não maior do que o deles, até então desavisados sobre a identidade do dono da casa.

...chegou 
Passado o momento de suspense, Lula descobriu que Marisa Letícia havia saído, deixando no apartamento a turma encarregada de ligar internet e TV a cabo. Tudo terminou numa profusão de fotos do trio ao lado do morador ilustre.

Como 
está Aldemir Bendine permanecerá na presidência do BB. E, apesar de pleito do PMDB, o ex-governador José Maranhão (PB) não será abrigado no banco.

Disciplina 1 
Sabedores da preferência de Dilma pela forma "presidenta", alguns ministros se referem à chefe em torpedos não como "PR", mas sim como "PRa".

Disciplina 2 
Mesmo quando ociosos, auxiliares de Geraldo Alckmin (PSDB) não arredam o pé das secretarias antes das 19h. É que o governador tem o hábito de telefonar, após o expediente, numa espécie de rodízio de verificação de presença.

Cedo demais 
Caiu mal no Itamaraty a entrevista à Folha na qual Celso Amorim disse que "provavelmente" não teria votado contra o Irã no Conselho de Direitos Humanos da ONU, como fez o Brasil na quinta passada. Argumenta-se que o ex-chanceler, há apenas três meses fora do governo, deveria ter esperado mais para falar.

A regra... 
O Ministério Público Eleitoral pretende apresentar ao STF ação declaratória de constitucionalidade para garantir a vigência da Ficha Limpa na eleição de 2012. "É para que ninguém esmoreça e a lei seja implantada em definitivo", diz o procurador André de Carvalho Ramos, de São Paulo.

...é clara? 
O tema será debatido em seminário na sexta. Para os procuradores, conspira contra a aplicação plena da lei a complexidade da disputa municipal, com a multiplicação de candidaturas a vereador e prefeito, o que dificulta o pente-fino.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio


"O país precisa investir em educação e saúde, não na construção de um trem-bala. Isso é a corrupção das prioridades."
DO DEPUTADO JOSÉ ANTONIO REGUFFE (PDT-DF), que, embora da base aliada, declara a intenção de votar contra a MP 511, que destina R$ 20 bilhões de recursos do BNDES ao projeto do TAV (Trem de Alta Velocidade).

contraponto

Pequeno e estridente


Deputados foram convidar Marco Maia (PT-RS) e José Sarney (PMDB-AP) para o ato de instalação da Frente Parlamentar pela Reforma Política. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) resolveu brincar:
-E então, presidente Marco Maia: a bancada do PSOL está dando muito trabalho ao senhor?
Diante dos deputados do partido, o petista brincou:
-E como! Você nem imagina...
-E eles são três. Imagine se fossem 30...
-Se eles fossem 30, seriam mais moderados.

Nenhum comentário: