quinta-feira, março 24, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Meio a meio
RENATA LO PRETE 
FOLHA DE SÃO PAULO- 24/03/11

Diante da reação irada dos congressistas, o Planalto admite alterar o decreto, baixado no último dia de Lula na Presidência, que prevê o cancelamento, em 30 de abril, de convênios firmados em anos anteriores cujos contratos ainda não foram assinados.
Para atenuar o desgaste, o governo estuda garantir os recursos a obras já iniciadas pelas prefeituras, garfando só o montante relativo a projetos que não saíram do papel. A proximidade da Marcha dos Prefeitos, marcada para 10 de maio, preocupa Dilma Rousseff. O facão nos restos a pagar afeta principalmente emendas parlamentares destinadas aos municípios.

prontofalei 

Do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), sobre a estratégia do Executivo para o setor aéreo: "O governo busca um economista para cuidar de aeroportos, quando deveria ir atrás de um engenheiro". O deputado, segundo quem o Planalto adotou a "política do puxadinho", viu Dilma vetar, anteontem, emenda de sua autoria que renovava, sem licitação, concessões de lojas em aeroportos.

Zona de risco O Planalto identificou a votação na qual corre o risco de receber o primeiro troco de sua base no Congresso: é a que promove mudanças no Tratado de Itaipu. Como Dilma planeja visitar o Paraguai em breve, o governo tem pressa na aprovação do texto. Para tanto, está disposto a abrir (um pouquinho) a torneira dos cargos de segundo escalão.

Como? 
Durante entrevista à TV SIC, de Portugal, Dilma estranhou quando o escritor e jornalista Miguel Sousa Tavares lhe perguntou se era verdadeiro o seu "malfeitio". Por um momento, a presidente pensou que o comentário dizia respeito ao figurino, até entender que o assunto era sua alegada braveza. Aí ela caiu na risada.

Correio elegante 
Dilma enviou telegrama de cumprimentos a José Serra, a quem derrotou no segundo turno de 2010. No sábado, o tucano completou 69 anos.

Presença 
Depois do flerte com a Força durante a votação do salário mínimo, Aécio Neves (PSDB-MG) desembarca hoje em São Paulo para participar da festa de 20 anos da central. O convite ao senador foi feito pelo deputado Paulinho (PDT-SP).

Inclua-me fora 
Mencionado na lista de "nomes novos" do PT para a sucessão de Gilberto Kassab, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) avisou a correligionários que tão cedo não pretende transferir seu domicílio eleitoral, há anos mudado para o Pará, de volta a SP.

Esse não 
A escolha do empresário Paulo Simão para comandar a implantação do PSD em Minas esfriou o movimento de migração de deputados federais do Estado para a sigla de Kassab.

In pectore 
Embora Kassab também liste o vice-governador Guilherme Afif e o ex-secretário estadual Francisco Luna (Planejamento) como nomes de seu grupo para a eleição na capital, o "verde" Eduardo Jorge (Meio Ambiente) é o candidato que ele julga reunir atributos e currículo para a disputa.

Rédea curta 

O movimento de Kassab para emplacar o secretário municipal Eduardo Jorge será um dos temas do encontro de Marina Silva, hoje, com a bancada do PV de São Paulo. "Marineiros" avaliam que a estratégia do prefeito, avalizada pelo presidente nacional "verde", José Luiz Penna, tem como objetivo manter controle sobre a legenda.

Palanque 

Cortejado pelo PMDB para disputar a prefeitura de São Paulo em 2012, Paulo Skaf ocupará as inserções de propaganda do PSB, que começam a ser veiculadas amanhã na TV, para agradecer a votação obtida na derrotada campanha pelo governo paulista e falar de educação. Os comerciais, de 30 segundos de duração, vão ao ar até o dia 28.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"No mensalão de Brasília, temos de cassar itens e subitens. O Conselho de Ética, por ora, está cassando um subitem."
DO DEPUTADO SILVIO COSTA (PTB-PE), sobre o processo em tramitação no colegiado contra Jaqueline Roriz, ora sem partido.

contraponto

Sem cobertura

Reunido ontem num fórum empresarial em Belo Horizonte com o governador Antonio Anastasia e o ministro Fernando Pimentel, José Sérgio Gabrielli interrompeu exposição sobre os investimentos da Petrobras para atender a um telefonema -de Dilma, como ele cuidou de informar.
De volta à mesa, quando lhe perguntaram sobre o teor da conversa, limitou-se a dizer:
-A ligação caiu...

Nenhum comentário: